Por Chris Wang
Os provedores de serviço de e-mail (E-mail Service Providers − ESPs ) e as organizações de automação de marketing oferecem aos remetentes duas opções, quando se trata de endereço de IP do qual eles enviam os e-mails: um endereço de IP compartilhado, ou um endereço de IP dedicado. Qual destas opções é a melhor para os envios do seu e-mail marketing?
Antes de mergulharmos nesta discussão, vamos cobrir o básico.
O que é um endereço de IP?
Um “Internet Protocol Address” (IP address = endereço de IP) é um número designado a qualquer dispositivo conectado à Internet – o seu PC, tablet, ou smartphone, o termostato da sua casa, o seu refrigerador, o seu apito GPS rastreador de animais de estimação, e assim por diante. O propósito deste endereço é identificar diferentes dispositivos e o seu usuário/hospedeiro. O seu endereço de IP permite que a Internet, websites, ESPs e servidores o identifiquem.
Qual é a diferença entre um endereço de IP compartilhado e dedicado?
Como diz o seu nome, “um endereço de IP dedicado” é um endereço dedicado a ser usado por uma única empresa, enquanto que um “endereço de IP compartilhado” é usado por múltiplas empresas. O número de empresas que compartilham o mesmo endereço de IP pode variar dramaticamente, desde algumas até vários milhares. Dependendo de que?
Benefícios e inconvenientes de IPs compartilhados
Certos tipos de remetentes devem considerar um IP compartilhado
Endereços de IP compartilhados têm certas vantagens que incentivam alguns remetentes a escolher esta opção, em relação a um endereço de IP dedicado. Uma vez que você compartilha IPs com outros remetentes, a sua reputação como remetente é agregada. Para remetentes de baixo volume, isto definitivamente será um benefício; você será capaz de se isolar da reputação de outros remetentes e, consequentemente, estabelecer uma reputação como remetente.
Remetentes sazonais devem seriamente considerar ter também um IP compartilhado. Se o seu volume de envio for inconsistente, você precisa aquecer um endereço de IP dedicado a cada ano. Com um IP compartilhado não há necessidade de se preocupar com isto. O seu volume será combinado com o de outros remetentes que compartilham o mesmo IP, o que geralmente constitui um volume de envios bem consistente – portanto, nenhuma bandeira vermelha vai para os servidores dos destinatários.
Um IP compartilhado é menos caro
Usar um endereço de IP compartilhado custa menos que um dedicado. Para pequenas empresas e remetentes de pequenos volumes, o custo de um IP dedicado pode não ser um gasto prático (ou necessário) para os seus orçamentos de e-mail marketing.
Inconvenientes
O fato da reputação do remetente ser compartilhada entre os remetentes de um IP compartilhado pode ser um benefício, mas, para alguns remetentes, isto pode ser um inconveniente.
Os remetentes que têm grandes hábitos de remeter e que adotam as melhores práticas deste ramo de atividades são os que elevam a reputação média de um IP compartilhado. Estes remetentes podem ser colocados numa posição de “levar um golpe em favor da equipe” (fazer um sacrifício pelo grupo), se os demais remetentes que compartilham o mesmo IP forem remetentes inconsistentes, ou tiverem más práticas de gerência de listas. Se você for um remetente que não tem hábitos estelares de remeter, descubra o que você pode fazer para melhorar as suas próprias práticas, para não afetar negativamente o grupo.
Benefícios e inconvenientes dos IPs dedicados
Tipos de remetentes
A principal razão para mudar para um endereço dedicado de IP é controlar a sua própria reputação. Os remetentes mais elegíveis para um IP dedicado são os de volume de envios médio a alto. Eu não estou dizendo que os remetentes de pequenos volumes não devem optar por um IP dedicado; é que, em termos de melhorar a sua reputação, os remetentes de pequenos volumes podem não ver um aumento tão grande como os de volumes médio ou alto.
Uma vez que você é o único remetente de um IP dedicado, você tem mais controle sobre a sua reputação – e mais reponsabilidade. Ter mais controle sobre a reputação como remetente, frequentemente leva a uma melhor entrega e colocação na caixa de entrada – isto é, se você fizer a sua parte e tiver bons hábitos como remetente. Se a sua equipe de e-mail marketing for diligente e bem versada em e-mail marketing e em observar o bom cumprimento das regras, isto deve ser importante para você.
Outro benefício de ter um IP dedicado é o monitoramento e as ferramentas que podem lhe dar melhor percepção de sua capacidade de entrega. Com um IP dedicado, já que você não está agregado a outros remetentes, você pode usar ferramentas como 250ok, Return Path, Microsoft SNDS e várias outras para avaliar métricas sobre listas negras, armadilhas de spam, queixas de spam, colocação na caixa de entrada e para ajudar a avaliação geral do sucesso do seu endereço de IP e da sua reputação como remetente.
Inconvenientes
O custo é um fator a ser considerado ao escolher entre duas opções de IP. Os IPs dedicados geralmente custam mais caro. Eles geralmente requerem mais trabalho e manutenção, mas a maior parte disto ocorre nos estágios iniciais, à medida que você aquece um novo endereço de IP. Isto requer que você aumente gradualmente o seu volume de envios num certo período de tempo e preste particular atenção a como segmentar as suas listas. Este aquecimento é obrigatório para começar a enviar com uma boa reputação. Sem o aquecimento, o ISP (Internet Service Provider = Provedor de Serviços de Internet) verá um grande pico do volume de um novo endereço de IP, que geralmente constitui uma bandeira vermelha que diz a ele que este endereço de IP é provavelmente um gerador de spam ou um botnet (uma rede de computadores particulares infectada por software suspeito e controlada como um grupo sem o conhecimento do dono, por exemplo, para enviar mensagens de spam).
O que acontece quando você muda de um serviço de e-mail para outro
Mudar de ESPs acontece por muitos motivos, incluindo melhores opções tecnológicas e soluções de integração. Entretanto, você deve esperar um período de transição, uma vez que você fizer a mudança, pois leva algum tempo para restabelecer a sua reputação digital após a transição.
Algumas coisas a considerar são:
Está o seu volume se mantendo alto e estável? Se você decidir mudar para um endereço dedicado de IP, ao mesmo tempo em que mudar de ESPs, você precisará do mesmo período de aquecimento, acima descrito.
Se você estiver num endereço de IP compartilhado e planejar permanecer nele, você tem diferentes considerações a fazer. Provavelmente você tem prestado atenção contínua na higiene das listas e na sua validação; não relaxe agora. Além disso, olhe intimamente para:
- A reputação do seu conteúdo
- A reputação dos seus parceiros (através dos links dos seus e-mails)
- A sua formatação (como a relação a proporção entre imagem e texto)
- O que não funcionou bem no passado
Pese as vantagens e desvantagens e, a partir deste ponto, você pode tomar uma decisão que trará mais benefícios para o envio do seu e-mail marketing.
Decisão
Ambas as opções têm as suas vantagens e desvantagens. Gaste algum tempo e analise que tipo de remetente você é. Seja completamente honesto consigo mesmo sobre as práticas de e-mail. Se você não tiver total confiança nos seus hábitos como remetente, então é possível que você se beneficie dos bons hábitos de outros remetentes num IP compartilhado. Você pode sempre passar para um IP dedicado mais tarde.
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Sobre o autor: Christopher Wang é um Analista de Serviços de Capacidade de Entrega da Act-On Software, Inc.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
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