Por Nicki Howell
Visite qualquer aeroporto, cafeteria, ou loja de varejo e você não precisará olhar muito longe para encontrar alguém ocupado com um dispositivo móvel. De fato, agora as pessoas gastam 65 por cento do seu tempo na mídia digital em dispositivos móveis, com o desktop tornando-se secundário para muitos usuários digitais. Na história, poucos meios são tão pessoais, poderosos e disruptivos como a tecnologia móvel.
Todavia, muitos profissionais de marketing ainda lutam para criar poderosas estratégias que aproveitem ao máximo o potencial deste meio. Veja cinco poderosas estratégias para serem incorporadas aos seus esforços de marketing para dispositivos móveis ainda em 2017.
1. Libere ofertas especiais com maior impacto
As pessoas estão atadas aos dispositivos móveis – elas trabalham, comem e até dormem a poucos centímetros dos seus dispositivos. Outras táticas, como a mala direta, visitas frias e e-mail funcionam, mas, se você quiser obter, num segundo, a atenção dos seus clientes, ligue-se a ales através dos dispositivos móveis.
As pessoas veem as comunicações de marketing através dos dispositivos móveis em níveis sem precedentes. Por exemplo, a taxa de abertura de promoções baseadas em texto é de astronômicos 98 por cento, em comparação com 20 por cento das campanhas tradicionais de e-mail.
A empresa Julep de esmaltes para as unhas decidiu realizar uma estratégia de marketing focada em seduzir as pessoas a conectar com ela através de dispositivos móveis. Esta promoção começou enviando uma mensagem de texto pedindo aos clientes existentes para juntarem-se ao “Julep Mobile Insider Club” (Clube Interno Julep em Dispositivos Móveis). Os que concordaram foram recompensados com um desconto de 50 por cento na sua próxima compra. A mídia social e o e-mail também foram usados para encorajar as pessoas a subscrever essa ideia.
A campanha resultou em 5.000 assinaturas em dispositivos móveis. Ainda melhor, após a empresa ter envido a primeira promoção, que divulgou novidades sobre uma nova cor de esmalte para unhas, ela teve uma taxa de cliques de 34% e uma taxa de conversão de compras de 17%.
Ponto chave para levar para casa: Se você não estiver se comunicando e promovendo ofertas especiais para os seus clientes em dispositivos móveis, está na hora de incorporar essa atividade à sua estratégia. Gere subscrições enviando e-mails aos seus atuais clientes e envie mensagens através da mídia social. Encontre-se com os clientes onde eles estiverem gastando tempo, isto é, nos dispositivos móveis.
2. Desenhe campanhas de e-mails amigáveis para os dispositivos móveis
Se os seus planos de marketing para 2017 incluírem campanhas de e-mails, considere que 51 por cento de todos os e-mails foram abertos em dispositivos móveis. Uma grande parcela da sua audiência alvo está lendo as suas comunicações através dos seus smartphones e tablets. Crie maiores resultados e garanta uma experiência amigáveis para os usuários fazendo algumas mudanças:
- Mantenha a mensagem concisa. As telas dos dispositivos móveis são pequenas, em comparação com a dos desktops. Facilite a leitura montando a sua mensagem clara, curta e direta ao ponto. Faça cada palavra valer.
- Use um layout simples. Digamos que a sua equipe publique uma newsletter mensal para empresas B2B. Use um layout de uma única coluna, para evitar a necessidade de rolar ou de fazer zoom.
- Selecione uma chamada para ação. Os leitores em dispositivos móveis têm pressa. Mantenha a chamada para ação simples, para gerar mais respostas. Teste diferentes colocações da chamada para ação. Alguns profissionais de marketing relatam que eles aumentaram as conversões em dispositivos móveis colocando a chamada para ação no topo da página.
- Use imagens com moderação. Esta dica vai contra a maioria dos conselhos recebidos pelos profissionais de marketing. Muitos gurus de marketing dizem que usar muitas imagens gera maiores taxas de engajamento e de cliques, o que, geralmente, é verdade. Mas, ao preparar conteúdo para ser consumido em dispositivos móveis, é importante considerar a experiência do usuário. Os dispositivos móveis são imprevisíveis e, se você mostrar imagens demais, alguns dispositivos e plataformas podem automaticamente desligar as imagens, logo, os usuários verão um grande e estranho espaço em branco.
- Use um tamanho grande de fonte. Busque um tamanho de fonte maior que 13 para encorajar maior leitura.
Ponto chave para levar para casa: A experiência do leitor é a sua primeira prioridade. Quando você otimizar o seu conteúdo para dispositivos móveis, você instantaneamente produzirá maiores resultados.
3. Alavanque o poder da geolocalização
As estratégias para dispositivos móveis baseadas em localização permitem que os clientes usem os seus dispositivos móveis para comprar novos produtos e serviços; a geolocalização entrega ofertas relevantes no momento perfeito.
Por exemplo, a Apple lançou o “iBeacons” em pontos de varejo. Quando os clientes entram nas lojas, a tecnologia os saúda através dos seus smartphones. Então ela mostra relevante informação sobre produtos, e, até mesmo mostra ofertas quando os clientes passam pelos produtos.
