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Google AMP turbina carregamento de sites em celulares

por dionei

Por Silvio Tanabe

Uma das coisas mais estressantes da nossa vida moderna é ter de fazer uma “rápida” consulta na internet pelo celular e esperar incontáveis minutos até que o site carregue. Somada à má qualidade da nossa rede, o problema também é causado pelos próprios sites, a grande maioria desenvolvida com uma programação “pesada”, própria para ser aberta em PCs mais potentes.  Nos primórdios do smartphone esse problema não teria maiores consequências. Mas hoje, com quase a metade dos brasileiros acessando a internet por celular, a situação se complica. Principalmente se o estressado em questão seja um potencial cliente querendo acessar o site da sua empresa ou loja (transações pelo celular representam 19% das vendas do e-commerce no Brasil, segundo pesquisa realizada pela Criteo, especializada em publicidade digital).

Há anos o Google já percebeu a tendência e, além de adaptar seus produtos e serviços ao ambiente mobile, também tem investido e promovido projetos de código aberto que contribuam para melhorar a experiência de uso da internet pelo celular. Como no caso do HTML 5, que reduz o tamanho dos arquivos online, aumentando a velocidade de navegação.

A mais recente iniciativa nesse sentido, o AMP HTML (Accelerated Mobile Pages, ou páginas mobile aceleradas) foi anunciada em fevereiro. O Google AMP, como já vem sendo chamado, é um novo código capaz de simplificar o conteúdo (textos, imagens, vídeos, áudio), aumentando a velocidade de carregamento nos celulares. De acordo com testes realizados pelo Pinterest, o Google Amp aumentou a velocidade de carregamento em dispositivos móveis em até 4 vezes, usando 8 vezes menos dados do que em formatos tradicionais.

As empresas de mídia, entre elas The New York Times, The Guardian, BBC, El País e Editora Abril, foram as primeiras a adotar a nova tecnologia, que em breve também estará disponível para uso público.

E o site da sua empresa, é compatível com celulares e tablets (responsivo). Você tem idéia de quantas vendas pode estar perdendo pelo fato dos potenciais clientes não terem paciência para esperar que ele carregue?

Veja o vídeo do Google AMP em inglês:

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Sobre o autor: Jornalista, pós-graduado em comunicação com o mercado pela ESPM, Silvio possui vasta experiência em marketing digital, comunicação e empreendedorismo, foi editor da Revista Supergiro, consultor da Magoweb e fundador da Clínica Marketing Digital. Atualmente trabalha com a HyTrade como estrategista sênior e atendimento de contas chaves.

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