fbpx

3 lições de uma artista sobre disseminação boca a boca

por dionei

Orçamento pequeno, poucos recursos e um notável produto: a “artista esfomeada” é um exemplo clássico de uma profissional de marketing boca a boca.

Veja, a seguir, 3 exemplos da artista de Austin (cidade do Texas nos Estados Unidos) Judy Paul, cujo trabalho foi recentemente escolhido pelo Google:

  1. Saiba o que os seus clientes fazem com as suas coisas
  2. Faça alguma coisa aventureira
  3. Envolva pessoas

1. Saiba o que os seus clientes fazem com as suas coisas

Os seus clientes são ótimos para lhe trazer tópicos para disseminação boca a boca. Mas, como você pede a eles para compartilha-los com você? Judy Paul pede que as pessoas enviem fotos de onde localizarem a suas obras de arte na cidade, ou nos seus próprios espaços. Em troca, ela envia a eles um pôster impresso grátis, ou lhes dá um desconto num pedido. Ao pedir essas fotos dos locais, Judy obtém feedback direto sobre como as pessoas estão exibindo a sua arte e, ao lhes oferecer um pôster grátis ou conceder um desconto, ela também coloca uma ferramenta de disseminação boca a boca nas suas mãos (ou melhor, nas suas bocas).

2. Faça alguma coisa aventureira

Judy esconde pequenos pôsteres impressos da sua arte pela cidade e posta as localizações no Facebook, para as pessoas acharem. Muitas pessoas compartilham os posts ou avisam os seus amigos na área, para que eles possam acha-los para eles. Ela também recebe comentários como o seguinte: “Eu tenho a versão ampliada desta impressão na minha sala de jantar. Ela me alegra todos os dias”. As sensações de aventura e de surpresa desses caçadores de tesouros não são apenas um início de conversa para eles, mas também para as pessoas que já amam o seu trabalho.

3. Envolva pessoas

A propriedade torna as suas coisas mais interessantes. Quanto maior a quantidade que alguém possui do que você cria, mais eles querem falar a respeito disto. Por exemplo, em uma das suas recentes exibições, Judy envolveu pessoas num projeto simples de arte: use um marcador para acrescentar uma linha numa enorme tela branca. À medida que cada pessoa acrescentou a sua própria linha, isso criou uma obra de arte com muitas contribuições. Este tipo de participação simples fez as pessoas se sentirem como tendo feito mais que uma simples visita a uma mostra de arte, elas fizeram uma conexão com a arte de Judy.

Fonte: WordofMouth.org

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

Imagem de capa de: Realmccoy

Womma-Logo® Copyright: Todos os artigos da WordofMouth.org são traduzidos e republicados com autorização.

Você também pode gostar desses artigos

Deixe um comentário

* Ao realizar este comentário você concorda com a nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para lhe enviar informação relacionada com as suas preferências, segundo os seus hábitos e o seu perfil. Para mais informações, você pode visitar a nossa Política de Privacidade Ok Política de Privacidade