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HyTrade Inbound Marketing

Os blogs de negócios como equalizadores para pequenas e médias empresas

por dionei

Por Michael Gerard

Ser uma pequena empresa no quarteirão nunca é fácil. Especialmente quando você tem um orçamento de marketing muito menor do que o das grandes empresas. A boa notícia é que o marketing de conteúdo oferece às pequenas empresas uma grande oportunidade contra os seus grandes concorrentes a uma pequena fração do investimento.

Uma das maneiras mais poderosas de aproveitar o poder do marketing de conteúdo é através dos blogs de negócios. De acordo com um estudo do LinkedIn, escrever blogs é uma das três principais táticas usadas pelos profissionais de marketing de conteúdo. É ótimo que muitas pessoas tenham comprado a ideia de escrever blogs; entretanto, após uma rápida olhada nos blogs de negócios que estão por aí, fica logo evidente que os profissionais de marketing estão lutando para bater na porta do real poder de um blog, para engajar a sua audiência e gerar leads (por exemplo, atualizações pouco frequentes, uma falta de promoção e demasiado apoio em conteúdo focado na empresa, ao invés de focado no leitor).

A Curata realizou um estudo com 428 profissionais de marketing para entender o que os melhores entre os melhores escritores de blogs estão fazendo para impactar a receita das suas empresas. Estes blogueiros líderes estão identificados no estudo como o “Clube dos Blogueiros de Negócios de 10K”, um grupo de escritores de blogs que atrai cada mês mais de 10.000 visitantes para os seus blogs. O que é mais impressionante é que dois terços dos escritores de blogs deste clube pertencem a empresas que têm uma receita menor que 100 milhões de dólares.

Portanto, como uma pequena ou média empresa faz para entrar neste Clube de Blogs de Negócios de 10.000 visitantes por mês? O estudo da Curata usou entrevistas e dados de pesquisas para analisar os atributos dos membros deste Clube que atingiram a estratosfera rumo ao sucesso, e estabeleceram seis dicas cruciais de blogs de negócios para o sucesso do marketing de conteúdo de pequenas e médias empresas. Estas dicas são as seguintes:

1. Entender o valor dos blogs de negócios e o do investimento

O dono de uma pequena empresa fica frequentemente dividido entre múltiplas atividades, que requerem a sua atenção, e não sobra muito tempo para escrever um blog. Para ajudar a evitar esta armadilha, e assegurar o sucesso deste plano, é importante entender a importância e o valor de:

  • Ser o dono do seu próprio blog
  • Investir na criação e na curadoria de conteúdo
  • Fazer o marketing do seu marketing

Os profissionais de marketing do clube dos 10.000 visitantes por mês entendem o valor potencial de blogar, como é indicado pelo fato de que 56% deles estão contratando neste ano recursos adicionais dedicados aos seus esforços para escrever blogs.

2. Implantar uma estratégia para escrever blogs

Não é uma grande surpresa que os membros do clube dos 10.000 visitantes por mês têm uma estratégia para escrever blogs. Mais especificamente, eles miram os seus esforços em mídia proprietária e na conquistada, com alguma mídia paga, bem como ser muito específico sobre os tipos de conteúdo que eles desenvolvem e sobre os recursos que eles usam. Os blogueiros das pequenas e médias empresas devem emular o sucesso do clube dos 10.000 visitantes por mês, criando uma estratégia para escrever blogs, que inclua:

  • Objetivos específicos, métricas e alvos (por exemplo, geração de demanda, com um número alvo de leads gerados e nutridos por trimestre),
  • Mirar em personagens e em estágios de compra relacionados à sua audiência (os blogs e o marketing de conteúdo são produzidos para cada estágio do processo de compra, portanto, seja deliberado sobre a criação para estes variados segmentos da sua audiência),
  • Palavras-chave: você irá atrás de quais palavras-chave? Por quê?
  • Pirâmides de conteúdo: quais são os punhados de campanhas/pirâmides de conteúdo que você precisa executar para alcançar os objetivos acima mencionados?
  • Estratégia de criação e de curadoria de conteúdo, inclusive contratação de serviços de terceiros,
  • Planos promocionais.

3. Oferecer conteúdo de qualidade alta e relevante

Os compradores exigem conteúdo de alta qualidade que seja relevante para as suas necessidades, sem elementos egocêntricos. Ofereça aos seus leitores conteúdo relevante sobre tópicos que focam neles e nas suas metas, ao invés de soar a sua corneta e de empurrar os seus produtos ou serviços pela goela deles abaixo.

Exemplos de maneiras de criar conteúdo de alta qualidade e relevante incluem:

  • Destaque o valor que especialistas no ramo de atividades (internos e externos) têm a oferecer (por exemplo, a equipe de gerência dos seus produtos, executivos, influenciadores externos).
  • Use infográficos, gráficos, imagens e outros elementos visuais para engajar os seus usuários.
  • Complemente o conteúdo que você criou com curadoria, para melhor alavancar os recursos e o apoio da sua própria liderança de pensamento com perspectivas externas.

4. Ser consistente

A frequência da postagem é uma grande tendência entre os membros do clube dos 10.000 visitantes por mês e a maioria deles (91%) posta novos blogs posts pelo menos uma vez por semana.

blogs de negócios

5. Usar uma abordagem de distribuição de marketing multicanal

Os profissionais de marketing de sucesso não apenas criam conteúdo impressionante e publicam nos seus perfis na mídia social. Ao invés disso, eles usam uma abordagem de distribuição multicanal, que inclui:

  • Alinhar estratégias com as suas equipes de mídia social, para assegurar uma entrega suave do conteúdo para promoção para o Twitter, o Facebook e o LinkedIn.
  • Promover o seu conteúdo através das suas próprias redes.
  • Nutrir os seus compradores via newsletters (39% dos blogueiros do clube de 10.000 visitantes por mês usam newsletters para promover o seu conteúdo pelo menos uma vez por semana).

6. Rastrear os seus resultados

As visitas às páginas permanecem sendo os elementos mais comumente medidos pelos blogueiros, bem como:

  • A duração no site,
  • As curtidas, os compartilhamentos e os comentários,
  • Subscritores de newsletters ou do site.

Capa Estrategia Marketing de Conteudo 317Entretanto, para os membros do clube dos 10.000 visitantes, os dados analíticos não param nas métricas acima descritas. Eles vão um passo adiante, para rastrear a sua influência sobre as vendas e a linha de abastecimento (de leads) do marketing, além do impacto dos escritores individuais (O Guia compreensivo do Marketing de Conteúdo, Dados Analíticos e Métricas oferece uma maior percepção, métricas e estrutura).

Usar estas dicas deve ajuda-lo a se juntar ao clube dos 10.000 visitantes por mês, se você já não o fez. Para aprender mais sobre marketing de conteúdo, baixe gratuitamente o nosso e-book “Como Criar uma Estratégia Vencedora de Marketing de Conteúdo“.

Sobre o autor: A Curata fornece software para profissionais de marketing criar e curar conteúdos da maior relevância e da mais alta qualidade, como parte da sua estratégia de marketing de conteúdo. Como CMO (Gerente de Marketing) da Curata, Michael Gerard é responsável pela estratégia de marketing da Curata e por todas as atividades a ela relacionadas (isto é, marketing de produtos, construção da marca, geração de leads e capacitação de vendas). Siga Michel no Twitter.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

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