Histórias são ferramentas incríveis para a disseminação boca a boca. Elas são maneiras naturais das pessoas falarem umas com as outras, elas são memoráveis e estão em todo lugar. Toda empresa tem uma história, seja sobre a sua própria história, a sua cultura, ou sobre a sua atividade diária. O problema: muitas empresas tentam conta-la através de comunicados de imprensa demasiadamente recheados, ou através de um discurso de marketing.
Veja, a seguir, como três empresas estão contando a sua história da maneira correta:
- Conte uma longa história
- Componha uma música
- Compartilhe um manifesto
1. Conte uma longa história
Todo profissional de marketing lhe dirá para fazer vídeos curtos, que você está abusando da paciência da sua audiência além dos limites, quando ultrapassa 10 segundos, ou, talvez, até menos. Mas, boas histórias nem sempre cabem em comerciais de 30 segundos. Às vezes, você precisa de 27 minutos e 52 segundos. A Patagonia (um fabricante de roupas esportivas) produziu um lindo filme chamado “Worn Wear: A Film about the Stories We Wear” (Roupa usada: Um filme sobre as histórias do que nós usamos). É um documentário sobre qualidade, destacando o fundador da Patagonia e um grupo de notáveis histórias de pessoas que compram os seus produtos e os usam para sempre. O filme transmite a poderosa mensagem que a sua história merece ser contada, não importando quanto tempo seja necessário para fazer isso – uma ótima mensagem, por si só, para disseminação boca a boca.
2. Componha uma música
A GE* (General Electric) é uma das primeiras marcas que vêm à mente quando você pensa num estereótipo chato de empresas B2B fazendo coisas emocionantes. O seu recente projeto não é diferente: uma amostragem de sons de 1.000 diferentes turbinas de avião a jato. A história: a GE grava os sons das turbinas de jatos em seus laboratórios e galpões para ter amostras de áudio para solucionar problemas deles no campo. A empresa deu estas gravações para um compositor, com o objetivo de compor uma música chamada “Drop Science” (A ciência em gotas) e divulga-la no SoundCloud, BitTorrent, e no YouTube. Com mais de 425.000 visualizações no YouTube e mais de 1,7 milhões de downloads da música, isto significa um monte de gente que ficou sabendo mais sobre o que ocorre atrás das cenas na GE. Bônus: as músicas são ótimas ferramentas para a disseminação boca a boca, especialmente se forem fáceis de baixar e de compartilhar.
3. Compartilhe um manifesto
Os seus clientes estão dispostos a comentar a sua mensagem quando elas falam sobre eles. Eles não compartilham slogans, eles compartilham manifestos. É por isso que a Zumba, uma empresa construída em cima da disseminação boca a boca, fez cartazes motivacionais do seu manifesto, que dizem coisas como “Você está tão feliz, que isto é contagioso” e compartilhou todos para serem baixados do seu site. Esta é uma enorme mensagem de publicidade da Zumba embalada nos bons sentimentos advindos de fazer parte de alguma coisa.
Você está dando aos seus clientes uma oportunidade de mostrar que eles são parte da sua história?
Fonte: WordofMouth.org
Foto de: Patagonia
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
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