A mídia social já deixou de ser uma novidade há muito tempo. Ela é uma parte crítica da sua estratégia de conteúdo e, como as outras táticas que você usa, ela precisa ser monitorada e medida, para que você possa gastar sabiamente o seu tempo e dinheiro e, ao mesmo tempo, obter o melhor retorno possível.
Antes de mergulharmos em como fazer isto, vamos dar uma rápida olhada nos últimos dados estatísticos sobre a mídia social:
- 3 bilhões de pessoas são usuários ativos da Internet. Isto é quase a metade da população do mundo.
- Há um pouco mais de 2 bilhões de contas sociais.
A eMarketer nos diz que dois em cada cinco pessoas no Brasil utilizam redes sociais pelo menos uma vez por mês. E, em 2013, o analista da Forrester Zachary Reuss-Davis concluiu que “todo mundo usa a mídia social para trabalhar”.
A mídia social também começou a ser um condutor digno de nota de tráfico para os websites. Dependendo de quem você lê, o social é responsável por 31% do tráfico do website… ou por 5% dele.
Portanto, se você for um profissional ativo de marketing de conteúdo, você provavelmente está usando um ou mais canais da mídia social.
Você sabe se a sua mídia social está tendo um bom desempenho?
Uma coisa é sentir que a sua mídia social está funcionando; outra coisa é saber com certeza. Você não pode depender dos números de outras pessoas para iluminar o seu caminho (ou convencer o seu patrão, quando é ele que determina o seu orçamento para o trimestre seguinte). Estudos realizados por outros ramos de atividades, ou por grupos auto selecionados, podem não ser aplicáveis ao seu caso, mesmo que um pouco, e poderiam ser enganadores.
A boa notícia é que você pode depender dos seus próprios números, uma vez que você os obtenha, e eles não são tão difíceis de serem obtidos. Comece a fazer a sua auditoria da mídia social e, então a refine e repita de acordo com uma programação.
O que é uma auditoria de mídia social?
Uma auditoria de mídia social é uma revisão e o exame de toda a presença de uma pessoa ou organização na mídia social. Isto significa estudar perfis, conteúdo, posts, frequência de postagens e engajamento de audiência na mídia social e seus pontos fortes e fracos. A meta desta revisão é coletar dados que lhe darão padrões e, a partir deles, você terá percepções de como você pode otimizar o seu retorno sobre o investimento, e melhorar o seu desempenho nos canais da mídia social para conseguir os melhores retornos.
A sua auditoria da mídia social começa por identificar os canais que produzem os seus melhores ganhos. Analisa-los pode ajuda-lo a descobrir o que fazer para impulsionar o seu tráfico social de encaminhamentos e também destacar os gostos da sua audiência. Estas percepções podem ajuda-lo a construir uma estratégia de conteúdo melhor e mais conversora, que conecte profundamente com a sua demografia alvo. Ligar os esforços da mídia social diretamente ao tráfico da web é uma métrica que você pode considerar rastrear. Usar uma tecnologia que permita a captura e a atribuição de leads pode leva-lo além do tráfico total e do engajamento (que são bons) e ligar estes visitantes e suas interações a dinheiro real (o que é ainda melhor).
Em primeiro lugar, conheça os seus clientes
Antes que você possa mergulhar na avaliação do conteúdo e das interações nos diferentes canais da mídia social, assegure-se de ter um profundo conhecimento da sua audiência. Olhe para os seus melhores clientes, aqueles que você quer replicar. Melhor ainda, escute-os.
Você deve saber quais são as respostas para estas perguntas sobre a sua audiência alvo:
- Em quais canais eles estão?
- A quais tópicos eles respondem?
- Sobre o que eles falam na mídia social?
- Quais hashtags eles usam?
- Quais são as dores e os desafios deles?
- Como eles interagem em geral com os diferentes tipos de conteúdo?
- Como eles interagem com os seus concorrentes?
- Você tem clientes potenciais em diferentes segmentos, que se preocupam com coisas diferentes?
Tenha a certeza de conhecer a sua audiência para que você possa criar conteúdo social que responda a perguntas, provoque o seu interesse e os leve a engajar com você através de curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques e visitas à web.
Comece a fazer a sua auditoria
Programar uma auditoria de mídia social pode levar tempo, mas a sua preparação será recompensada e fará ser mais bem organizada, e correr da maneira mais suave. E você estabelecerá um processo para repeti-la e isto será até um melhor investimento relacionado ao tempo.
Construa uma planilha
Crie uma planilha que satisfaça as suas necessidades. As coisas a serem rastreadas podem incluir as plataformas de mídia social com as quais você engajar, os seus perfis, o número de seguidores, possivelmente qual foi a sua última atividade, etc.
