fbpx
HyTrade Inbound Marketing

Escolhendo a cor correta para e-mails e landing pages eficazes

por dionei

Por Lisa Cannon

As cores são poderosas e podem comunicar emoção, atrair a atenção, criar um clima e fazer uma declaração. Elas também podem fazer o seu e-mail se destacar na multidão. Mas, ainda mais importante, a combinação correta de cores pode garantir que as suas campanhas de marketing online fiquem acessíveis e fáceis de ler para todos os tipos de audiência. Vamos ver formas diferentes das cores comunicarem a sua mensagem e examinar algumas das melhores práticas e ferramentas online para ter uma boa visibilidade.

Para criar um clima

As cores são muito boas para evocar um sentimento geral nos seus e-mails e landing pages (páginas de aterrissagem). De acordo com a The Logo Company, as seguintes características são geralmente associadas às seguintes cores:

  • Vermelho: Emoção, energia, audácia, romance
  • Verde: Paz, crescimento, saúde, coisas naturais
  • Azul: Confiança, segurança, força, calma
  • Laranja: Amizade, confiança alegre, criatividade
  • Preto: Força, poder, precisão
  • Branco: Limpeza, simplicidade, facilidade

É claro que o significado das cores pode mudar com o tempo – até a década de 1940, os pequenos meninos, e não as meninas, usavam rosa. As implicações podem também mudar à medida que você viajar ao redor do mundo. Se você estiver fazendo marketing para uma audiência global, é bom você ter em mente que a mesma cor pode ter diferentes significados para diferentes audiências. Por exemplo, violeta é a cor do privilégio e da riqueza no Japão, mas, no Brasil, ela é frequentemente associada ao luto e à lamentação. Na China, o vermelho pode ser conotado à boa sorte e à felicidade; em outras culturas, ele pode sugerir guerra, perigo, ou desejo.

Combinando as cores

No desenho de e-mails e na web, a cor também desempenha um papel importante ao guiar o leitor para mensagens importantes e convites para ação. Cores demais podem ser motivo para distração. Cores de menos podem tornar a sua mensagem confusa ou pouco interessante. As cores podem estabelecer uma hierarquia completa da mensagem. Quando alguma coisa (como um botão) tem um colorido brilhante e se destaca no pano de fundo, o seu olhar é automaticamente atraído inicialmente para ela.

Este e-mail faz uma declaração festiva sem ficar exagerado. A landing page combina com o design e esquema de cores geral do e-mail também.

Este e-mail faz uma declaração festiva sem ficar exagerado. A landing page combina com o design e esquema de cores geral do e-mail também.

Você notou algo diferente sobre as cores deste e-mail e desta página inicial? As cores se complementam. Isto significa que elas estão situadas em lados opostos da roda das cores. Quando você quer achar duas cores que ficarão bem juntas (e se destaquem uma da outra), cores complementares é um grande lugar para começar. Neste exemplo, eles também usaram o vermelho mais vibrante para o botão que convida para ação.

A combinação de três cores adjacentes na roda das cores é conhecida como um esquema de cores análogas. Amarelo, amarelo-esverdeado e verde frequentemente ficam bem juntas, da mesma forma que o vermelho, o vermelho-alaranjado e o laranja. Você pode também usar um esquema de cores monocromáticas, com a combinação de preto, com sombras de cinza, ou vermelho com tons de rosa. Apenas garanta que haja bastante contraste, de modo que qualquer texto num fundo colorido fique plenamente legível.

Mantenha a legibilidade

Quando se tratar de escolher as cores corretas para e-mails eficazes, é importante lembrar que as pessoas com deficiência visual podem ter dificuldade para navegar no seu desenho. Color Universal Design – CUD (A Concepção Universal das Cores) é um sistema originalmente desenvolvido no Japão, cuja intenção é ajudar desenhistas a levar em consideração as pessoas com vários tipos de visão das cores. Os principais princípios da Color Universal Design são:

  1. Escolha esquemas de cores que possam facilmente ser identificados pelas pessoas com todos os tipos de visão de cores, levando em consideração as condições de luminosidade e do ambiente.
  2. Use não somente cores diferentes, como também uma combinação de diferentes formas, posições, tipos de linha e padrões de coloridos para transmitir informação de múltiplos modos para todos os usuários, inclusive para aqueles que não são capazes de distinguir cores diferentes.
  3. Mencione claramente os nomes das cores quando se espera que os usuários usem os nomes das cores na comunicação.
  4. Tenha como objetivo um visual amigável e lindos desenhos.

