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Cinco dicas sobre títulos que funcionam

por dionei

Por Fernando B. T. Leite

Quantos escritores já se depararam com a eventual dificuldade de criar um bom título para as postagens dos seus blogs? Se você escreve blogposts, livros, artigos para revistas ou jornais, revisões sobre temas variados, como filmes, peças de teatro, eventos diversos, etc., você já deve ter, por vez ou outra, experimentado essa dificuldade.

Fazendo uma revisão deste assunto, encontrei algumas publicações que podem ser úteis para ajuda-lo a escrever títulos que produzam melhores resultados, em termos de:

  1. Obter mais leitores
  2. Conseguir maior compartilhamento na mídia social
  3. Aparecer nas buscas das pesquisas online

Os autores Roger C. Parker, que publicou um artigo em dezembro de 2012, no site do Content Marketing Institute, com o título “Write the Best Titles for Content Marketing: A 10-Point Checklist” (Escreva os melhores títulos para o marketing de conteúdo: uma lista de dez pontos) e Darren Rowse, que publicou no site Problogger, em agosto de 2008, um artigo com o título “How to Craft Post Titles that Draw Readers Into Your Blog” (Como criar títulos de posts que atraiam a atenção dos leitores para o seu blog), nos quais citam uma série de sugestões sobre como escrever títulos que funcionam, entre as quais se destacam as seguintes:

1. O seu título deve prometer um benefício

Vamos examinar dois títulos diferentes:

  • ➤ Ferramentas e Técnicas de Desenho Gráfico e
  • ➤ Impressões que agradam: um guia sobre desenho básico para publicidade feita em computador

O primeiro exemplo simplesmente descreve um conteúdo. O segundo descreve os benefícios que os leitores aproveitarão. Numa escola primária, um dia o professor colocou na frente da classe um quadro com uma imagem e pediu para os alunos escreverem uma história baseada nessa imagem. Para minha surpresa, verifiquei que, dos cerca de 20 alunos da classe, apenas um realmente escreveu uma história, fruto da sua imaginação. Os demais simplesmente descreveram a imagem. Boas histórias atraem leitores!

2. Crie controvérsia ou debate

Recentemente, colegas de uma turma de uma faculdade foram solicitados a escrever, vários anos depois de formados, um pequeno texto sobre se algum colega deveria eventualmente ser homenageado, por algum motivo. Um dos que escreveram uma resposta criticou severamente um dos colegas que estava entre os mais populares da turma e que era favorito para receber a homenagem. Esse texto, uma vez divulgado, gerou um grande debate e atraiu enorme atenção de todos, resultando numa troca furiosa de e-mails.

3. Use boas palavras chave

Palavras chave são importantes por, pelo menos, duas razões:

➤ Elas atraem a atenção dos leitores que estão escaneando conteúdo;

➤ Elas são importantes para que a sua postagem tenha uma longa sobrevida, pois elas informam as search engines (máquinas de pesquisa) qual é o assunto do seu blog e o ajudam a ter uma boa classificação (leia mais sobre SEOs – Search Engines Optimization).

4. Faça o seu título comunicar especificidade e urgência

Use números como, por exemplo, “Seis passos para transformar o seu casamento de bom em espetacular”, ou como “Perdendo dez quilos em duas semanas”. Outro grande exemplo é o título do livro de Jay Conrad Levinson e Al Lautenswchlager “Marketing de Guerrilha em 30 dias”. Para quem possui uma empresa média ou pequena, este título significa como praticar um marketing ágil e eficaz, sem gastar rios de dinheiro em anúncios em veículos de massa.

5. Faça perguntas

Geralmente, as pessoas gostam de falar e de dar a sua opinião. Assim, faça perguntas que peçam opiniões pessoais, usando sempre a pergunta dirigida a “você”, como, por exemplo, “O que você acha deste governo”, ou “Qual é a sua opinião sobre a organização da Copa do Mundo”.

Veja aqui mais cinco dicas sobre títulos que funcionam

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1 Comentário

Marketing de conteúdo e PPC são a dupla com poder de raios laser 22 de dezembro de 2021 - 07:01

[…] a atenção através de títulos incríveis. Oitenta por cento das pessoas lerão seus títulos, mas apenas 20 por cento delas lerá seus conteúdos. Logo, o tempo que você gastar poderá nunca […]

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