Por Aaron Bolshaw
Os profissionais de e-mail marketing amam as grandes listas de e-mails. Cada endereço representa um lead potencial, uma possível venda e uma maneira de obter mais receita. Aumentar as suas listas é uma parte importante de uma estratégia saudável de e-mail marketing. Mas, há uma diferença entre grande e saudável. Para ter certeza de que você está aumentando a sua lista de uma maneira sustentável, é importante entender a diferença entre as estratégias de crescimento, bem como quais são os benefícios e os percalços de cada uma delas.
Tome cuidado com as listas compradas
Talvez a sua empresa esteja apenas começando. Ou talvez você tenha finalmente decidido que está na hora de começar com o e-mail marketing, mas você não tem nenhum endereço de e-mail na sua base de dados. Pode ser tentador comprar ou alugar uma lista de e-mails para começar, mas este pode ser um grande erro.
Se você enviar uma única campanha para pessoas que não optaram por subscrever os seus e-mails, você tem, teoricamente, o potencial para alcançar mais prospectos. Entretanto, esses destinatários não estão esperando as suas mensagens e, portanto, você também corre o risco de ter as suas mensagens classificadas como spam. E, se você continuar a fazer envios ao acaso a destinatários não engajados, você está pedindo por uma queixa de abuso. Ademais, as listas compradas frequentemente têm altas taxas de rejeição, o que pode causar problemas para a sua capacidade de entrega. Pior ainda, as listas compradas podem conter armadilhas de spam, o que poderia coloca-lo em uma lista negra. Assista este webinar sob demanda para aprender mais sobre como evitar as armadilhas de spam e as listas negras.
Se você enviar e-mails para audiências internacionais fora dos Estados Unidos, você precisa tomar um cuidado especial (e na economia de hoje, isto pode acontecer com qualquer um de nós). Outros países têm leis mais rigorosas que as dos Estados Unidos. E, se você estiver comercializando para gente nos Estados Unidos, você deve ter certeza absoluta que não há ninguém do Canadá na sua lista. Porque, graças à Lei Antispam do Canadá (CASL), os dias dos que não optaram por subscrever acabaram, pelo menos para os cidadãos canadenses. Olhe este infográfico para ver se a CASL não se aplica a você e leia sobre os requisitos da CASL para ter certeza de que você está atualizado.
Clientes? Sim. E-mails? Não.
Se você estiver apenas começando com o e-mail marketing, você pode ter muitos nomes, mas não ter os endereços de e-mail a quem enviar os seus e-mails. Se este for o seu caso, você pode usar um serviço que irá anexar os e-mails. Isto significa tomar dados de clientes conhecidos (nome, sobrenome e endereço físico) e confronta-los com uma base de dados para achar os endereços de e-mail. Esta abordagem também apresenta riscos. Os vendedores de anexação de e-mails algumas vezes confrontam um endereço postal parcial. E, não importa o que você fizer, você precisará sempre ter permissão para enviar e-mails aos seus clientes, antes de começar a enviar mensagens eletrônicas a eles.
A melhor abordagem, se você tiver uma grande lista de clientes e zero endereços de e-mail, é usar os endereços físicos para começar a obter os endereços de e-mail. Veja, a seguir, algumas ideias:
- Envie um cartão postal com uma oferta especial e estimule os clientes para ir online para receber a oferta. Ofereça na landing page uma maneira fácil deles subscreverem os seus e-mails.
- Acrescente uma promoção a uma newsletter numa correspondência física, como faturas, extratos de contas, ou folhetos.
- Hospede um evento para comparecimento pessoal ou uma festa de agradecimento aos clientes e peça os endereços de e-mail para que eles entrem num sorteio. Não se esqueça de incluir um pedido de subscrição em cada formulário de participação.
Cada endereço de e-mail na sua base de dados deve também estar associado à informação se o cliente subscreveu as suas mensagens. Se não tiver, você não saberá se tem permissão de enviar mensagens a ele, o quliorna esses endereços menos valiosos para você.
Agora que você já sabe o que não deve fazer, vamos ver como as subscrições em dobro e centros de preferência podem ajuda-lo a construir listas de e-mails maiores e mais saudáveis.
