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A lista de verificação definitiva para realizar webinars (aparentemente) sem falhas

por dionei

Por McKenzie Ingram

Se você já foi convidado para ser um apresentador num próximo webinar, parabéns! Os apresentadores de webinars são, na maioria das vezes, escolhidos por que eles são articulados, engajadores e peritos no seu campo de atividades, portanto, glórias para você. Isto é uma honra, mas pode significar muito trabalho e, pode ainda ser um pouco estressante, especialmente se você for um novato no jogo dos apresentadores de webinars. Mas, ter um claro plano de ação e executa-lo pode fazer a apresentação num webinar ser muito recompensadora e, eu me atrevo a dizer… divertida!

Para ajuda-lo a realizar a sua apresentação, eu compilei uma lista de seis tarefas indispensáveis, para fazer o seu webinar acontecer de maneira tão suave quanto for possível.

1. Atenha-se a uma programação rigorosa

Este cronograma é um acordo entre os apresentadores e os organizadores, sendo a corda salva-vidas de um webinar de sucesso. Começando 8 semanas antes do evento, deve haver um acordo mútuo sobre um conjunto de coisas a serem entregues, que apoiam a promoção e a execução do webinar. Veja um rápido exemplo de um sólido cronograma:

webinars

2. Trabalhe junto dos organizadores para criar o conteúdo do webinar

Os webinars são uma plataforma de maravilhosa colaboração para diferentes organizações, para mostrar grande conteúdo. Mesmo se uma organização pediu para você fazer uma apresentação sobre um tema no qual você é um especialista, o desenvolvimento do conteúdo não deve ficar inteiramente sobre os seus ombros. Você pode ser o perito, mas os organizadores do webinar conhecem melhor a audiência deles. Numa situação ideal, o organizador será capaz de prover uma grande percepção sobre o que ressoará melhor na audiência dele, e você pode elaborar o seu conteúdo que melhor se alinhe com isso. Desde o começo, trabalhe perto do organizador para fazer o desenvolvimento do conteúdo do webinar. Isto pode economizar tempo, garantir qualidade e ajuda-lo a evitar conflitos mais adiante.

Embora os profissionais de marketing concordem que os webinars são uma grande plataforma para gerar leads, a meta definitiva deve ser criar conteúdo engajador e educativo para a sua audiência compartilhada. Oferecendo valor genuíno, você fortalecerá a consciência da sua marca e aumentará a autoridade subjetiva. A meta definitiva é que ambas as partes se beneficiem mutuamente da apresentação do webinar.

3. Finalize todo o conteúdo duas semanas antes do evento

Isto está mencionado no nosso exemplo anterior, mas nós queremos enfatizar como este passo é importante. Ter uma data final para concluir todo o conteúdo duas semanas antes do webinar ao vivo, diminui o estresse da apresentação e assegura que todas as partes estão na mesma página, à medida que a data do evento chega mais perto. Uma vez que o seu “Powerpoint” e as trilhas das falas estiverem aprovados pelo organizador, imprima todo o conteúdo para você fazer várias apresentações de treinamento. Isto o ajudará a aprender rapidamente o roteiro e apresentar de forma mais confiante e natural. Dependendo do seu nível de especialidade no assunto que será apresentado, pode ser ainda melhor não trabalhar diretamente com um roteiro, mas com um esboço. Honestamente, nada é pior que uma cadência óbvia de alguém que está lendo. Um tom mais de conversa e que flui melhor será muito mais engajador para a sua audiência.

4. Aprenda tudo que puder sobre a tecnologia da plataforma do webinar

As modernas plataformas de webinars oferecem uma incrível variedade de sinos e de apitos, mas junto com a funcionalidade vem a complexidade. Muitas plataformas de webinars têm limitações; algumas delas trabalham melhor com navegadores ou computadores específicos, requerem downloads para apresentar, ou têm nuances que precisam de atenção. É importante que você gaste algum tempo para aprender a tecnologia, para que não haja surpresas no dia da apresentação. Assista vídeos tutoriais, peça ao organizador que passe junto com você pela plataforma, ou leia um manual do usuário. Dar estes passos algumas semanas antes do evento lhe permitirá fluir facilmente através do conteúdo, sem ser pego em problemas da tecnologia. Você também pode descobrir características que podem complementar a sua apresentação, como downloads, funcionalidade interativa, ou um componente da mídia social.

5. Faça ensaios e realize uma reunião antes do evento com todas as partes envolvidas

No mínimo, você deve fazer um ensaio uma semana antes da apresentação. Num mundo ideal, você deve ser capaz de realizar uma ou duas sessões de ensaio envolvendo o organizador e todos os apresentadores. Estes ensaios são cruciais para descobrir todos os truques da tecnologia, o conteúdo e as transições. Durante este ensaio, você deve assegurar que o conteúdo preencha o tempo previsto no cronograma e que haja tempo suficiente para perguntas e respostas. Se houver alguns ajustes que precisem ser feitos, você terá tempo suficiente entre o ensaio e a apresentação ao vivo para suavizar as coisas.

Nota: É muito importante programar uma reunião final antes do webinar. Isto pode ser junto com o ensaio final, mas deve haver um tempo para discutir os últimos detalhes, como:

  • Tempo das apresentações e pontos de transição
  • Como se comunicar com os apresentadores durante o evento
  • Planejar para perguntas e respostas – quem irá moderar, quem responderá, quando isto acontecerá
  • Criar perguntas “plantadas” (e mesmo respostas para essas perguntas) na eventualidade de não haver perguntas orgânicas, ou do webinar ser pré-gravado para um evento ao vivo posterior
  • Melhores práticas para apresentadores, incluindo ficar quieto quando você não estiver apresentando, desligar o seu smartphone (ou colocar no vibracall), etc.

6. Saiba que provavelmente haverá contratempos

Nenhuma quantidade de planejamento pode evitar o inesperado. Como dizem – “m… acontece”. E provavelmente acontecerá. Provavelmente, durante a apresentação, algo acontecerá, que você não esperava, ou para o que não planejou. Mas, tudo bem. Lembre-se que esta é uma apresentação ao vivo, e que a sua audiência é tão humana quanto você. Se você cometer um erro, tiver que tossir, clarear a garganta, ficar perturbado, tiver dificuldades técnicas, ou ficar estupefato diante de uma pergunta, não se preocupe. Esperar o inesperado pode ajuda-lo a relaxar e aproveitar a apresentação, mesmo quando algumas coisas saírem erradas. Lembre-se que você está lá para orientar a sua audiência através de conteúdo engajador e educativo. A perfeição nunca é um requisito.

Nós esperamos que esta lista de verificação o ajude. Feliz apresentação!

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Sobre a autora: McKenzie Ingram é uma jornalista de marketing da Act-On Software, Inc., baseada em Portland, OR. Ela tem experiência em Comunicações, Relações Públicas, Publicidade e Marketing. Ela é formada pela Escola de Jornalismo e de Comunicações da Universidade de Oregon.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

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