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Teste comparativo do botão do Facebook Convite para Ação: você deveria usa-lo?

por dionei

Por Brooks Tiffany

Em fevereiro último, o Facebook lançou os botões Convite para Ação, que você pode incluir nos seus posts orgânicos ou pagos. Agora, que esta nova característica teve algum tempo para trilhar o seu caminho pelo sistema do Facebook, nós decidimos testa-la aqui na Heyo. Leia o texto a seguir para descobrir quais foram os resultados do teste comparativo do nosso botão Convite para Ação.

Esta pequena adição do Facebook teve o intuito de ajudar os profissionais de marketing a melhor atingir as suas taxas de cliques. Nós sabemos que as pessoas respondem bem a um convite para ação; a questão é se adicionar um desses botões de Convite para Ação aos seus posts realmente aumenta as suas taxas de cliques. Vamos examinar em maior profundidade informações sobre o botão Convite para Ação e descobrir.

O botão Convite para Ação pode ser adicionado ao canto inferior direito de um post orgânico ou pago (você precisa usar o Power Editor para adicionar um botão a posts orgânicos). E caso você ainda não o tenha visto, veja a imagem a seguir:

Teste comparativo do botao do Facebook I

Há cinco tipos diferentes de botão Convite para Ação: Compre Agora (Shop Now), Saiba Mais (Learn More), Assine (Sign up), Reserve Agora (Book Now) e Baixe (Download).

Embalando um Convite para Ação num botão pequeno, mas poderoso, esclarece bem as coisas e dá aos profissionais de marketing mais espaço ao criar um post. Isto é especialmente útil ao aceitar a regra de 20% de texto dentro de imagens. O espaço pode agora ser usado para publicar uma imagem ou uma mensagem de melhor qualidade para a sua audiência.

Ao considerar todos esses benefícios, parece que acrescentar um botão Convite para Ação não requer grande esforço intelectual, mas este não é, necessariamente, sempre o caso. Alguns testes iniciais realizados em março último e publicados no site InsideFacebook, relataram que, houve resultados negativos ao usar o botão Convite para Ação.

Como pode o botão Convite para Ação realmente diminuir a taxa de cliques de um post? Uma possível razão mencionada nesse relatório foi que o botão Convite para Ação pode “levar o leitor a abandonar a leitura mais rapidamente do que se ele estivesse vendo um anúncio, afetando diretamente a eficácia do próprio anúncio”.

Embora o resultado do teste comparativo possa certamente variar, uma coisa é certa: nós podemos apenas nos beneficiar com a realização de mais testes! Uma vez que os botões Convite para Ação já estão funcionando há algum tempo, nós, na Heyo, quisemos saber como os nossos anúncios iriam se comportar com ou sem o botão. Continue lendo para saber o que nós descobrimos!

O teste comparativo do botão Convite para Ação

Neste experimento, nós decidimos fazer um teste comparativo com um dos nossos anúncios. Ambos os posts foram dirigidos à mesma audiência e são idênticos, exceto por um botão Saiba Mais, que nós inserimos num deles. O teste foi iniciado numa terça-feira, dia 3 de junho, e continuou durante uma semana, até o dia 10 de junho. Veja, a seguir, uma comparação lado a lado dos anúncios, com o anúncio controle à esquerda e o com o botão Convite para Ação à direita.

Teste comparativo do botao do Facebook II

Então, qual deles você acha que se saiu melhor? Se a sua resposta foi o com o botão Convite para Ação, você acertou! O post com o Convite para Ação teve um desempenho muito melhor que o controle, por uma grande margem. Veja rapidamente, a seguir, como foi o desempenho dos dois anúncios.

Teste comparativo do botao do Facebook III

Você pode ver que, de cara, o nosso post com o botão Convite para Ação teve o maior número de cliques; este resultado foi com um alcance de 4.000 cliques mais que o controle.

