Por Kim Lachance Shandrow
Você conhece o ditado: “Errar ao planejar é planejar o erro”? Este velho mas sábio adágio frequentemente soa verdadeiro, quando se refere ao marketing para a mídia social. Criar uma estratégia para a mídia social detalhada e orientada a metas é tão importante quanto ter um sólido plano de negócios.
“Se o seu plano para a mídia social serve apenas para levantar voo, os seus fãs e clientes potenciais vão saber”, diz Amy Porterfield, estrategista de mídia social e coautora de Facebook Marketing All-In-One for Dummies* (Wiley, 2013). Pior ainda, ele poderia desliga-los da sua marca e liga-los nas dos seus concorrentes.
*Título em português: Facebook Marketing, tudo numa só vez, para Bonecos (Wiley, 2013).
Para atrair e engajar fãs da mídia social e seguidores – e idealmente convertê-los em clientes – você precisa mapear cuidadosamente uma estratégia clara e eficiente para a mídia social. Aqui estão algumas perguntas que você deve responder ao construir o plano de marketing da sua empresa:
1. O que deve a minha empresa almejar atingir com a mídia social?
Isto depende do tipo de empresa na qual você está. Você pode usar a mídia social para ganhar exposição da sua marca, para interagir diretamente com os seus clientes, ou para promover produtos ou serviços específicos.
“O primeiro e mais importante passo ao criar o seu plano é identificar claramente as metas”, diz Lee Odden, executivo chefe da TopRank Online Marketing, uma agência de marketing digital baseada em Minnesota e autor de Optimize: How to Attract and Engage More Customers by Integrating SEO, Social Media, and Content Marketing (Wiley, 2012)**. “A seguir, entenda as metas dos seus clientes e então descubra como a sua estratégia de mídia social irá conectar ambos, você e o seu cliente”.
** Título em português: Optimize: Como atrair e engajar mais clientes integrando o seu SEO, a mídia social e o marketing de conteúdo (Wiley, 2012).
Odden sugere que você defina antes como o alcance do seu marketing de mídia social irá oferecer valor aos seus clientes. Especificamente, pense como você usará a mídia social para resolver os problemas dos seus clientes.
2. Quem deve abrir e manter as contas da mídia social da sua empresa?
Se você for uma empresa pequena, com poucos funcionários, considere delegar esta tarefa para um deles, que tenha uma história de competência em campanhas eficazes para a mídia social. Se você tiver uma empresa maior, um funcionário qualificado do departamento de marketing poderia ser uma boa escolha para realizar este trabalho. Empresas com maiores orçamentos, mas com pouca experiência em marketing para a mídia social, podem se beneficiar contratando um consultor ou uma empresa de consultoria nesta área, diz Odden.
3. Deve a minha empresa ter uma presença em todas as redes populares da mídia social?
Como um ponto de partida, Odden aconselha que as pequenas empresas comecem com um blog e uma presença em apenas uma rede social, pelo menos nos primeiros meses. Qual rede? Descubra qual pesquisando os seus clientes sobre quais plataformas eles mais usam.
À medida que a sua empresa crescer, bem como o seu orçamento para o marketing digital, você pode experimentar mais redes sociais.
4. Quais são as melhores redes sociais para as pequenas empresas?
Se a sua empresa é grande ou pequena, você não pode errar com uma conta no Twitter, diz Odden. Esta é uma plataforma fácil de aprender e de usar, e você não pode ultrapassar o limite de 140 caracteres.
Odden também diz que é essencial estar no Google+, mesmo que apenas para aumentar o SEO (do inglês, Search Engine Optimization) do seu site. Se a sua empresa for principalmente uma empresa B2B, você irá querer estar no LinkedIn e no Slideshare para atingir influenciadores na indústria. Para empresas B2C, estar no Facebook e Pinterest pode ser uma escolha inteligente.
5. Com qual frequência devo postar novo conteúdo nas minhas redes sociais?
Porterfield aconselha postar em todas as suas redes sociais duas a cinco vezes por dia. Os seus seguidores visitam os sites das redes sociais em diferentes horas do dia. “Uma postagem por dia simplesmente não é suficiente porque a maioria dos seus fãs não a verão por problemas de horário”, ela diz.
Para atingir mais seguidores com maior frequência, espalhe as suas postagens, de forma consistente, durante o dia.
