Por Nicki Howell
A automação de marketing é uma poderosa ferramenta que agiliza ações repetitivas tomadas pelos profissionais de marketing para conectar com prospectos e clientes. Veja cinco tendências de automação de marketing a serem observadas e integradas na sua estratégia deste ano.
Os profissionais de marketing entendem os benefícios da automação de marketing. Enviar e-mails, usar a mídia social e muitas outras tarefas são facilitadas por este tipo de software. Mas, não se trata apenas de simplificar os trabalhos rotineiros; trata-se de multiplicar os resultados.
Os profissionais de marketing relatam o dobro de leads usando a automação, em comparação com simplesmente usar software para enviar explosões de e-mails. E o sucesso trazido por esta tecnologia está alimentando o crescimento, pois, espera-se que o ramo de atividades da automação de marketing atinja a maior alta de todos os tempos, de 8,6 bilhões de dólares por volta do ano 2025. Mas, com tanto crescimento, o que podem esperar os profissionais de marketing nos próximos meses?
Um mergulho mais profundo esta sendo dado para entender o comportamento dos usuários e a personalização.
A automação de marketing é uma ferramenta incrível que facilita as tarefas mundanas, mas muitos profissionais de marketing também estão usando esta tecnologia para forjar relacionamentos mais autênticos com seus clientes. A maioria dos prospectos, 75 por cento deles, relata que tem maior probabilidade de comprar de uma empresa que eles reconheçam pelo nome, que recomende opções baseadas em compras anteriores, ou que conheçam o seu histórico de compras. Agora, mais que nunca, os clientes querem se sentir verdadeiramente conhecidos pelas marcas.
Por exemplo, o marketing baseado em contas permite que as companhias foquem as campanhas em prospectos bem específicos, que são identificados antecipadamente. Veja as Corporações da Ciência da Computação, que oferecem tecnologia de informação e serviços profissionais. Usando a automação de marketing, a empresa constrói várias campanhas publicitárias taticamente projetadas para atingir – e para atingir repetidamente – contas específicas, usando conteúdos estrategicamente desenvolvidos, através de diversos canais. No total, estas campanhas levaram a um aumento de 58 por cento da visualização de páginas e moveram mais prospectos ao longo do ciclo de vendas.
No futuro, o papel da automação de marketing, ao criar estes tipos de experiências personalizadas, será ainda mais importante. Os profissionais de marketing podem se tornar ainda mais precisos ao entender os comportamentos dos prospectos e clientes, rastreando esse comportamento e usando uma estratégia para agir sobre estas percepções.
Os vídeos ao vivo estão explodindo e se cruzam com a automação.
Os vídeos ao vivo tornaram-se uma tendência crescente do marketing de conteúdo B2B, com o aumento das plataformas de mídia social, que oferecem esta característica. Veja alguns fatos chave sobre estes tipos de vídeo.
- 80 por cento das pessoas preferem assistir vídeos ao vivo de uma marca, em vez de ler um blog post.
- De acordo com a Tubular Insights, os espectadores gastam 8 vezes mais tempo em vídeos ao vivo que sob demanda; em média, eles assistem 5,1 minutos sob demanda, em comparação com 42,8 minutos de vídeos de conteúdos ao vivo.
- De acordo com a Invodo, 92 por cento dos consumidores de vídeos em dispositivos móveis compartilham vídeos com outros.
- O crescimento dos vídeos ao vivo está sobrepujando os outros tipos de vídeos online, com um aumento de 113 por cento do crescimento publicitário anual.
Por exemplo, verifique a Tastemade, que é um website focado em comida e em viagens. A companhia usou vídeos ao vivo para inspirar os espectadores a apreciar alimentos através de um vídeo interessante e divertido. Eles criaram uma série de cozinhas que destacavam um pequeno conjunto, no qual as versões em miniatura de alimentos eram cozidas.
As empresas B2B podem começar a experimentar a usar os vídeos online junto com a automação de marketing, mostrando o conteúdo exigido pelos prospectos e colhendo informações valiosas sobre como eles assistem e interagem com esse conteúdo. Consequentemente, você pode realizar esforços de marketing mais precisos, produzindo mais leads e vendas para a sua empresa.
