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Como fazer uma auditoria de mídia social: meça o que for importante

por dionei

Por Jahvita Rastafari

A mídia social já deixou de ser uma novidade há muito tempo. Ela é uma parte crítica da sua estratégia de conteúdo e, como as outras táticas que você usa, ela precisa ser monitorada e medida, para que você possa gastar sabiamente o seu tempo e dinheiro e, ao mesmo tempo, obter o melhor retorno possível.

Antes de mergulharmos em como fazer isto, vamos dar uma rápida olhada nos últimos dados estatísticos sobre a mídia social:

  • 3 bilhões de pessoas são usuários ativos da Internet. Isto é quase a metade da população do mundo.
  • Há um pouco mais de 2 bilhões de contas sociais.

auditoria de mídia social

A eMarketer nos diz que dois em cada cinco pessoas no Brasil utilizam redes sociais pelo menos uma vez por mês. E, em 2013, o analista da Forrester Zachary Reuss-Davis concluiu que “todo mundo usa a mídia social para trabalhar”.

A mídia social também começou a ser um condutor digno de nota de tráfico para os websites. Dependendo de quem você lê, o social é responsável por 31% do tráfico do website… ou por 5% dele.

Portanto, se você for um profissional ativo de marketing de conteúdo, você provavelmente está usando um ou mais canais da mídia social.

Você sabe se a sua mídia social está tendo um bom desempenho?

Uma coisa é sentir que a sua mídia social está funcionando; outra coisa é saber com certeza. Você não pode depender dos números de outras pessoas para iluminar o seu caminho (ou convencer o seu patrão, quando é ele que determina o seu orçamento para o trimestre seguinte). Estudos realizados por outros ramos de atividades, ou por grupos auto selecionados, podem não ser aplicáveis ao seu caso, mesmo que um pouco, e poderiam ser enganadores.

A boa notícia é que você pode depender dos seus próprios números, uma vez que você os obtenha, e eles não são tão difíceis de serem obtidos. Comece a fazer a sua auditoria da mídia social e, então a refine e repita de acordo com uma programação.

O que é uma auditoria de mídia social?

Uma auditoria de mídia social é uma revisão e o exame de toda a presença de uma pessoa ou organização na mídia social. Isto significa estudar perfis, conteúdo, posts, frequência de postagens e engajamento de audiência na mídia social e seus pontos fortes e fracos. A meta desta revisão é coletar dados que lhe darão padrões e, a partir deles, você terá percepções de como você pode otimizar o seu retorno sobre o investimento, e melhorar o seu desempenho nos canais da mídia social para conseguir os melhores retornos.

A sua auditoria da mídia social começa por identificar os canais que produzem os seus melhores ganhos. Analisa-los pode ajuda-lo a descobrir o que fazer para impulsionar o seu tráfico social de encaminhamentos e também destacar os gostos da sua audiência. Estas percepções podem ajuda-lo a construir uma estratégia de conteúdo melhor e mais conversora, que conecte profundamente com a sua demografia alvo. Ligar os esforços da mídia social diretamente ao tráfico da web é uma métrica que você pode considerar rastrear. Usar uma tecnologia que permita a captura e a atribuição de leads pode leva-lo além do tráfico total e do engajamento (que são bons) e ligar estes visitantes e suas interações a dinheiro real (o que é ainda melhor).

Em primeiro lugar, conheça os seus clientes

Antes que você possa mergulhar na avaliação do conteúdo e das interações nos diferentes canais da mídia social, assegure-se de ter um profundo conhecimento da sua audiência. Olhe para os seus melhores clientes, aqueles que você quer replicar. Melhor ainda, escute-os.

Você deve saber quais são as respostas para estas perguntas sobre a sua audiência alvo:

  • Em quais canais eles estão?
  • A quais tópicos eles respondem?
  • Sobre o que eles falam na mídia social?
  • Quais hashtags eles usam?
  • Quais são as dores e os desafios deles?
  • Como eles interagem em geral com os diferentes tipos de conteúdo?
  • Como eles interagem com os seus concorrentes?
  • Você tem clientes potenciais em diferentes segmentos, que se preocupam com coisas diferentes?

Tenha a certeza de conhecer a sua audiência para que você possa criar conteúdo social que responda a perguntas, provoque o seu interesse e os leve a engajar com você através de curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques e visitas à web.

Comece a fazer a sua auditoria

Programar uma auditoria de mídia social pode levar tempo, mas a sua preparação será recompensada e fará ser mais bem organizada, e correr da maneira mais suave. E você estabelecerá um processo para repeti-la e isto será até um melhor investimento relacionado ao tempo.