Recentemente, a Macy’s testou esta tecnologia. Quando uma pessoa entrava na loja, a tecnologia beacon reconhecia instantaneamente o cliente e pedia para que ele abrisse o aplicativo no dispositivo móvel. Uma vez aberto, o programa continuava a destacar relevantes ofertas e personalizava a experiência do cliente.
Esta tecnologia entende o cliente em tempo real, e, como resultado, entrega ofertas relevantes no momento certo, que não apenas melhoram a experiência do cliente, como também o levam a agir.
Ponto chave para levar para casa: 72 por cento dos clientes disseram que responderam a uma chamada para ação que ficou à vista num varejista. Ainda assim, apenas 23 por cento dos profissionais de marketing usam dados da geolocalização nas suas estratégias de marketing para dispositivos móveis. Estes dados apresentam uma enorme oportunidade para atingir clientes com precisão, e, então, colher grandes resultados.
4. Torne-se orientado por dados
Os dispositivos móveis criam quantidades maciças de dados, mas de que os profissionais de marketing mais precisam são percepções. Ao contrário dos desktops, que várias pessoas usam, um dispositivo móvel é tipicamente usado por apenas uma pessoa – um relacionamento que oferece aos profissionais de marketing um conhecimento muito maior dos seus clientes. Entretanto, é importante a maneira como nós analisamos os dados. Use os dados analíticos dos dispositivos móveis para conhecer melhor os seguintes elementos:
- As taxas de rejeição dos dispositivos móveis. Quantos dos seus clientes estão rapidamente deixando o seu site nos dispositivos móveis? Se este número for alto, descubra por que isto está acontecendo.
- Páginas por sessão. Quando os visitantes chegam, quanto tempo eles estão gastando no seu site para dispositivos móveis, e quanto eles estão lendo?
- A velocidade do site em dispositivos móveis. Em virtude da grande maioria da sua audiência estar acessando o seu conteúdo nos dispositivos móveis, preste muita atenção ao tempo de carregamento (loading time). Se for lento, ele pode afetar as suas taxas de conversão e, consequentemente, a sua receita.
- Como no seu website, você deve rastrear o número de conversões que está recebendo de dispositivos móveis – e, se esse número está aumentando ou diminuindo. Procure áreas problemáticas.
Ponto chave para levar para casa: Os dados analíticos dos dispositivos móveis empoderam os profissionais de marketing a melhorar as experiências dos clientes. Você pode aprender quais serviços são mais populares e quais páginas as pessoas mais acessam. Use os dados analíticos dos dispositivos móveis para ajuda-lo a dar forma às suas estratégias de marketing para 2017.
5. Use vídeo
O vídeo é usado em muitas estratégias de marketing, como a mídia social e o conteúdo de sites de marcas. Mas, também é importante saber que o vídeo é responsável por 50 por cento de todos os dados dos dispositivos móveis, e que, portanto, é crítico pensar em vídeo no contexto da experiência em dispositivos móveis.
Busque contato através de diversos formatos. Por exemplo, a Adobe publicou o vídeo cômico “Click, Baby, Click” para gerar conscientização dos produtos do marketing em nuvem. O vídeo capturou, até o momento, mais de 131.000 visualizações e oferece uma cena humorística sobre o que acontece quando os dados analíticos dão errado.
Outras ideias a serem incorporadas na sua estratégia de vídeo marketing incluem curtos vídeos de blogs, estudos de casos em vídeo e conteúdo educativo que ajudam os clientes a obter mais dos seus produtos e serviços.
Ponto chave para levar para casa: Combinar dispositivos móveis e vídeo pode gerar maior engajamento e atingir os clientes através do formato que eles prefiram.
Alavancando os dispositivos móveis com maior sucesso
Os dispositivos móveis são como um trem de carga, que acelera e ganha velocidade movendo-se sobre os trilhos. Não há como para-lo, e este meio traz tantas oportunidades que você não deve querer breca-lo. As taxas de cliques e de abertura de e-mails nos dispositivos móveis estão oferecendo novas oportunidades para as marcas verdadeiramente participarem da jornada dos clientes.
Para otimizar o sucesso, você precisa desenvolver estratégias de marketing para dispositivos móveis, que o ajudem a entender melhor os seus clientes, no contexto de alcança-los intencionalmente e com ponderação. Ao criar essas estratégias, você produzirá maior engajamento, melhores resultados e melhor impacto para a sua marca.
Quais estratégias de marketing para dispositivos móveis você usa e considera mais eficazes? Por favor, compartilhe os seus pensamentos.
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Neste e-Book, você vai aprender as complexidades por trás do marketing em dispositivos móvel no ambiente B2B e obter nove passos de ação que você pode tomar para gerar leads com no ambiente mobile.
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Sobre a Autora: Nicki Howell é uma profissional de marketing de conteúdo B2B, especializada no ramo da tecnologia. Ela ajuda os seus clientes a melhorar as suas taxas de respostas, a comunicar mensagens complexas e a gerar leads de alta qualidade. Você pode conectar com Nicki no LinkedIn, segui-la no Twitter ou aprender mais aqui.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
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