fbpx

Marketing digital, as estratégias que podem salvar ou afundar sua empresa

por HyTrade

Por Jacqueline Gonçalo

Se tornar dono do próprio negócio faz com que empresários queiram abraçar todas as atividades dentro da empresa. Mas nem tudo é tão simples, e a moda do marketing digital traz a falsa ideia de que cuidar desse setor, mesmo em uma empresa de pequeno porte, é simples e pode ser feito por qualquer pessoa.  Assim como houve planejamento para a concepção de um plano de negócios e assim abrir a empresa, é necessário muito estudo e pesquisa para que as técnicas de marketing realmente deem resultado.

Basicamente, o marketing digital se dá dentro do ambiente da internet, onde tudo é mais acessível e pode passar a ideia de ser uma tarefa fácil.  Só que para que ela seja uma carta na manga para o empreendimento, é preciso conhecimento, tempo e investimento. Se for feita de maneira errada pode ser um atraso no crescimento e gerar problemas mais sérios para a empresa.

Quais os principais deslizes cometidos por empresários que fazem seu próprio marketing digital?

Um dos erros comuns é a falta de conhecimento do público alvo. E esse é o elemento principal para elaborar um bom conteúdo e direcionar as vendas. Por isso é importante fazer perguntas como: “Quais são as dificuldades do meu público alvo?”; “ Onde ele busca informações?”; Qual a experiência que ele está procurando quando vai comprar os seus produtos e serviços?”.

A falta de um documento, parecido com um plano de negócios, que possa direcionar as ações que devem ser executadas também é um erro comum a quem não é da área. Bem como o não conhecimento das melhores plataformas para serem utilizadas. Novidades surgem o tempo todo, por isso a atualização dos próprios conhecimentos deve ser constante, e sem a ajuda de uma agência o processo se torna mais complicado.

Um erro que sempre é cometido é se basear em uma informação para iniciar o plano de negócios e não se moldar às mudanças que acontecem no meio digital, logo, esteja sempre aberto a refazer o que for preciso. E não deixe que as ferramentas de automação trabalhem sozinhas, pois não basta somente publicar informações na rede, é preciso interação com o público.

O empreendedor deve entender o que o seu consumidor deseja e espera da empresa, e é aqui que a interação é superimportante. O marketing digital requer muito esforço e não é apenas baseado em truques e táticas, envolve também um olhar especial para o público, para saber quais as suas dificuldades e como ajudar.

[wt_divider_dotted margin_top=”20″ margin_bottom=”20″]

Materiais gratuitos para você baixar!

[wt_portfolio column=”2″ ids=”769,5282″ desc=”false” category=”false” more=”false” moreText=”Leia Mais »” order=”DESC”]

Sobre a autora: Jacqueline Gonçalo é Jornalista graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Imagem de Capa: Freepik

Você também pode gostar desses artigos

Deixe um comentário

* Ao realizar este comentário você concorda com a nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para lhe enviar informação relacionada com as suas preferências, segundo os seus hábitos e o seu perfil. Para mais informações, você pode visitar a nossa Política de Privacidade Ok Política de Privacidade