Este documento registrará os seus achados e apoiará as suas análises quando a auditoria estiver terminada.
Não há uma maneira correta para construir a planilha para abrigar os dados que você acumular. Mantenha as coisas de uma maneira que foque nas metas da sua equipe e de modo que faça sentido, no longo prazo, para você e para a sua equipe.
Conhecimento claro dos indicadores chave de desempenho e das metas da empresa
Comece por um conjunto de métricas que você quiser ver. Dependendo da sua empresa, você pode considerar:
Métricas que mostram alcance:
- Curtidas
- Seguidores
- Visualizações
- Subscritores
Métricas que mostram engajamento:
- Compartilhamentos
- Retuites
- Comentários
- Downloads
Métricas que mostram receita:
- Leads, oportunidades e fechamento de vendas atribuídos ao social
- Oportunidades de serviço que retêm clientes
O que você fará
Agora que você conhece as suas metas, audiência alvo e tem onde rastrear a informação, está na hora de dar o passo seguinte do processo de auditoria. Há algumas coisas chaves que você deve revisar e registrar antes de planejar quais ajustes devem necessariamente ser feitos na sua estratégia de mídia social:
Verificação de perfis
Verifique as suas contas de mídia social para ter a certeza de que elas são consistentes, em relação às mensagens e totalmente atualizadas. Tipicamente, isto cobrirá itens como:
- Fotos e títulos dos perfis: Verifique cada um deles para ter certeza de que eles estão otimizados para a plataforma na qual eles estão. Os tamanhos e as áreas visíveis são importantes em múltiplos dispositivos. Veja este guia para garantir que você está pronto.
- Descrições: Algumas plataformas chaves da mídia social lhe dão espaço limitado, portanto, seja conciso.
- Links: Tenha a certeza de que todos os links do seu perfil (da sua empresa ou conteúdo) estejam atualizados.
- Nome da empresa, endereço e número de telefone: Tenha a certeza de que todos estejam atualizados e consistentes com o que está no website.
Disputas de conteúdo
Faça um inventário do conteúdo que você tem publicado e anote os posts, tuites e compartilhamentos que envolvem cada item. Veja as áreas nas quais você deve focar ao fazer isto:
- Meta do conteúdo: Para atingir qual meta foi este conteúdo criado? Como ele está funcionando?
- Engajamento: Quantas pessoas estão interagindo com o conteúdo? Estas são pessoas que o compartilharam, fizeram comentários sobre ele, ou clicaram em quaisquer links a ele associados. Isto pode ajuda-lo a identificar o conteúdo que tem bom desempenho, e que vai além de uma aprovação (por exemplo, curtidas) para engajamento.
- Impressões: Quantas pessoas o viram?
- Relevância: O conteúdo permanece sendo relevante para a sua audiência por um maior período de tempo (potencialmente para sempre)? Os posts que você está compartilhando devem usar dados atualizados e devem abordar problemas e tópicos que estão no topo das mentes dos seus prospectos.
- Conversões: Isto pode exigir um pouco mais de pesquisa para descobrir, mas com a tecnologia correta para entregar percepção de atribuições, você pode ver qual conteúdo está fazendo entrar dinheiro na sua empresa.
Análise da concorrência
É muito importante saber o que a sua concorrência está fazendo no seu espaço, e como você se compara com ela na mídia social. Veja de perto os perfis deles da mesma maneira pela qual você está revisando os seus e documente também as mudanças deles.
Aqui, eu não entrarei em muitos detalhes, mas, há uma tonelada de grandes recursos e serviços para ajuda-lo a analisar a sua concorrência. Veja alguns deles:
Procure pontos fracos e oportunidades para ter um melhor desempenho que os seus concorrentes.
Isto não deve ser feito apenas uma vez
Os canais da mídia social irão mudar, a sua audiência evoluirá e os gostos adaptar-se-ão, no decorrer do tempo, em relação às diferentes táticas. Auditar a sua mídia social é um processo contínuo, que não pode ser feito apenas uma vez e esquecido.
Dependendo da frequência da sua criação de conteúdo e da ferocidade da sua estratégia de mídia social, você pode realizar uma auditoria entre uma a quatro vezes por ano. Como a estrutura da sua planilha de auditoria, não há uma resposta certa, quando se tratar de determinar a frequência da sua revisão.
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Sobre a autora: Jahvita Rastafari é a Gerente de Mídia Social da Act-On Software, Inc., responsável pela criação, execução e medida dos programas multicanais sociais da Act-On.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
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