Por WordofMouth.org
As pessoas falam muito sobre propriedade ao recomendar empresas a amigos e elas se sentem pessoalmente responsáveis pelo sucesso ou não da recomendação. Portanto, porque não deixar que as pessoas que falam de você, antes de qualquer coisa, sejam proprietárias do que você tem a oferecer?
Veja, a seguir, como 3 empresas estão fazendo isso:
- Seja específico sobre o feedback que você leva a sério
- Faça a propriedade ser significativa
- Deixe que as pessoas desenhem os seus produtos
1. Seja específico sobre o feedback que você leva a sério
Como um cliente, é fácil pensar que o seu feedback não vai fazer diferença alguma. Afinal, quantas vezes você recebeu uma resposta genérica, automática, depois de enviar a sua opinião a uma empresa? Se você não quiser que os seus clientes sintam o mesmo desapontamento, mostre a eles que você está fazendo algo a respeito. Como este blog post da Alamo Drafthouse, que destaca 16 diferentes pedidos que eles receberam dos seus clientes e exatamente o que a empresa fará para respondê-los. Quanto mais específico você for sobre como você tratará o feedback dos seus clientes, mais eles podem estar confiantes que você realmente fará alguma coisa a respeito.
2. Faça a propriedade ser significativa
Você sabia que a REI não é apenas uma grande marca, mas que eles também são uma cooperativa? Ser um membro não significa apenas receber um cartão e uma newsletter por e-mail. Eles deixam que os seus membros vejam as demonstrações financeiras da REI, ouçam mensagens exclusivas do seu Presidente e votem para eleger os membros da sua Diretoria. Mas você não precisa ser uma cooperativa para fazer os seus clientes participar e se sentirem importantes. Permita que eles vejam como é a sua empresa por dentro. Peça a eles para ajuda-lo a tomar uma grande decisão. Alguns destes atos de propriedade significativos podem render muito.
3. Deixe que as pessoas desenhem os seus produtos
Poprageous, um varejista online especializado em roupas de nylon descoladas, permite que os seus fãs desenhem os seus produtos. Na sua plataforma “Crie”, os clientes escolhem o tipo de roupa, carregam a arte a ser impressa nela, dão o nome a ela e estabelecem uma previsão mínima de vendas e o preço. O cliente compartilha esse desenho com todos os seus amigos e, se um número suficiente de pessoas disser que vai comprar essa roupa, a Poprageous a fabricará. Isto coloca os clientes no centro do sucesso de um produto – dando a eles a propriedade do desenho, a marca e o marketing dela. Mas, a coisa não para aí. De fato, a contribuição do cliente é tão importante para a Poprageous que eles também hospedam um grupo privado no Facebook, para que os fãs falem diretamente com o dono da empresa sobre as suas ideias e sugestões.
Fonte: WordofMouth.org
Tradução: Fernando B. T. Leite
® Copyright: Todos os artigos da WordofMouth.org são traduzidos e republicados com autorização.