Algumas formas de cegueira de cores afetam aproximadamente 8% dos homens e 1% das mulheres, o que significa que usar elementos de alto contraste é sempre uma boa ideia. O Adobe Photoshop suporta o CUD com as suas características de soft-proofing e ajudam os desenhistas a ver como fica uma imagem para as pessoas com diferentes tipos de cegueira de cores (como a protanopia, a deuteranopia e a tritanopia). Você pode inclusive usar uma ferramenta online como o simulador de cegueira de cores para ver como um gráfico aparece para alguém que é portador dessas anomalias.

Veja como o logo da Act-On fica para três diferentes tipos de distúrbios de visão.

Protanopia: A incapacidade de ver a cor vermelha ou para distingui-lo de verde-azulado ou verde.

Protanopia: A incapacidade de ver a cor vermelha ou para distingui-lo de verde-azulado ou verde.

Deuteranopia: A incapacidade de ver a cor verde ou para distingui-lo de vermelho.

Deuteranopia: A incapacidade de ver a cor verde ou para distingui-lo de vermelho.

Tritanopia: A incapacidade de distinguir o azul do amarelo, o azul do verde e o amarelo do violeta.

Tritanopia: A incapacidade de distinguir o azul do amarelo, o azul do verde e o amarelo do violeta.

Use uma ferramenta, como a roda de acessibilidade de cores, para testar a sua escolha de um par de cores (por exemplo, um texto contra um pano de fundo). Isto pode ajuda-lo a entender como a combinação aparece para diferentes tipos de cegueira de cores, como também como a luminosidade e o contraste se comparam com os padrões definidos pelo Consórcio da Internet (World Wide Web Consortium − W3C). Você encontrará mais orientações e recursos para ajuda-lo a tornar a internet acessível às pessoas portadoras de incapacidades no site W3C.

Refletindo a sua marca

Ao desenhar mensagens de e-mail e landing pages, é também importante reforçar continuamente a sua marca. Tenha sempre em mente a paleta de cores da sua marca e, se você variar em relação ao seu aspecto tradicional, faça-o de uma maneira que fique ainda reconhecível para a sua audiência. As cores e os elementos do desenho que você usar nas suas campanhas de e-mail não têm que combinar exatamente com a sua marca, mas elas deveriam refletir o seu tom e estilo gerais. Este tipo de consistência ajuda a construir confiança nas mentes dos seus leitores.

Oh, Canadá. Você se destacar na multidão.

Oh, Canadá. Você se destacar na multidão.

Por exemplo, ao criar um e-mail e uma landing page para um webinar da Act-On sobre a nova legislação AntiSpam do Canadá, seria muito tentador incorporar a bandeira canadense ao desenho. Afinal, o vermelho é uma cor poderosa e nada diz que o Canadá não gosta da folha de bordo escarlate.

Mas, ao invés disso, nós usamos no e-mail cores e elementos de desenho que reforçam a identidade da nossa marca e nós também levamos isto à nossa landing page. Desta forma, os nossos leitores puderam ter a certeza que esta mensagem não era um spam.

Escolhendo a cor correta para emails e landing pages eficazes VIIb

Mas, a consideração mais importante de todas sobre as cores é: o que funciona para a sua audiência? Você testou uma variedade de diferentes combinações de cores nas suas campanhas de e-mail? Você tentou diferentes opções de cores de botões? Você realizou testes A/B para as suas landing pages? Testar é a melhor maneira de descobrir qual é a reação dos seus consumidores e prospectos e os resultados falarão por si mesmos.

Banner Automacao de marketingSobre a Autora: Lisa Cannon é uma escritora e editora sênior na Act-On Software, baseada em Portland, nos EUA. Ela possui mais de 25 anos de experiência como redatora de marketing, diretora editorial e gosta de especializar-se em transformar temas complexos e técnicos em textos de fácil compreensão.

Fonte: Act-On Software

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

® Copyright: Todos os artigos da Act-On são traduzidos com autorização.

Você também pode gostar desses artigos

Deixe um comentário

* Ao realizar este comentário você concorda com a nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para lhe enviar informação relacionada com as suas preferências, segundo os seus hábitos e o seu perfil. Para mais informações, você pode visitar a nossa Política de Privacidade Ok Política de Privacidade