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As métricas do ciclo de vida dos clientes, parte 4: conversão

por HyTrade
As métricas do ciclo de vida dos clientes, parte 4: conversão

Esta é a parte quatro de uma série de cinco artigos que examina as métricas através dos cinco estágios do ciclo de vida dos clientes: atração, captura, nutrição, conversão e expansão. Se você perdeu as partes 1, 2 e 3, você pode se atualizar aqui, aqui e aqui.

A conversão é onde ocorre a ação. Até este estágio do ciclo de vida dos clientes, você conquistou o seu prospect e o nutriu ao longo da jornada. Os prospects tornaram-se mais bem educados e informados sobre os seus produtos e/ou serviços, e a sua equipe de vendas está tendo conversas mais relevantes com eles. Tudo caminha suavemente, e o pipeline dos leads está produzindo leads qualificados para vendas – o tipo de prospect que está pronto para comprar. Essa não é a única métrica que importa? Não. Na parte quatro desta série sobre o ciclo de vida dos clientes, nós focaremos nas métricas da conversão de leads em clientes, para criar nova receita.

O estágio da conversão pode ser uma parte precária do ciclo de vida do marketing.  Geralmente é durante este estágio que o lead é passado do marketing, onde ele foi nutrido, para vendas, onde a nutrição continua e o negócio é fechado. E essa passagem é um desafio para muitas organizações.

Numa pesquisa realizada, a Forrester Research perguntou a executivos de marketing B2B sobre a qualidade da colaboração entre vendas e o marketing, e 57% deles relataram uma colaboração fraca ou mista ao definir “os critérios da qualificação dos leads” e “administrar os leads e os seus pipelines”.

Não é surpresa descobrir que o marketing e vendas continuam a ter dificuldades com o alinhamento. Esta falta de alinhamento cria ineficiência e resulta em comunicações fragmentadas com os clientes.

Por outro lado, os benefícios podem ser significativos. O LinkedIn descobriu que 87% dos líderes de vendas e marketing dizem que a colaboração entre vendas e marketing é fundamental para o crescimento robusto dos negócios.

Conseguindo o alinhamento de vendas com o marketing

Claramente, para ter certeza que você está obtendo a melhor taxa de conversão possível dos seus leads, é crítico ter o marketing e vendas na mesma página. E como você faz isto acontecer? A primeira coisa a lembrar é que este é um processo e não um projeto. Ele é constituído por uma série de fases, e, espera-se que cada uma delas o deixe mais perto da meta.

Os seguintes passos para fazer estas duas equipes ficarem em sincronia, como é descrito no whitepaper sobre o alinhamento de vendas e marketing parecem ser simples, mas eles podem produzir mudanças significativas no modo de operar da sua organização.

  1. Tenha os perfis dos seus compradores na mesma página
  2. Desenvolva uma estratégia integrada de mensagens
  3. Obtenha um acordo sobre as métricas e definições comuns
  4. Estabeleça acordos de nível de serviço (SLAs)
  5. Crie um claro processo de passagem de leads
  6. Crie um pipeline compartilhado
  7. Faça seguimento, revise e refine os seus esforços

Com ênfase em métricas compartilhadas de desempenho e em SLAs, as equipes de vendas e de marketing terão muito feedback sobre os esforços delas – e muita motivação para construir o seu progresso.

As métricas da conversão

Durante o estágio da conversão do ciclo de vida dos clientes, o seu foco é diretamente transformar os prospects em clientes de alto valor. As perguntas a serem feitas neste estágio incluem: Quais fontes de leads e campanhas são mais eficazes para gerar clientes? Com que rapidez os leads estão se convertendo? Quantos leads qualificados por vendas e oportunidades estão sendo gerados? Quantos novos clientes você está criando? E quanta receita está resultando desses novos clientes? Veja as métricas que você deve usar para medir os resultados dos seus esforços.

  • Número de leads qualificados por vendas (SQLs): Este é o número de leads que vendas considera valer a pena perseguir, com base em diversos fatores.
  • Número de novos clientes. Veja também o valor de cada cliente.
  • Custo por SQL: O custo para criar um SQL, incluindo os custos do programa de marketing.
  • Custo de aquisição do novo cliente (CAC): As despesas de vendas e de marketing num período, divididas pelos novos clientes adquiridos no mesmo período.
  • ROI das campanhas e completo: O ROI pode ser calculado pela receita menos os gastos, dividido pelos gastos. Aqui você pode calcular o ROI pela receita em caixa efetiva ou pelo LTV (valor do contrato). Você também pode calcular o retorno somente das campanhas em ads ou do investimento total, incluindo as despesas do programa de marketing e da equipe comercial.

Uma vez que você tiver estas métricas e relatórios, você pode ter um claro entendimento de quais canais e campanhas estão produzindo os melhores resultados de conversão – e você pode ajustar os seus esforços de marketing e vendas de acordo com isso.

Quais outras métricas você rastreia para medir as conversões? Compartilhe os seus pensamentos nos comentários.


Você perdeu as partes 1, 2 e 3? Atualize-se aqui:

As métricas do ciclo de vida dos clientes, parte 1: as leis da atração

As métricas do ciclo de vida dos clientes, parte 2: capture o interesse e reúna as percepções

As métricas do ciclo de vida dos clientes, parte 3: nutrição, pontuação, repetição


Para mais detalhes sobre como formular uma estratégia de alinhamento entre os times de marketing e vendas faça download gratuito do nosso whitepaper:

White Paper - Alinhamento de Vendas e Marketing

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