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A Copa do Mundo de 2014 no Brasil está a caminho de se transformar no maior evento social de todos os tempos

por dionei

Por Ricardo De Lucia Leite e Fernando B. T. Leite

Há quatro anos, na Copa do Mundo da África do Sul, as redes sociais já eram uma realidade, com o Facebook em plena ascensão e o Twitter ultrapassando a marca de 40 milhões de usuários, porém, nada perto do que podemos esperar na Copa do Mundo deste ano aqui no Brasil. Para você ter uma ideia, mesmo antes do pontapé inicial do jogo de abertura, a Copa do Mundo de 2014 no Brasil já gerou mais buzz social do que qualquer outro evento esportivo, ultrapassando os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi e o Super Bowl 2014.

Segundo Patrick Elliot, um estrategista que trabalha para a empresa Zone, o marketing de mídia social estava na infância na Copa do Mundo realizada na África do Sul em 2010. As ferramentas estavam disponíveis, mas faltavam a experiência e a massa crítica para assegurar que os conteúdos de qualidade pegassem fogo.

Ainda segundo ele, você, sem dúvida já viu na televisão os grandes “spots” dos patrocinadores e não patrocinadores desta Copa do Mundo 2014. Mas este ano, a televisão é apenas parte do espetáculo organizado pela FIFA para mostrar o evento para enormes audiências. Isto porque, 4 anos depois do evento da África do Sul, as plataformas sociais deram um enorme salto adiante.

Os profissionais de marketing agora sabem que as conversas online vão muito além do apito final das partidas. A oferta de 1 minuto da Adidas destacando 4 dos maiores nomes do futebol mundial, é um bom exemplo.

Na quinta-feira passada, dia do jogo de abertura entre Brasil e Croácia, a Adobe divulgou alguns dados interessantes no seu relatório Adobe Digital Index.

  • ✔ Foram capturados dados dos canais sociais incluindo blogs, Facebook, Google+, Reddit, Twitter, Dailymotion, Flickr, Instagram, Tumblr, Foursquare e YouTube;
  • ✔ O Adobe Social capturou mais de 69 milhões de menções sociais de 230 países e territórios de pessoas falando sobre a Copa do Mundo;
  • ✔ Até o dia 12 de junho passado, a Copa do Mundo tinha gerado 19 milhões de menções sociais, com 90% das regiões do mundo participando das conversas;
  • ✔ Surpreendente (ou não), a região da Ásia-Pacífico correspondeu por 48% de todo o buzz social envolvendo a Copa do Mundo, com o Japão sozinho sendo responsável por 37%. Europa, Oriente Médio e África ficaram em segundo com 32% e as Américas em terceiro com 20%;
  • ✔ 59% da agitação social sobre a Copa do Mundo estão relacionadas com admiração, alegria, ou expectativa do evento;
  • ✔ 42% dos brasileiros estão expressando tristeza, raiva ou repugnância relacionadas à Copa do Mundo, que se correlacionam à atual insatisfação de muitos desses brasileiros no momento atual;
  • ✔ Cristiano Ronaldo é o jogador mais mencionado, com 1,5 milhões de menções em maio, seguido por Neymar com 1,2 milhões de menções.

A Copa do Mundo de 2014 no Brasil I

O Twitter também divulgou em seu blog alguns dados interessantes sobre o jogo #BRAvsCRO:

  •  ✔ @CBF_Futebol vs @HNS_CFF viu mais de 12,2 milhões de tweets sobre o jogo durante a transmissão ao vivo;
  • ✔ Mais de 150 países aderiram à conversa;
  • ✔ Os jogadores mais mencionados foram Neymar, Oscar e Marcelo para o Brasil e Brozovic, Modric e Rakitic para a Croácia;
  •  ✔ @NeymarJr ganhou mais de 165 mil novos seguidores durante o dia do jogo, que é dez vezes mais do que a sua média de crescimento diário;
  • ✔ Desde 10 de junho, os fãs votaram em seus times utilizando hashflags na página das chaves da Copa no Twitter #WorldCup. Como no primeiro jogo, #BRA triunfou, com a #ESP ficando em segundo… Não por muito tempo né! ≧◔◡◔≦

A Copa do Mundo de 2014 no Brasil II

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#VAIBRASIL  (•◡•) /

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