Por Lisa Cannon
Os profissionais de e-mail marketing têm dificuldades para se antecipar aos concorrentes. Enviar o mesmo tipo de mensagem semana após semana pode desencadear uma diminuição no ritmo dos retornos. Mesmo assim, é amedrontador tentar alguma coisa nova e, além do mais, quem tem recursos para desenvolver novas estratégias de e-mail marketing dia sim dia não?
Esta é uma das muitas razões pelas quais Linda West, Gerente de Geração de Demanda da Act-On Software, recentemente uniu forças com Matt Byrd, Gerente de E-mail Marketing da Litmus, para apresentar as suas táticas futurísticas para melhorar os resultados das campanhas por e-mail. Estas dicas representam as últimas tendências e as melhores práticas das pessoas que conhecem este assunto, com exemplos que mostram como marcas líderes as estão colocando em ação.
A seguir, está uma lista dos tópicos que eles cobrem no webinar on-demand (sob demanda). Dê uma olhada e veja como muitos deles você poderia estar usando para conseguir mais conversões e melhores resultados para os seus programas por e-mail.
1. E-mail disparado por comportamento
As mensagens disparadas são enviadas automaticamente quando um usuário age (ou deixa de agir) de uma maneira específica. A ação pode incluir assistir a um vídeo, abandonar um carrinho de compras, baixar (fazer download) um documento, participar de um webinar, ou entrar num concurso. Esta é uma maneira comprovada de enviar a mensagem correta no momento adequado. Quando um e-mail é, ao mesmo tempo, oportuno e relevante, as taxas de cliques aumentam e, consequentemente, as conversões.
Mesmo sendo uma arma poderosa, os e-mails disparados são frequentemente pouco usados. Uma pesquisa da Marketing Sherpa indica que muitas empresas estão usando respostas automáticas para e-mails de boas vindas, de agradecimento e transacionais (como recibos). Entretanto, apenas 24% das empresas o estão usado para mensagens disparadas por uma data (como aniversários), e apenas 18% delas o usam em resposta a comportamento em websites. Isto significa que há uma grande probabilidade de você achar que essas mensagens disparadas são uma boa maneira do seu e-mail se sobressair na multidão que existe nas nossas caixas de entrada.
2. Os e-mails lideram programas estimulantes
Uma campanha conta gotas é um fluxo automático de e-mails com uma série de mensagens relacionadas, enviadas durante um determinado período de tempo. Tais e-mails são usados para diversos propósitos, que incluem testes gratuitos. Eles realmente brilham quando lideram programas estimulantes. Estes são uma série de e-mails progressivos designados a guiar um prospecto através de uma sequência de passos, cujo objetivo é aquecer um lead e deixa-lo pronto para ser convertido. Configurar um programa estimulante pode dar muito trabalho, mas ele pode levar a recompensas de longo prazo. Um único e-mail não pode conseguir o mesmo resultado que uma série de e-mails pode.
Além disso, você pode assegurar-se de que cada mensagem seja dirigida para onde está o prospecto no ciclo de vida, com conteúdo e mensagem personalizados para satisfazer os interesses e necessidades do prospecto. E esses leads, uma vez aquecidos, têm uma maior probabilidade de comprar mais, uma vez convertidos, porque eles estão mais bem informados. De acordo com a Marketing Sherpa, as marcas que estimulam leads têm um retorno sobre o investimento 45% maior do que as que não estimulam. E, de acordo com o Grupo Annuitas, leads estimulados compram 47% mais que os não estimulados.
3. Mídia embutida e interatividade
Simples e-mails funcionam bem, mas outra maneira de se destacar numa caixa de entrada atulhada é acrescentar algum toque especial. GIFs animados podem constituir uma tática eficaz para fazer o seu leitor olhar duas vezes. Eles podem ser uma boa maneira de demostrar uma característica de um produto, ou de acrescentar vida e profundidade a uma foto (veja alguns bons exemplos de cinemagraphs, que são ciclos animados realísticos). Um vídeo HTML5 pode ser outra maneira de acrescentar movimento e interesse ao seu e-mail, mas ele é apenas compatível com clientes de e-mail do Apple mail, do iPhone ou do iPad e do Outlook.com.
