Por Alex Shamy
Ter permissão para estar na caixa de entrada pessoal de e-mails de alguém é uma enorme responsabilidade. Isto pode ser tão direto quanto entregar uma notificação pessoal aos seus assinantes, não importa onde eles estiverem. No mesmo instante que você aperta o botão enviar, você consegue a atenção imediata deles.
Fazer com que essa mensagem seja significativa pode ser a decisão mais importante que você toma para o destino do seu marketing todo o dia.
As suas redes sociais deveriam ser alavancadas para ajuda-lo a construir as suas listas de e-mails e a para melhorar a imagem da sua marca, não para gerar tráfico sem objetividade. A sua lista de e-mails está aonde as pessoas se comprometeram com a sua marca e você tem que alimentar cuidadosamente esse relacionamento, para que o seu e-mail marketing seja eficaz.
Ressuscite o seu e-mail marketing com criatividade para que você possa se diferenciar dos spams.
1. Traine os seus leitores
Os seres humanos são criaturas de hábito. Quando o seu e-mail marketing não é consistente, você pode esperar uma taxa mais alta de desistência de assinantes, acredite se quiser. Nós somos todos culpados por exageros do momento e mensagens para listas incorretas. Você terá de criar hábitos positivos, para quebrar os maus hábitos.
Quando os usuários optam por se cadastrar na sua lista, eles devem receber uma saudação através de uma resposta automática, contendo alguns esclarecimentos e a frequência das mensagens de e-mails que eles estarão recebendo. Isso não só irá prepará-los para o que virá, como irá força-lo a desenvolver um programa de conteúdo.
Como prega Neil Patel da QuickSprout, um programa consistente de conteúdo é o fator mais importante para construir uma lista ativa e segmentada de e-mails. Nós usamos esta mesma estratégia (você deve ter recebido um e-mail quando assinou a nossa newsletter aqui do lado direito superior do site da Hytrade).
Resultados: fazer as expectativas coincidirem com os requisitos dos leitores e evitar cancelamentos de assinaturas, já que os leitores saberão exatamente que tipos de e-mail irão receber e com que frequência.
2. Faça um polimento das suas listas
Todos nós já passamos por isto. Cadastrar seu e-mail para obter algum conteúdo, software grátis, ou curso que você duvida que seja gratuito, porque ele foi avaliado em R$ 700,00. Você pode até entregar algum e-mail que você nunca usa, porque você sabe que as mensagens que seguirão certamente contêm muitos spams.
Os seus assinantes não são diferentes – alguns deles provavelmente nunca abriram uma única mensagem que você enviou. Em vários softwares de e-mails marketing, você pode separar assinantes por classificação, e cancelar aqueles que não são ativos.
Chris Brogan possui uma abordagem um pouco mais direta, como você pode ver a seguir:
Assunto: Um convite para cancelar a assinatura
Mensagem: Eu tenho trabalhado com afinco para construir esta newsletter e converte-la num produto de grande valor para você. Muitas pessoas foram realmente amáveis e responderam dizendo que esperam ansiosamente receber a minha newsletter. Você tem uma ideia de quão raro isto foi? Como um profissional de marketing, a maioria das pessoas espera (reza para) atingir uma taxa de abertura de 20%. Eu? Nas boas semanas, eu tenho conseguido o dobro disto.
Mas, aqui está o problema: e se você está apenas recebendo este e-mail porque isto parece ser uma boa ideia, mas, na realidade, você não o está lendo? Você perdeu o interesse. Você não está fazendo nada com a informação e nem mesmo está gostando dela.
Se este é o seu caso, eu quero convida-lo a cancelar a sua assinatura. Cancelar <− este é o link! É só clicar nele e escolher a segunda opção em baixo. Diga não à pergunta que aparece e pronto. Você cancelou. Você está fora. Você irá conserva uma parte da sua caixa de entrada que deve ser muito preciosa.
Resultados: Cancelamentos dos não interessados = maior taxa de abertura + maior taxa de cliques.
3. Foque nos seus resultados
Quanto mais links houver nos seus e-mails, mais fraca será a mensagem.
Cada e-mail que você enviar deverá ter um objetivo explícito, assim como um website e as suas landing pages. Mantenha um mínimo número de sugestões para ação. Quanto mais links você acrescentar, mais diluída será a sua mensagem. Deve haver um caminho claro para o seu resultado desejado.
Se esse resultado for diretamente assinar uma página, ou simplesmente construir um relacionamento, os seus assinantes não devem nunca ter que decidir aonde clicar para responder.
Tente usar um modelo mais simples com retórica apresentável para obter uma resposta mais positiva. Eu tento usar palavras como “você”, para fazer o leitor sentir que esta é uma mensagem pessoal. Veja este e-mail que recebi da Optimizely, quando assinei uma das suas listas; sem links, apenas uma nota pessoal.
Alô Alex,
O nosso CEO Dan, me pediu para ver se nós podemos programar uma chamada de 10 a 15 minutos, nos próximos dias, para saber mais a respeito da Heyo, e os seus objetivos para otimização de um website. Durante a chamada, nós podemos revisar diferentes testes que poderemos aplicar no seu site usando Geotargeting, Teste Multivariado, Testagem Móvel, Segmentação e o nosso recente lançamento IP-Targeting! Se isto fizer sentido para você, nós poderemos fazer uma demonstração personalizada 1:1.
Você estará disponível esta semana para esta rápida conversa?
Feliz Testagem,
Adam
Resultados: O CEO queria falar comigo? Claro que eu falei com ele, porque eu sinceramente senti que ele me enviou uma nota rápida para conversar sobre o novo produto deles. Nenhum esquema extravagante; sem rodapé elaborado.
Eu testei um incontável número de táticas de e-mail marketing para ajudar a aumentar as conversões aqui na Heyo, e estes testes são apenas uma pequena amostra de todas as oportunidades que há caso você foque em uma boa estratégia de conteúdo nas suas ações de marketing.
Deixe um comentário se você achar que quaisquer dessas táticas poderia ser útil para as suas listas!
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Sobre o autor: Alex Shamy é o Chefe de Conteúdo e de Comunicação da Heyo. Conecte-se com ele no LinkedIn, Twitter, Facebook, e Google+ ou pelo e-mail alex@heyo.com
Fonte: Heyo
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite