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Os fundamentos das landing pages, parte 3: como otimizar as suas landing pages

por dionei

Por Melissa Wagner

Na parte 1 dos fundamentos das landing pages, nós cobrimos a anatomia de uma landing page de sucesso e, na parte 2, nós discutimos como impulsionar as conversões da sua landing page através de ótimos textos e de ofertas atraentes. Agora, nós concluiremos esta série de três partes mostrando como testar e otimizar as suas landing pages.

Com base no que você aprendeu nas partes 1 e 2 desta série, você construiu a sua landing page, aperfeiçoou o texto, criou uma oferta atraente e criou o formulário perfeito. Agora, está na hora de seguir adiante e focar no próximo projeto, certo? Errado!

Testar e otimizar a sua landing page deve ser uma parte normal do processo das suas campanhas. Você se surpreenderá de vez em quando, e, quando você testar, você saberá cada vez mais sobre as suas audiências e ao que elas respondem. O que é mais importante, mesmo pequenos aprimoramentos podem significar uma mudança exponencial quando você falar de conversões.

Para começar, vamos falar um pouco sobre como você deve realizar os testes. Então, nós discutiremos os diferentes elementos a serem testados na sua landing page. Nós também incluiremos, ao longo desta discussão, alguns exemplos de páginas da Act-On.

Como testar

Há dois métodos principais para testar.

Testes A/B

Esta abordagem testa uma landing page contra outra. A única diferença entre as duas páginas é um único elemento, como a cor do botão para fazer download. Este teste mostra de forma conclusiva se a mudança deste único elemento impacta a sua taxa de conversões.

otimizar as suas landing pages

Prós: Este é o teste mais fácil de realizar e requer menos recursos. Ele permite que você obtenha uma percepção sobre como as suas audiências respondem a um elemento específico da sua página. No exemplo citado, você é capaz de determinar se a mudança da cor do seu botão para fazer download aumenta as conversões.

Contras: Quando você estiver testando apenas um elemento, os testes A/B não revelarão qualquer informação sobre a interação entre variáveis numa única página.

Testes multivariados

Este método é muito mais complexo que o teste A/B. Ele envolve testar múltiplos elementos de uma landing page em várias combinações.

otimizar as suas landing pages

Prós: Ele pode revelar mais sobre a interação de vários elementos uns com os outros na mesma landing page. Testando múltiplas variações, você pode determinar qual é a melhor combinação de elementos para a sua landing page. No exemplo mencionado, você deve ser capaz de determinar qual combinação da cor do botão e dos tipos de formulário produz as melhores conversões.

Contras: Estes testes consomem mais recursos, pois você precisará construir tantas landing pages quantas combinações você quiser testar. Ademais, isto requer um maior tamanho da amostra, para obter suficientes conversões que permitam determinar o resultado.

otimizar as suas landing pagesFerramenta de teste

Você precisará de uma ferramenta de teste para realizar estes testes com a sua landing page. Veja, a seguir, uma lista de critérios que você deve usar para escolher uma ferramenta de testar. A tecnologia certa deve permitir que você:

  • Configure facilmente o controle (A) e a landing page alternativa (B)
  • Escolha o método para testar
  • Defina o período de teste
  • Mostre e reporte os resultados

O que testar

É aqui que isto começa a ficar divertido. Você pode testar quase qualquer elemento de uma página. Veja, a seguir, apenas algumas ideias para começar:

Elementos do design

  1. Botões: Há diversas mudanças que você pode fazer no seu botão atual. Teste o tamanho, a forma, a cor e a localização na landing page.
  1. Imagens: Tente testar diferentes tipos de fotos. A sua audiência responde melhor a fotos ou ilustrações? Imagens animadas ou estáticas? Em preto e branco ou em cores? Teste uma landing page com ou sem uma imagem. Teste vídeos em comparação com fotos. Teste um GIF animado comparado a um estático.
  1. Layout da página: Mova os diferentes elementos da página para determinar se layouts específicos criam mais conversões. Um formulário fica melhor se for colocado no lado direito ou no esquerdo da página? Deve o botão da CPA estar na parte superior ou inferior da página? Ou em ambos os locais?

Elementos do texto

  1. Título: Teste diferentes textos de título. Tente mudar o tamanho ou a cor da fonte. Teste usar personalização no título.
  1. Corpo do texto: Você pode testar a extensão (mais longo e descritivo ou conciso) e o tom (divertido/amistoso comparado a profissional/especializado) do corpo do texto. Você também pode testar diferentes declarações de benefícios para determinar quais benefícios a sua audiência considera mais valiosos.
  1. Chamada para ação: Teste diferentes tipos de CPAs. Seja criativo! Ao invés de “Faça download agora”, que tal tentar “Pegue o seu e-Book”? “Assista ao vídeo” em comparação com “Dê um passeio por”. “Teste grátis” comparado a “Teste-me agora”. “Acesse a ferramenta” versus “Faça download da ferramenta”. Acrescente ou tire um ponto de exclamação. Há muitas variações da sua atual CPA que podem gerar mais conversões. Portanto, olhe e veja quais alternativas você pode testar.

otimizar as suas landing pages

Formulários

  1. Número de campos: Teste diferente número de campos para submissão, para determinar a quantidade correta de campos que você precisa nos seus formulários. A quantidade perfeita o ajudará reduzir a fricção, e também permitirá que você obtenha dados suficientes para a sua equipe de vendas.
  1. Tipos de formulários: Há muitas diferentes formas e tipos e alguns podem converter mais que outros. Tente testar formulários com uma lista suspensa que aparece logo abaixo quando você coloca o cursor sobre o título, ao invés de caixas de seleção. Escolha múltipla comparada com formulários para serem preenchidos. Botões de rádio versus caixas de marcação (quadradinhos). Nós descobrimos que as listas suspensas são muito mais fáceis para serem submetidas em dispositivos móveis, logo, se a sua audiência está principalmente concentrada em dispositivos móveis, tente este tipo de formulário.

otimizar as suas landing pagesOfertas

Uma vez que as ofertas são chave para determinar se a página irá converter, esta é uma importante variável que deve ser testada. Testar as ofertas permitirá que você determine o que a sua audiência acha valioso. Se a sua oferta for uma peça de conteúdo, teste para ver se a sua audiência prefere e-Books ou documentos técnicos (whitepapers). Se for uma oferta de preço, teste se o percentual de desconto tem um desempenho melhor que uma oferta de frete grátis.

Preparar, apontar, fogo!

Nós cobrimos os principais componentes de uma landing page de sucesso e você aprendeu como escrever um ótimo texto, criar ofertas atraentes e testar as suas landing pages. Agora, está na hora de nos divertirmos um pouco. Lembre-se de que criar, testar e então otimizar a sua landing page deve ser um processo contínuo. Portanto… prepare, aponte e fogo!

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Sobre a autora: Melissa Wagner é uma Gerente de Programas de Marketing da Act-On, especializada em programas e em campanhas para geração de demanda. Ela tem 20 anos de experiência em marketing de tecnologia, em empresas que incluem TeleTech, Qwest, Stratagene, Altera e Fujitsu.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

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1 Comentário

A otimização do ciclo de vida dos clientes: porque isto é importante e como melhora-la - HyTrade Inbound Marketing 26 de março de 2022 - 09:16

[…] do pedido inicial e do valor do ciclo de vida dos clientes – o desempenho é pior que o da sua landing page […]

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