Os e-mails também podem ser interativos, o que é um desenvolvimento emocionante. Scratch-it (arranhe aqui) é uma nova tecnologia que cria e-mails com efeitos especiais semelhantes aos de um bilhete de loteria de arranhar. Embora seja fácil de perceber como essa tecnologia vai cansar rapidamente, ela é uma forma interessante de se destacar numa caixa de entrada cheia de mensagens.
4. Projeto e-mail responsivos
O uso de dispositivos móveis está explodindo, especialmente quando se tratar de e-mails. Sendo profissionais de marketing, nós sabemos disso. De acordo com EmailClientMarketShare.com, 43% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis. Este é um crescimento de 400% em apenas três anos. Portanto, se você não está configurando os seus e-mails para serem lidos em dispositivos móveis, você está perdendo uma enorme porcentagem da sua audiência. Então é importante entender o uso dos dispositivos móveis pela sua própria audiência. Algumas organizações acham que os seus clientes e prospectos raramente usam e-mails em dispositivos móveis. Mas, isto vai provavelmente mudar, à medida que os dispositivos móveis tornam-se cada dia mais onipresentes.
Responsivo é uma abordagem avançada de projeto designada para responder ao tamanho da tela do leitor. Isto significa que o conteúdo será redimensionado, recolocado, ou removido com base no dispositivo que está sendo usado pelo cliente. Algumas formas de certificar-se que os e-mails serão recebidos por dispositivos móveis incluem:
- ☑ Usar uma única coluna de conteúdo
- ☑ Criar uma forte hierarquia visual
- ☑ Fazer botões grandes
- ☑ Otimizar o texto do título
Você pode também usar ferramentas como Litmus (que é facilmente integrada na prévia de e-mail do Act-On), para ver como o seu e-mail vai ficar em diferentes tipos de dispositivos e de leitores móveis.
5. Híper direcionamento
Este termo foi cunhado pelo Myspace em 2007. Basicamente, ele significa uma segmentação baseada em interesse. Você provavelmente já cria listas de segmentos para enviar e-mails, cujo conteúdo é dirigido a diferentes pessoas, com base nas suas atividades, títulos e comportamentos. Mas, com conteúdo dinâmico, você pode ser ainda mais específico. De fato, usando conteúdo dinâmico, você pode criar um único e-mail que pode ter milhares de combinações diferentes e de convites para ação.
Criando várias diferentes versões de conteúdo, relevante para algum fator específico (por exemplo, um comportamento de compra de um cliente) você pode aumentar os engajamentos e as conversões. Cada comprador potencial deve ser reconhecido como um indivíduo, com necessidades próprias e que evoluem. O conteúdo dinâmico é uma grande maneira de criar marketing mais personalizado e feito sob medida para os interesses de cada tipo de cliente.
Entre no futuro do marketing por e-mails
Os e-mails foram uma das primeiras técnicas de marketing online realmente eficazes, e ainda é uma das mais bem sucedidas. Mas, a maioria dos programas de e-mail está apenas arranhando a superfície do que é possível fazer. Assista a este webinar on demand (em inglê) para ter uma visão de perto das muitas táticas avançadas de e-mails que hoje estão disponíveis. Veja exemplos reais de marcas de sucesso como Pizza Hut, Hipmunk, Bank of America, AutoTrader e outras. Descubra como os profissionais de marketing que pensam adiante estão criando experiências estimulantes, personalizadas e interativas para as suas audiências, e obtendo uma enorme vantagem sobre a concorrência.
Para assistir ao webinar, clique na imagem:
Sobre a Autora: Lisa Cannon é uma escritora e editora sênior na Act-On Software, baseada em Portland, nos EUA. Ela possui mais de 25 anos de experiência como redatora de marketing, diretora editorial e gosta de especializar-se em transformar temas complexos e técnicos em textos de fácil compreensão.
Fonte: Act-On Software
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
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