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Profissionais que documentam sua estratégia têm mais sucesso do que os que não documentam

por Ricardo De Lucia Leite

Por Ricardo De Lucia Leite

Foi divulgado na semana passada, mais precisamente no dia 1/10, nova pesquisa B2B Content Marketing 2015: Benchmarks, Budgets, and Trends — North America, realizada pelo quinto ano consecutivo pelo Content Marketing Institute em conjunto com a MarketingProfs. Apesar da pesquisa ter sido feita com empresas norte-americanas, há informações e lições que podemos absorver e aplicar aqui no Brasil.

A principal lição, e em cuja tecla o Content Marketing Institute vem batendo bastante, pelo menos nas últimas duas edições da pesquisa, é que os profissionais de marketing que reservaram um tempo para documentar a sua estratégia de marketing de conteúdo são mais eficazes do que aqueles que não o fizeram.

Na pesquisa do ano passado, o percentual de empresas que não tinham uma clara estratégia para o seu programa de marketing de conteúdo era alto, porém, neste ano, a coisa mudou um pouco. Segundo a pesquisa deste ano, 83% dos profissionais de marketing de empresas B2B norte-americanas já trabalham com algum tipo de estratégia de marketing de conteúdo, seja ela documentada ou verbal. Destes profissionais, 48% possuem uma estratégia, porém ela não está documentada e somente 35% deles possuem uma estratégia documentada.

As pessoas que anotam os seus objetivos tem mais sucesso do que aqueles que não anotam

Um fato interessante e simples me aconteceu esta semana e ele ajuda a corroborar esta constatação acima. Vou tentar resumi-lo o máximo possível. Quem lê meus artigos sabe que eu sou um fã e seguidor do trabalho realizado por Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute. Pois bem, no seu artigo semanal publicado na semana passada ele resolveu fazer um artigo mais pessoal e escreveu um pouco sobre a sua trajetória profissional e os principais ingredientes que o fizeram chegar ao sucesso, sendo reconhecido hoje como a maior referência em marketing de conteúdo do mundo, autor best-seller e fundador de uma empresa que em 2014 foi colocada pelo terceiro ano seguindo na lista da Inc. 500, que é uma lista das 500 empresas norte-americanas com crescimento mais rápido.

Depois de ter feito um resumo da sua trajetória profissional, Joe conta que em determinado momento ele decidiu mudar-se para Cleveland, para procurar trabalho. Ele se achava uma pessoa com muita bagagem teórica e pouca prática. Após ter enviado o seu currículo para um monte de empresas sem ter muita sorte, ele começou a pegar alguns trabalhos temporários e, depois de um tempo neste ritmo, acabou conseguindo um trabalho integral em uma empresa de seguros.

Joe conta então, que foi pouco tempo depois que ele leu o livro Quem pensa Enriquece de Napoleon Hill, cuja leitura acabou tendo um grande impacto em como ele passaria a definir sucesso e sobre o que ele realmente queria fazer com a sua vida.

O fato curioso, mas que também não é tão curioso assim, é que eu comecei a ler este mesmo livro no ano passado, porém eu parei a sua leitura no sexto capítulo. Eu parei a leitura, pois eu não estava realizando as tarefas sugeridas no livro. E o que o livro ensina é justamente uma técnica aplicada pelos principais empresários de sucesso da história do mundo, que bem resumidamente, enfatiza que estes empresários se diferenciaram dos demais, porque eles anotaram os seus objetivos, confrontaram estes objetivos diariamente com as suas realizações e readequaram as suas ações para que os objetivos fossem atingidos, fazendo isso com persistência e no longo prazo. Foi exatamente isso que Joe passou a fazer e o que o guiou ao seu sucesso de hoje.

Os profissionais de marketing B2B que possuem uma estratégia documentada são mais eficazes do que aqueles que não possuem uma

A ligação entre esta história e o marketing de conteúdo, está baseada na importância de documentarmos a nossa estratégia de marketing de conteúdo para termos maiores chances de sucesso e é exatamente isso que a pesquisa mostra.

Profissionais de marketing B2B, que possuem uma estratégia documentada, são mais eficazes e menos desafiados por todos os aspectos do marketing de conteúdo, quando comparados com os seus pares, que têm apenas uma estratégia verbal ou nenhuma estratégia. Dos profissionais que dizem ter uma estratégia documentada, 60% consideram que a sua organização é eficaz. Em contraste, somente 32% daqueles que possuem uma estratégia verbal disseram serem eficazes. Complementando a receita de sucesso, 62% dos profissionais de marketing mais eficazes também disseram que seguem a sua estratégia muito de perto.

Para o Content Marketing Institute, e para nós também, a lição é clara: Se você quiser ser mais eficaz em marketing de conteúdo, reserve o tempo necessário para documentar a sua estratégia e segui-la de perto!

Vamos juntos?

Conforme disse, eu larguei a leitura do livro Quem pensa Enriquece de Napoleon Hill no sexto capítulo, pois eu não estava fazendo a minha “lição de casa”. Eu não estava anotando os meus objetivos e os acompanhando de perto. E porque eu não estava fazendo isso? A resposta é sempre a mesma, pois fazer isso requer tempo e dedicação. Nós temos uma estratégia de marketing de conteúdo bem clara para a HyTrade, e eu também tenho meus objetivos de vida bem claramente traçados, porém eles não estão documentados. Eu tenho minhas tarefas diárias bem documentadas no meu aplicativo Todoist e acompanho-as de perto diariamente, porém o que não tenho documentado é a nossa estratégia e os meus objetivos de médio e longo prazo.

Não tenho, porém não por muito tempo. Estou decidido a documentar a nossa estratégia de marketing de conteúdo e quero compartilhar este processo com você e convida-lo a vir nesta jornada conosco e a fazer o mesmo com a sua empresa.

Vamos juntos?

Caso positivo, faça download gratuitamente do meu e-Book e aprenda passo a passo como desenvolver uma estratégia vencedora de marketing de conteúdo, incluindo como documentar esta estratégia através da definição da sua missão de conteúdo.

Como criar uma estratégia vencedora de marketing de conteúdo

Sobre o Autor:Sócio-fundador da HyTrade, Ricardo é Estrategista Chefe e Presidente, responsável pelo comercial, marketing, desenvolvimento de novos negócios, parcerias e planejamento estratégico, além de editor e colunista do nosso blog. Conecte-se com Ricardo no LinkedIn.

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