A generosidade é um dos sinais de uma empresa centrada nos clientes. As empresas generosas fazem mais do que é esperado delas para transformar um cliente num fã.
A seguir, estão três formas pelas quais a generosidade inspira uma disseminação boca a boca:
- A generosidade constrói relacionamentos
- A generosidade aproxima as pessoas e as mantém por perto
- A generosidade faz as meias ficarem fantásticas
1. A generosidade constrói relacionamentos
O Banco TD configurou alguns dos seus caixas automáticos para distribuir presentes para alguns dos seus clientes, mas não apenas quaisquer presentes, presentes incrivelmente personalizados e generosos. Para um fã dos Blue Jays de Toronto (uma equipe de baseball canadense, que disputa o campeonato da principal liga profissional dos Estados Unidos), uma camisa do uniforme da equipe e a oportunidade de fazer o primeiro lançamento da próxima partida (equivalente ao pontapé inicial de uma partida de futebol). Para uma mãe solteira, entradas para a Disneylândia para a sua família. Mas, realmente, não se trata apenas da generosidade de um grande presente. Trata-se do relacionamento do Banco TD com os seus clientes. Eles se deram o trabalho de conhecer os seus clientes de maneira mais profunda, para que eles pudessem oferecer um presente realmente notável e pessoal.
2. A generosidade aproxima as pessoas e as mantém por perto
Lojas especialistas geralmente não recebem muitos visitantes. Por exemplo, em lugares como a Sound Gallery (Galeria do Som), uma loja de equipamentos de artigos de som, localizada na cidade de Austin, no estado do Texas, nos Estados Unidos, os clientes entram neles apenas se precisarem de alguma coisa e não simplesmente para dar uma olhada. Portanto, para conseguir que esses clientes se mantivessem por perto, a Sound Gallery distribui aos clientes bebidas gratuitas do bar expresso (café), ou um copo de vinho. Estas bebidas gratuitas ajudam os seus clientes a ver a loja como um lugar onde se reunir para fazer amigos e para falar de compras.
3. A generosidade faz as meias ficarem fantásticas
Um dos mistérios mais frustrantes do mundo moderno: a maia perdida. Num dado momento, isto já aconteceu com qualquer um de nós, um perfeito par de meias é inutilizado porque você não é capaz de achar um dos pés. É por isso que a Beta Brand’s Sock Insurance (Seguradora de Meias Beta Brand) promete substituir as meias perdidas dos seus clientes. O que poderia ser uma melhor mensagem para disseminação boca a boca que esta? Garantias generosas como estas são raras. Embora poucos clientes usem esta garantia, muito mais gente fala a respeito disto.
Fonte: WordofMouth.org
Tradução: Fernando B. T. Leite
® Copyright: Todos os artigos da WordofMouth.org são traduzidos e republicados com autorização.