Detalhando estes números, houve uma diferença significativa do custo por clique do post com o botão, que foi quase 40% menor por clique.

Isto significa que, por todas as intenções e motivos, o post com o botão Convite para Ação foi 30% mais eficaz que o post sem o botão.

Você pode ver, a seguir, em maior detalhe, o progresso de ambos os posts no curso da semana de teste.

Teste comparativo do botao do Facebook IV

Note que o post com o botão Convite para Ação teve, em média, 20 cliques por dia, enquanto que o post controle teve perto de 13 cliques por dia.

Teste comparativo do botao do Facebook V

Analisando os resultados

Com base nos nossos resultados, o botão Convite para Ação foi claramente vitorioso. Porque os nossos resultados favoreceram tão fortemente o botão Convite para Ação? Foi porque o botão Convite para Ação é simplesmente incrível? Provavelmente não, há alguns fatores a serem considerados.

De um lado, o nosso anúncio foi muito bem desenhado e pode ter sido feito de modo a favorecer o botão Convite para Ação. A nossa mensagem dentro da imagem foi feita numa bolha de conversa (como nas histórias em quadrinhos), que se originou do canto inferior direito, como se tivesse vindo do botão “Saiba Mais”.

É claro que no anúncio controle não há nada lá. Chamar mais a atenção para o botão Convite para Ação provavelmente desempenhou um papel em seduzir as pessoas a clicar.

Outro motivo pelo qual o post com o botão Convite para Ação pode ter tido um desempenho tão bom foi porque a nossa audiência alvo, que foi focada em empreendedores e outros, que provavelmente estão buscando maneiras de usar o Facebook como uma ferramenta de marketing e que podem ser muito mais receptivos para anúncios como os nossos, com o botão Convite para Ação (em oposição a uma audiência diferente, que pode usar o Facebook primariamente para conectar com os amigos).

Uma vez que já faz vários meses e que os profissionais de marketing aprenderam melhor a lidar com esses botões, pode também ser que os usuários, associem esses botões com marcas profissionais de alta qualidade e, portanto, tenham adquirido uma maior confiança ao clicar. Nós também usamos o suave e mais convidativo botão “Saiba Mais”, ao invés do mais agressivo “Assine”, que poderia assustar algumas pessoas.

Independente do motivo, parece que isto está funcionando para nós e há uma boa chance de que irá funcionar para você também.

O que você deve fazer?

Em primeiro lugar, isto é definitivamente algo que você deve testar por sua própria conta. A sua audiência pode ser muito diferente da nossa e mostrar resultados diferentes. Entretanto, alguns casos ficam melhor com o botão Convite para Ação que outros.

Considere usar o botão Convite para Ação se você estiver vendendo produtos, cadastrando pessoas para um evento, ou dirigindo pessoas para uma campanha.

Se você estiver procurando por formas para conseguir mais engajamento, capturar e-mails e efetuar vendas do outro lado do botão Convite para Ação, Clique Aqui para se cadastrar e fazer um teste gratuito. Nós podemos lhe mostrar como lançar uma campanha que irá converter 10% ou mais, para obter o máximo desses cliques!

Diga-nos o que você pensa e nós podemos cita-lo num futuro artigo:

O botão Convite para Ação aumenta a sua predisposição em clicar num anúncio? Você tem usado o botão Convite para Ação na sua marca? Você fez o seu próprio teste? Se a sua resposta for sim, eu gostaria de saber sobre quais foram os resultados nos seus comentários a seguir.

Clique Aqui Heyo

Sobre o autor: Brooks Tiffany é um Especialista em Engajamento de Consumidores da Heyo, em Blacksburg, estado da Virginia. Ele é um veterano da Força Aérea, que recentemente formou-se na Universidade da Virginia Tech, com grau B.A. em Escrita Profissional em Idioma Inglês e um grau menor em Psicologia.

Fonte: heyo

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

® Copyright: Todos os artigos da heyo são traduzidos com autorização.

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