Por Emily Goodrich
Como você sem dúvida já notou, o layout das páginas de fãs das empresas no Facebook mudou em março deste ano e a maioria das páginas de fãs ganhou este novo formato em junho. Desde a mudança para o formato da Linha do Tempo (Timeline) das páginas de fãs, houve um deslocamento do foco na direção do conteúdo visual.
Porque houve este deslocamento na direção do conteúdo visual? Um estudo da HubSpot feito em 2012 descobriu que as postagens que continham pesado componente visual tiveram 53% mais engajamento que as postagens compostas somente por texto. Jeff Bullas também tem alguns fatos e números sobre o poder do conteúdo visual, inclusive os que mostram que as empresas que usam plataformas de conteúdo visual viram um crescimento de 57% das suas vendas. O Facebook sabe que o conteúdo visual obtém mais engajamento e prefere postagens com imagens no Feed de Notícias.
Para obter o máximo de vantagens do conteúdo visual, é bom conhecer o tamanho da imagem do Facebook para cada tipo de postagem e do perfil do cabeçalho. Mas, o Facebook muda a toda hora e é difícil estar atualizado sobre estas mudanças, especialmente em relação ao tamanho das imagens do Facebook.
Embora nós não possamos predizer o futuro, nós podemos dar a você uma volta pelos tamanhos das imagens do Facebook e pelas dimensões dos vídeos para a sua página de fãs e para o Feed de Notícias, com base nas atuais configurações do Facebook. A seguir, estão exemplos das nossas páginas de fãs do Facebook, bem como de algumas postagens e anúncios reais de dentro do Feed de Notícias, para dar a você uma percepção dos tamanhos ideais e das limitações para o conteúdo visual no Facebook.
A cola para o tamanho das imagens no Facebook
Em virtude do layout do Facebook mudar bastante no decorrer do tempo, a seguir está uma referência da configuração atual de uma página de fãs de uma empresa de agosto de 2014.
Esta configuração é a base para todos os exemplos e tamanhos das imagens deste artigo. Todos os tamanhos das imagens estão listados com largura e altura.
Imagem da capa
A imagem da capa é essencialmente uma grande imagem de herói para a sua página de fãs do Facebook. É onde você pode exibir a sua marca, ou o que a sua marca diz respeito.
Se esta for a primeira vez que você está criando uma página de fãs, apenas selecione “Acrescentar uma Capa” para colocar uma imagem de capa na sua página.
Isto dito, quando você selecionar a sua imagem da capa, você deve ter a certeza de que está carregando uma imagem do tamanho correto. As dimensões para uma imagem da capa são 851 x 315 pixels. Deste espaço, aproximadamente 667 x 117 pixels não serão obstruídos por elementos tais como o nome da empresa e/ou a imagem do seu perfil.
Quer um conselho? “Para ter um tempo de carregamento mais rápido para a sua página, carregue um arquivo sRGB JPG que tenha 851px de largura e 315px de altura e menos de 100 kilobytes. Para as imagens com o seu logotipo, ou com conteúdo baseado em texto, você pode obter resultados de melhor qualidade usando um arquivo PNG”.
Imagens de perfil
As imagens de perfil são vitais para o desenho de uma página de fãs, porque elas estabelecem (ou reforçam) o reconhecimento da marca. A melhor coisa que você pode fazer para o desenho da sua página de fãs do Facebook é carregar uma versão de alta qualidade do logotipo da sua marca como uma imagem de perfil.
O tamanho da imagem a ser carregada precisa ser 180 x 180 pixels, embora ela seja mostrada como 160 x 160 pixels. Isto dá a você um pouco de espaço para fazer ajustes na imagem em miniatura, e na forma como o logotipo é mostrado no Facebook.
Ícones de aplicativos
Para a maioria dos aplicativos que você conecta na sua página de fãs, você deve ter a habilidade para personalizar a imagem do botão que é mostrada junto com o título do aplicativo. Isto não é verdade para os aplicativos do Facebook, como Notas sobre Vídeos, mas é verdade para quaisquer páginas que você acrescentar a partir de aplicativos como Heyo.
O tamanho exato destes botões é 111 x 74 pixels.
Posts compartilhados por links
Brooks nos informou sobre o tamanho das imagens de posts compartilhados por link no seu artigo sobre como fazer um post perfeito no Facebook. Como um lembrete, a imagem associada ao seu link será mostrada como 484 x 252 pixels.
Posts de fotos
As postagens de fotos são um pouco anormais, em termos das dimensões das imagens. Essas fotos têm uma largura fixa de 504px, mas a altura varia com base na imagem. Recomenda-se carregar imagens de 1200 x 1200 pixels para que elas apareçam melhor, mas na Linha do Tempo (Timeline) e para o Feed de Notícias dos fãs a imagem será reduzida para uma largura de 504px.
Posts e páginas de eventos
Quando você criar eventos para a sua página de fãs, é importante observar o tamanho das imagens na postagem de compartilhamento do evento e da imagem da capa da página do evento.
As dimensões da imagem da postagem de compartilhamento do evento são 470 x 174 pixels.
Não use as mesmas dimensões da Foto da Capa na sua página de fãs, usando o tamanho da Capa dos Eventos. As dimensões das páginas de Capa dos Eventos são 784 x 295 pixels.
Posts de compartilhamento de vídeos
Quando você for postar um vídeo na sua página, poste algo semelhante a uma postagem de compartilhamento de um link. Quando você carregar uma imagem diretamente no Facebook, o vídeo será mostrado na postagem com as dimensões 504 x 283 pixels.
É importante notar que este exemplo não se refere a um vídeo que passa automaticamente (autoplay), mas que o tamanho da imagem deve ser o mesmo para ambas as formas de vídeo.
Resumo da Barra Lateral
Na sua maior parte, até recentemente, todos os anúncios na barra lateral direita do Facebook tinham imagens de 100 x 72 pixels. Estes anúncios ainda existem na maioria das páginas, porém, mais recentemente, anúncios maiores têm aparecido na barra lateral.
O tamanho dos anúncios maiores da barra lateral é de aproximadamente 350 x 125 pixels.
Imagens nos dispositivos móveis
As imagens do Facebook para dispositivos móveis são mostradas de forma levemente diferente que as imagens para desktops. Eu recomendo usar imagens do mesmo tamanho que para as versões para desktops, como guias para o carregamento das imagens, mas, para referência, a seguir estão os tamanhos para imagens para dispositivos móveis:
[table id=1 /]
Como você usa imagens no Facebook? Conte-nos no espaço a seguir.
Sobre a autora: Emily Goodrich é uma escritora técnica da Heyo. Ela cursa o último ano de Escrita Criativa e Profissional da Virginia Tech.
Tradução: Fernando B. T. Leite
® Copyright: Todos os artigos da Heyo são traduzidos e republicados com autorização.
® Copyright: Todos os artigos da Heyo são traduzidos com autorização.