6. Quais tipos de conteúdos eu devo postar em quais plataformas sociais?
Certos tipos de conteúdos geralmente funcionam melhor em certas plataformas da mídia social, de acordo com Odden. Por exemplo, Facebook, Pinterest, Google+ e Instagram são inerentemente visuais e, portanto, imagens impressionantes e memoráveis dos seus produtos, eventos da empresa e, talvez, fotos tiradas dos bastidores, de funcionários trabalhando podem ser escolhas eficazes para essas plataformas. Mas, atualizações com apenas texto no Facebook, sem o acompanhamento de um link também podem ficar bem, quando respondem perguntas.
No Twitter, busque um bom equilíbrio ao tuitar sobre a sua empresa e ao retuitar sobre o conteúdo de terceiros, inclusive o dos seus parceiros de negócios e os de influenciadores de empresas, de acordo com Odden. O LinkedIn é popular para compartilhar notícias das empresas, dicas de produtividade e artigos sobre pensamentos de liderança.
Odden recomenda analisar uma mistura diversa de tipos de conteúdo (fotos de destaque, pequenos vídeos, links úteis, boas perguntas, etc.) em todas as suas plataformas da mídia social, para manter as coisas interessantes e frescas. Quando você fizer isto, os seus fãs voltarão para ver mais disto.
7. Devo usar a mídia social para oferecer serviço ao consumidor?
A mídia social está rapidamente se tornando o modo mais comum para clientes atuais e potenciais interagir com as empresas. Você pode usar o Facebook, o Twitter, o Google+ e outras plataformas para instantaneamente (e publicamente) responder as perguntas dos clientes, dúvidas sobre os pedidos e também sobre eventuais queixas.
8. Como eu posso converter seguidores da mídia social em clientes?
Porterfield diz que não há truques garantidos para ganhar o dinheiro dos fãs e seguidores, embora algumas táticas pareçam funcionar melhor que outras. Por exemplo, os anúncios no Facebook podem ser uma maneira fácil e barata de aumentar a sua base de fãs, aumentar o engajamento e coletar leads de vendas. Fica ao seu cargo converter estes leads em vendas.
Porterfield também sugere organizar um concurso em plataformas cruzadas, que integram vários canais sociais como Twitter, YouTube, Facebook e Pinterest. Sorteios que oferecem recompensas que espelham o seu alvo de marketing podem ser eficazes para atrair clientes potenciais. Para conduzir os consumidores para a sua loja online, por exemplo, você pode enviar um tuite que descreva um concurso da sua página do Facebook, através de um link que leve às regras e ao formulário de entrada, que estão no site da sua loja online.
9. Como posso medir o sucesso dos meus esforços de marketing na mídia social?
É importante rastrear continuamente a métrica do seu marketing na mídia social, para aferir quais táticas e tipos de postagens funcionam e quais não funcionam.
Algumas plataformas sociais oferecem a sua própria métrica. O Facebook, por exemplo, dá gratuitamente aos administradores de páginas acesso aos dados introspectivos da página. Estes dados informam quantas pessoas estão interagindo com as suas postagens. Você pode usar esses dados para melhor panejar as futuras postagens e decidir quais são as maneiras mais eficazes para conectar com os seus fãs e seguidores. O LinkedIn fornece uma análise similar para as páginas de empresas.
Use o Google Analytics para ver qual é a eficácia das suas campanhas de mídia social para conduzir tráfico para o website principal da sua loja online. Se você vir Twitter, Facebook, Pinterest ou outras plataformas sociais, você está ativo nas listas de encaminhadores principais para o seu site, e os seus esforços na mídia social não foram em vão.
10. Qual é o maior erro a ser evitado?
Ironicamente, a resposta é não ter um plano de mídia social. Portanto, tenha um e fique firme nele. “A mídia social está mudando a toda hora e, portanto, você precisa estar pronto para mudar e se adaptar também”, diz Porterfield. Avalie constantemente e refine a sua estratégia social. Fazer isso mensalmente pode identificar quais táticas estão funcionando bem e quais devem ser descartadas.
Sobre a autora: Kim Lachance Shandrow é uma jornalista técnica baseada em Los Angeles, especializada em escrever sobre iPhone, telefones BlackBerry, e Android, bem como sobre marketing na mídia social, novas empresas (startups), transmissão de TV, aplicativos e tecnologia verde.
Fonte: Entrepreneur
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite