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Blogs: o lado quente do marketing de conteúdo no e-commerce

por dionei

Por Silvio Tanabe

É importante municiar o consumidor com informações que o ajudem a conhecer o seu site, escolher os produtos e decidir pela compra, mas essa é apenas a parte racional, o “lado frio” do marketing de conteúdo. É preciso se preocupar também com o “lado quente”, que é usá-lo para envolver os clientes emocionalmente.

Enquanto o site é o melhor ambiente para trabalhar o conteúdo “frio” focado para a conversão, o canal mais indicado para promover o conteúdo “quente” de relacionamento com os clientes são os blogs. Eles fortalecem o vínculo do cliente com a sua loja aumentam a credibilidade, as recomendações positivas e a fidelidade nas compras.

Pesquisas sobre a importância dos blogs para o e-commerce têm demonstrado que o seu uso tem sido bem-sucedido:

✔ Cerca de 40% das companhias norte-americanas usam blogs para promover suas marcas.
✔ Empresas que mantém blogs possuem 55% mais visitantes em seus sites.
✔ Empresas B2C com blogs conseguem 88% mais leads do que as não possuem.
✔ Empresas B2B com blogs conseguem 67% mais leads do que empresas que não possuem.
✔ Blogs melhoram o posicionamento do site nas buscas do Google.
✔ 71% dos consumidores afirmam que os blogs afetam suas decisões de compra.

É claro que não basta criar um blog para transformá-lo em “vendedor”. Você só vai obter resultados efetivos se encará-lo como uma verdadeira ferramenta de marketing digital (com a mesma importância do SEO, da publicidade no Google ou das campanhas de e-mail marketing) o que requer planejamento, execução e monitoramento.

O objetivo do conteúdo não é vender nem fazer propaganda, é prestar serviço ou entreter! Esta é a principal característica de um blog de sucesso que, infelizmente, é ignorada pela maioria das empresas.

Vender e fazer propaganda então é proibido no blog? Também não é assim. O importante é não sobrepor as mensagens comerciais sobre as informativas. Assim como colocado no capítulo 4, uma proporção saudável é no mínimo 70% para conteúdo de serviços e entretenimento e no máximo 30% para mensagens comerciais e de publicidade.

Lembra-se que no capítulo 3 dissemos que a criação de personagens para representar os diferentes perfis de clientes poderia ser aplicado em várias situações? Pois este é mais um dos casos. Conhecer em profundidade os interesses e necessidades do seu público, assim como o tom editorial mais adequado para conversar com cada um, aumenta o potencial de envolvimento e, por consequência, de retorno.

Há uma infinidade de assuntos para serem abordados no blog e que variam de acordo com o perfil do público e segmento da loja, entre as principais:

✔ Listas
✔ Cases
✔ Artigos opinativos
✔ Tutoriais
✔ Conteúdos gerados pelos próprios leitores: comentários, fóruns de discussões
✔ Lista de desejos
✔ Coleções
✔ Resenhas de livros do setor ou de interesse do seu público
✔ Análises e comentários sobre notícias veiculadas na mídia

Por sua vez, os assuntos podem ser desenvolvidos em diversos formatos:

✔ Artigos e posts
✔ E-books e Whitepapers
✔ Infográficos
✔ Vídeos
✔ Slides
✔ Webinars
✔ Imagens (banners)
✔ Fotos
✔ Cursos e treinamentos

O blog não concorre com as redes sociais, elas se complementam. Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, YouTube, etc. servem para amplificar a audiência tanto do conteúdo do blog quanto do próprio site da loja. A vantagem desta estratégia é a possibilidade de atingir o seu público-alvo de acordo com a mídia de sua preferência.

Conteúdo nas redes sociais também não é propaganda nem venda! Da mesma forma que o blog, a popularidade do seu perfil em uma rede social depende do equilíbrio entre o entretenimento e informação de interesse e o comercial. Segundo estudos especializados, estes são os tipos de mensagens que mais geram compartilhamento e interação:

✔ Ofertas, descontos, propostas, promoções que beneficiem a todos e não somente um grupo
✔ Dicas, principalmente sobre problemas comuns a todos
✔ Avisos
✔ Entretenimento: piadas, brincadeiras
✔ Frases inspiracionais
✔ Imagens e fotos surpreendentes

Tão importante quanto o teor do conteúdo em si é a frequência com que é divulgado. É como a novela das 8, o futebol nas tardes de domingo, o happy hour na sexta à noite, as pessoas já se programam para acompanhar, criando um vínculo. Se o seu conteúdo atender as expectativas e for divulgado com a periodicidade certa, seu público vai aguardar por ele.

Não há fórmulas que estabeleçam a frequência ideal de divulgação de postagens, isso pode variar muito de acordo com cada segmento e perfil de consumidor, mas via de regra o que se estabelece é atualização semanal para blogs e canal no YouTube.

A melhor forma de organizar temas, formatos, canais e frequência de divulgação é por meio de um cronograma, que vai permitir também programar os conteúdos de acordo com os diferentes perfis de público. Também neste caso não há modelos ideais, é necessário testar diversas formas de organização até se chegar a mais adequada para o seu caso. Também aqui sugerimos o modelo que utilizamos para coordenar o trabalho com nossos clientes.

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Sobre o autor: Jornalista com pós-graduação em comunicação com o mercado pela ESPM-SP, Silvio Tanabe é empresário, sócio da Clínica Marketing 8Ps, agência parceira da HyTrade especializada em auxiliar empresas a expandir seus negócios através da internet.

Veja a nota sobre a parceria firmada entre a Clínica Marketing Digital e a HyTrade.

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