Por Silvio Tanabe
Nos EUA, 93% dos profissionais de marketing adotam alguma estratégia de marketing de conteúdo, segundo a empresa Newscred. O motivo de toda essa popularidade, obviamente, é o seu sucesso. Marketing de conteúdo necessita de investimento 62% menor do que em ações tradicionais de propaganda para gerar os mesmos resultados.
Mas nada vem por acaso. Marketing de conteúdo funciona a médio prazo, depende de um método estruturado e constantes testes, medições e ajustes. Empresas interessadas em investir nesta estratégia necessitam seguir 10 passos principais:
1. Dúvidas do setor: descubra as principais questões dos clientes e prospects à respeito do seu setor de atuação, consulte a área comercial da empresa, fornecedores e parceiros para aprender quais as dúvidas que mais inspiram ou confundem os clientes e como vocês podem respondê-las de forma criativa. Conhecer estas dúvidas e apresentar as melhores soluções formarão os pilares do seu conteúdo.
2. Pesquisa: descubra qual a influência das redes sociais para o seu público. Quais os perfis e tópicos que eles mais procuram? Use ferramentas como Google Adwords Planner e Google Trends para conhecer os assuntos e temas de interesse sobre a sua área de atuação. É possível também consultá-los diretamente por meio de entrevistas e pesquisas.
3. Conteúdo: com base em todas as referências sobre dúvidas e soluções, temas de interesse e palavras-chave mais procuradas, desenvolva os conteúdos. Independente do formato (posts, artigos, infográficos, manuais ou e-books), eles devem ser apresentados de forma tangível, específica e direta.
4. Funil de conversação: crie um “funil de conversação”, posicionando no topo conteúdos para fortalecer a marca e alcançar novos públicos; no meio o direcionamento de leads de qualidade e no final conteúdos de fidelização.
5. Influenciadores: encontre os principais líderes e influenciadores do seu segmento de atuação e convide-os para se tornarem colaborares em seus canais. Depois, monitore a popularidade desses conteúdos, os temas pelos quais seus prospects mais se interessam e quais colaboradores possuem maior credibilidade.
6. Fontes: amplie a variedade e quantidade de conteúdos, adotando a regra dos terços: uma parte de conteúdo próprio, uma parte desenvolvida por colaboradores parceiros e uma parte por líderes/influenciadores ou pelos próprios clientes.
7. Automação: adote ferramentas para automatizar os processos e estabelecer um fluxo de trabalho produtivo e criativo.
8. Calendário: estabeleça um calendário editorial com os temas, foco dentro do funil de conversação (marca, geração de leads, fidelização), responsáveis pela produção e cronograma de publicação.
9. Analise os resultados: sucesso em marketing de conteúdo não acontece da noite para o dia, você precisa testar, mensurar e realizar sua estratégia. Utilize como indicadores básicos: número de pessoas compartilhando seus conteúdos, tráfego no site, leads gerados e impacto no faturamento.
10. Pense como um editor: analise de forma sistemática os conteúdos mais vistos e porque as pessoas se interessaram. Avalie como melhorar e ampliar esse conteúdo e não deixe de continuar testando, mensurando e escalando.
Sobre o autor: Jornalista com pós-graduação em comunicação com o mercado pela ESPM-SP, Silvio Tanabe é empresário, sócio da Clínica Marketing 8Ps, agência parceira da HyTrade no desenvolvimento de mercado e novos negócios.
Imagem de capa: Dmytro Tolokonov
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