Por Joe Lazauskas
A maior arma que os profissionais de marketing têm em seu arsenal existe desde que Bill Clinton teve a sua primeira conta no Hotmail: a e-mail Newsletter. Ela deu nascimento a muitos novos impérios da mídia e permanece sendo a ferramenta mais eficaz para a construção de audiência à sua disposição como publicitário, permitindo que você dirija os leitores locais de volta ao site, dia após dia.
Tomas Kellner construiu a GE Reports para ser uma das melhores publicações, com mais de meio milhão de leitores mensais e, embora o seu conteúdo torne-se regularmente viral na Reddit e na Tumblr, ele se anima quando fala sobre e-mails.
[Transparência total: a GE é cliente da Contently]
“Nós amamos os e-mails” Kellner extravasou. “Isto pode soar como escola antiga, mas a subscrição de e-mails é realmente uma ligação com a sua audiência. Para nós, os subscritores de e-mails são uma audiência extremamente valiosa, que nós queremos ter. Todos os dias, 15.000 pessoas veem no GE Reports que uma nova história está circulando”.
Quando Kellner veio da Forbes para a GE Reports, a sua primeira missão foi construir uma forte Newsletter. “Como todo mundo, nós começamos com zero subscritores”, disse ele. “Como acontece com qualquer marca, você realmente começa com os funcionários, e então constrói a sua lista a partir daí”.
Desde então, quantos subscritores vieram a partir de cada história tem sido uma das métricas mais importantes da GE Reports. Fale com a maioria dos editores de sucesso e você ouvirá um sentimento semelhante.
“Os e-mails são imensos” disse Neil Patel, um empreendedor que construiu audiências de mais de 100.000 visitantes mensais para três diferentes blogs: KISSmetrics, Quick Sprout e Crazy Egg. “Em termos de distribuição, é a maior coisa que você pode fazer”.
Os blogs do Patel são recheados por material destinado a coletar endereços de e-mail. Geralmente, ele oferece algo em troca de uma subscrição, como um livre acesso ao seu “Guia Avançado de SEO”. Isto vale a pena. Para um dos seus blogs, os e-mails são responsáveis por 28% do tráfico – e isto nem leva em consideração a segunda leva de tráfico, à medida que esses leitores que vieram do e-mail compartilham os seus artigos com os seus seguidores no Facebook, Twitter e LinkedIn.
Esta onda de leitura é um fenômeno incrível, que nós experimentamos todos os dias no The Content Strategist. As nossas Newsletters diárias por e-mail dirigem milhares de leitores para o nosso site todos os dias. Simplesmente, a Newsletter por e-mail é a máquina da velha escola que poderia fazer isto. Veja o efeito que uma Newlstter por e-mail tem sobre a condução de leitores para a nossa publicação:
Isto pode parecer incrivelmente óbvio, mas muitos editores de marcas não desenvolvem uma Newsletter dedicada ao seu conteúdo. É um dos erros mais comuns que os novos editores de marcas cometem.
Há muitas tecnologias eficazes para construir Newsletters por e-mail, cada uma delas com as suas vantagens e desvantagens. O importante é que você escolha uma delas e comece a construir a sua lista.
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Este é resumo extraído de “Ultimate Content Strategist Playbook No. 4: Engaging and Building an Audience”. Faça download da sua cópia gratuita preenchendo neste link.
Sobre o autor: Joe Lazauskas é Editor Chefe da Contently e um jornalista técnico e de marketing. Conecte com Joe em: @joelazauskas
Fonte: The Content Strategist
Tradução: Fernando B. T. Leite
Imagem de capa: Shutterstock
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