A maior ferramenta de buscas e resultados do mundo, como todo mundo já sabe hoje em dia, é o Google. Com o advento dele, não somente tornou-se necessário desenvolver uma cultura de ranking – quem irá aparecer primeiro quando o público fizer determinada busca – como as empresas como o próprio Google passaram a entender sua importância.
Ao criar sites, a pessoa deve ter em mente a otimização dele, ou seja fazer com que ele se posicione bem nas buscas online. Ter um website bem posicionado no Google significa ter o seu site listado logo nos primeiros resultados de uma determinada pesquisa. Em outras palavras, a sua empresa é encontrada no Google quando potenciais clientes estiverem pesquisando sobre o que você oferece, podendo assim aumentar suas vendas.
Dessa forma, você garante um posicionamento muito, mas muito interessante para sua marca, já que mais de 90% dos usuários de internet utilizam o Google como uma ferramenta para encontrarem tudo que querem no espaço online.
Otimizar seu site é fazer com que ele fique bem ranqueado sob algumas circunstâncias, mas a um preço bem reduzido. Na hora de criar sites ou optar por criação de sites, as estratégias devem vir de encontro primeiramente à busca mais orgânica, ou seja, aquela que não advém de um anúncio pago. Feita a criação do seu site, você precisa investir nas chamadas “palavras-chave”, que deverão funcionar como um chamariz diretamente para o seu serviço ou produto.
Depois disso, o próximo passo é trabalhar essas palavras em artigos com conteúdo de qualidade, isso em razão do fato de que conteúdos de qualidade são raros na Internet. Esta é uma grande oportunidade para se diferenciar da concorrência. Conteúdos bem feitos, com no mínimo 600 palavras, fotos, vídeos ou qualquer outro gráfico que levem ao leitor informações de qualidade serão a base para as demais técnicas de otimização que deverão existir.
Parece algo muito distante, não é mesmo, diante de uma venda física, ou de uma estratégia de marketing tradicional. Mas lembre-se: as pessoas estão hoje 100% conectadas. Logo, seu negócio também precisa estar.
Sobre a autora: Jacqueline Gonçalo é Jornalista graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Imagem de capa: Freepik