Se tornar dono do próprio negócio faz com que empresários queiram abraçar todas as atividades dentro da empresa. Mas nem tudo é tão simples, e a moda do marketing digital traz a falsa ideia de que cuidar desse setor, mesmo em uma empresa de pequeno porte, é simples e pode ser feito por qualquer pessoa. Assim como houve planejamento para a concepção de um plano de negócios e assim abrir a empresa, é necessário muito estudo e pesquisa para que as técnicas de marketing realmente deem resultado.
Basicamente, o marketing digital se dá dentro do ambiente da internet, onde tudo é mais acessível e pode passar a ideia de ser uma tarefa fácil. Só que para que ela seja uma carta na manga para o empreendimento, é preciso conhecimento, tempo e investimento. Se for feita de maneira errada pode ser um atraso no crescimento e gerar problemas mais sérios para a empresa.
Quais os principais deslizes cometidos por empresários que fazem seu próprio marketing digital?
Um dos erros comuns é a falta de conhecimento do público alvo. E esse é o elemento principal para elaborar um bom conteúdo e direcionar as vendas. Por isso é importante fazer perguntas como: “Quais são as dificuldades do meu público alvo?”; “ Onde ele busca informações?”; Qual a experiência que ele está procurando quando vai comprar os seus produtos e serviços?”.
A falta de um documento, parecido com um plano de negócios, que possa direcionar as ações que devem ser executadas também é um erro comum a quem não é da área. Bem como o não conhecimento das melhores plataformas para serem utilizadas. Novidades surgem o tempo todo, por isso a atualização dos próprios conhecimentos deve ser constante, e sem a ajuda de uma agência o processo se torna mais complicado.
Um erro que sempre é cometido é se basear em uma informação para iniciar o plano de negócios e não se moldar às mudanças que acontecem no meio digital, logo, esteja sempre aberto a refazer o que for preciso. E não deixe que as ferramentas de automação trabalhem sozinhas, pois não basta somente publicar informações na rede, é preciso interação com o público.
O empreendedor deve entender o que o seu consumidor deseja e espera da empresa, e é aqui que a interação é superimportante. O marketing digital requer muito esforço e não é apenas baseado em truques e táticas, envolve também um olhar especial para o público, para saber quais as suas dificuldades e como ajudar.
[wt_divider_dotted margin_top=”20″ margin_bottom=”20″]
Materiais gratuitos para você baixar!
[wt_portfolio column=”2″ ids=”769,5282″ desc=”false” category=”false” more=”false” moreText=”Leia Mais »” order=”DESC”]
Sobre a autora: Jacqueline Gonçalo é Jornalista graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Imagem de Capa: Freepik