Obter permissão
Configurar uma página de subscrição ou centro de preferência é uma grande maneira de começar a obter endereços de e-mail e permissões. E, de bonificação, você pode coletar preferências de conteúdo, para descobrir no que as suas audiências estão interessadas e começar a enviar esses conteúdos. Esta é uma ótima maneira de melhorar o engajamento, que também irá impulsionar a capacidade de entrega.
Pode ser tentador marcar antecipadamente os quadradinhos da sua página de subscrição e, portanto, se o seu destinatário não fizer nada (ou se esquecer de preencher o quadradinho) eles concordaram em receber as suas mensagens. Apenas lembre que, embora preencher antecipadamente os quadradinhos seja legal nos Estados Unidos, esta prática é ilegal no Canadá e em muitos outros países. Quando você tiver um quadradinho já antecipadamente preenchido, você supõe que o indivíduo deu o seu consentimento, o isto pode não ter acontecido.
Subscrever e dobrar a subscrição
Subscrever para receber campanhas é uma das melhores práticas de e-mail marketing e obedecer as melhores práticas é chave para o sucesso. Estes tipos de campanhas requerem que o destinatário lhe dê o maior nível de permissão possível (como coloca-lo nas listas brancas), logo, resolver problemas fica muito mais simples quando as linhas de comunicação estão abertas e não são prejudicadas por ISPs (Provedores de Serviços de Internet) e por outros filtros.
- Colocar na lista branca: É quando um destinatário de e-mail indica que está disposto a receber e-mails de um remetente ao colocar o endereço de e-mail que aparece em De: no seu catálogo de endereços. Peça aos seus subscritores de e-mail que façam isto por você ao subscreverem e, periodicamente, coloque lembretes no conteúdo dos seus e-mails.
- Subscrever em dose dupla: É quando alguém subscreve e o remetente envia uma confirmação do e-mail que requer outra subscrição (*Obrigado por subscrever. Por favor, clique aqui para confirmar*). As duplas subscrições são mais difíceis de serem obtidas, mas elas também são uma prova de maior interesse, que usualmente significa uma maior probabilidade de engajamento, como também de fechar uma venda.
- Confirmação de subscrição: Esta vai um passo adiante, dando ao destinatário uma oportunidade explícita e óbvia de subscrever (além da conformidade requerida pela lei, um link para cancelar a subscrição, frequentemente encontrado no rodapé do e-mail). Este prospecto não apenas subscreveu, mas deixou de cancelar a subscrição quando lhe foi oferecida uma oportunidade de fazer isto. Estes são os que têm a maior probabilidade de querer receber as suas mensagens.
As melhores práticas da Mikogo Software
Por ser baseada na Alemanha e conduzir negócios em todo o mundo, a Mikogo Software obedece a regras rigorosíssimas de privacidade de e-mails – seguindo, por exemplo, um processo de dupla subscrição. A tecnologia da Act-On apoia o processo de dupla subscrição da Mikogo, tornando possível obedecer a padrões (normas) regionais.
Quando houver uma subscrição, a capacidade da Act-On de gatilho automático dispara instantaneamente um seguimento personalizado. Todos os destinatários recebem um e-mail solicitando uma segunda subscrição, depois da primeira.
A combinação do conteúdo feito sob medida da Mikogo e a precisão de entrega da Act-On funcionam extremamente bem:
- 45% dos subscritores da empresa alemã optaram por receber as comunicações da Mikogo
- 33% dos usuários do resto do mundo subscreveram
Isto resultou em taxas de entrega dos e-mails automatizados da Mikogo entre 99,5 e 100%. Leia o estudo de caso para aprender tudo sobre o sucesso deles.
Claramente, obedecer às regras compensa enormemente. Um pequeno esforço antecipado pode economizar muito tempo, trabalho e aborrecimento para você, ao longo do tempo. Isto também pode levar a listas mais saudáveis e clientes mais felizes, e isto é algo que vale a pena ter.
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Sobre o autor: Com experiência em marketing B2C e B2B em grandes marcas incluídas na Fortune 500 e em startups, Aaron Bolshaw tem conduzido programas de e-mail durante mais de 10 anos. Nos últimos pouco mais de 4 anos, ele tem usado a automação de marketing e CRM para dar maior poder às operações de geração de demanda para empresas de tecnologia. Atualmente, ele trabalha como Gerente Sênior de Base de Dados de Marketing da Act-On Software. Encontre-o andando na sua bicicleta nos sopés das montanhas da Serra Nevada no norte da Califórnia.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.
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