Construa uma planilha

Crie uma planilha que satisfaça as suas necessidades. As coisas a serem rastreadas podem incluir as plataformas de mídia social com as quais você engajar, os seus perfis, o número de seguidores, possivelmente qual foi a sua última atividade, etc.

Este documento registrará os seus achados e apoiará as suas análises quando a auditoria estiver terminada.

auditoria de mídia social

Não há uma maneira correta para construir a planilha para abrigar os dados que você acumular. Mantenha as coisas de uma maneira que foque nas metas da sua equipe e de modo que faça sentido, no longo prazo, para você e para a sua equipe.

Conhecimento claro dos indicadores chave de desempenho e das metas da empresa

Comece por um conjunto de métricas que você quiser ver. Dependendo da sua empresa, você pode considerar:

Métricas que mostram alcance:

  • Curtidas
  • Seguidores
  • Visualizações
  • Subscritores

Métricas que mostram engajamento:

  • Compartilhamentos
  • Retuites
  • Comentários
  • Downloads

Métricas que mostram receita:

  • Leads, oportunidades e fechamento de vendas atribuídos ao social
  • Oportunidades de serviço que retêm clientes

O que você fará

Agora que você conhece as suas metas, audiência alvo e tem onde rastrear a informação, está na hora de dar o passo seguinte do processo de auditoria. Há algumas coisas chaves que você deve revisar e registrar antes de planejar quais ajustes devem necessariamente ser feitos na sua estratégia de mídia social:

Verificação de perfis

Verifique as suas contas de mídia social para ter a certeza de que elas são consistentes, em relação às mensagens e totalmente atualizadas. Tipicamente, isto cobrirá itens como:

  • Fotos e títulos dos perfis: Verifique cada um deles para ter certeza de que eles estão otimizados para a plataforma na qual eles estão. Os tamanhos e as áreas visíveis são importantes em múltiplos dispositivos. Veja este guia para garantir que você está pronto.
  • Descrições: Algumas plataformas chaves da mídia social lhe dão espaço limitado, portanto, seja conciso.
  • Links: Tenha a certeza de que todos os links do seu perfil (da sua empresa ou conteúdo) estejam atualizados.
  • Nome da empresa, endereço e número de telefone: Tenha a certeza de que todos estejam atualizados e consistentes com o que está no website.

Disputas de conteúdo

Faça um inventário do conteúdo que você tem publicado e anote os posts, tuites e compartilhamentos que envolvem cada item. Veja as áreas nas quais você deve focar ao fazer isto:

  • Meta do conteúdo: Para atingir qual meta foi este conteúdo criado? Como ele está funcionando?
  • Engajamento: Quantas pessoas estão interagindo com o conteúdo? Estas são pessoas que o compartilharam, fizeram comentários sobre ele, ou clicaram em quaisquer links a ele associados. Isto pode ajuda-lo a identificar o conteúdo que tem bom desempenho, e que vai além de uma aprovação (por exemplo, curtidas) para engajamento.
  • Impressões: Quantas pessoas o viram?
  • Relevância: O conteúdo permanece sendo relevante para a sua audiência por um maior período de tempo (potencialmente para sempre)? Os posts que você está compartilhando devem usar dados atualizados e devem abordar problemas e tópicos que estão no topo das mentes dos seus prospectos.
  • Conversões: Isto pode exigir um pouco mais de pesquisa para descobrir, mas com a tecnologia correta para entregar percepção de atribuições, você pode ver qual conteúdo está fazendo entrar dinheiro na sua empresa.

Análise da concorrência

É muito importante saber o que a sua concorrência está fazendo no seu espaço, e como você se compara com ela na mídia social. Veja de perto os perfis deles da mesma maneira pela qual você está revisando os seus e documente também as mudanças deles.

Aqui, eu não entrarei em muitos detalhes, mas, há uma tonelada de grandes recursos e serviços para ajuda-lo a analisar a sua concorrência. Veja alguns deles:

Procure pontos fracos e oportunidades para ter um melhor desempenho que os seus concorrentes.

Isto não deve ser feito apenas uma vez

Os canais da mídia social irão mudar, a sua audiência evoluirá e os gostos adaptar-se-ão, no decorrer do tempo, em relação às diferentes táticas. Auditar a sua mídia social é um processo contínuo, que não pode ser feito apenas uma vez e esquecido.

Dependendo da frequência da sua criação de conteúdo e da ferocidade da sua estratégia de mídia social, você pode realizar uma auditoria entre uma a quatro vezes por ano. Como a estrutura da sua planilha de auditoria, não há uma resposta certa, quando se tratar de determinar a frequência da sua revisão.

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Sobre a autora: Jahvita Rastafari é a Gerente de Mídia Social da Act-On Software, Inc., responsável pela criação, execução e medida dos programas multicanais sociais da Act-On.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

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