A automação promove uma maior integração de canais.
Atualmente, os clientes têm mais canais para escolher ao engajar com uma marca, e, enquanto usam estes canais, eles esperam receber uma experiência consistente da marca. De fato, de acordo com a Gartner Research, as empresas que integram quatro ou mais canais digitais obtêm desempenho 300 por cento superior, que em campanhas de um ou dois canais. Mas, o ponto chave é obter essas interações corretamente.
A automação de marketing ajuda a produzir conteúdos consistentes através de todos os canais e atingir clientes com maior impacto. Além disso, você pode obter insights e capturar um quadro mais preciso do que está acontecendo com seus clientes, num momento relevante, para criar, futuramente, conteúdos ainda melhores.
Como resultado, as experiências de todos os clientes podem ser ajustadas ao canal preferido deles, e onde eles estiverem no ciclo de compras, produzindo uma experiência mais personalizada e relevante, através do poder da automação.
O marketing de conteúdo e a automação criam uma dupla imparável.
A automação de marketing e o marketing de conteúdo constituem um dupla poderosa, que lhe oferece a oportunidade de expandir a eficácia dos seus conteúdos, capturar mais leads, melhorar as taxas de conversão e produzir maior ROI.
A automação de marketing fornece as ferramentas necessárias para melhor conhecer os clientes. Usando esta informação, você pode segmentar os clientes em diferentes grupos e, então, começar a desenvolver estratégias para cada conjunto de clientes.
Acessar dados específicos de cada grupo – desde conhecer onde eles acessam conteúdos sobre seus produtos e serviços, até os tipos de consultas de busca que eles criam – é muito valioso. Ter a capacidade de gerar esses relatórios e fazer mudanças de maneira mais eficiente, empodera os profissionais de marketing a ficarem ágeis e melhor satisfazer as necessidades dos clientes. O resultado é que você poderá nutrir leads, ou mover clientes de forma mais eficaz, através do ciclo de vendas.
Igualmente importante, uma vez que você verdadeiramente entender um grupo de compradores, você poderá modificar e ajustar suas estratégias de marketing para responder às demandas deles. Os conteúdos certos serão entregues rapidamente e, às vezes, você ainda poderá entregar os conteúdos um pouco antes da necessidade, o que ajudará a mover adiante o ciclo de vendas.
A experiência dos usuários é moldada através da automação de marketing e das percepções.
No cerne do sucesso de cada produto está a experiência dos usuários. Quando a automação de marketing funcionar bem, ela melhora – em vez de se distanciar de – a experiência dos usuários. Por exemplo, digamos que, recentemente, você enviou uma explosão de e-mails para prospectos, encorajando-os a visitar o seu website e aprender mais sobre seus produtos. Se eles clicarem no link do e-mail, é importante que eles vejam os conteúdos do website que sejam mais relevantes para as necessidades deles, como estudos de casos sobre o seu ramo específico de atividades, ou outros valiosos detalhes.
A automação de marketing pode desempenhar um papel importante ao garantir que os clientes vejam algo personalizado para suas necessidades, e assegurar que a experiência no website seja relevante para a posição dos clientes no ciclo de compras.
Reunir dados sobre prospectos, e melhor entende-los, ajudará a alavancar o poder da personalização, de modo que você apresente apenas os conteúdos mais relevantes. Isto deixa os prospectos e os clientes com um sentimento insidioso – eles sentem que a marca conhece profundamente suas lutas e seus pontos dolorosos.
Algumas palavras finais
A automação de marketing tem comprovado ser um ativo poderoso da caixa de ferramenta dos profissionais de marketing, mas, no futuro, não será suficiente ter somente esta ferramenta; você precisará fazer brainstorming criativo sobre como usa-la.
Estes exemplos poderão ajuda-lo a inspirar sua estratégia a mover-se adiante, à medida que você integrar e testar diferentes métodos para usar a automação de marketing, para conectar com, engajar e deleitar seus clientes de novas maneiras. Consequentemente, você ganhará a capacidade para gerenciar leads e melhorar a geração de demanda, com grande impacto.
Como está você usando a automação de marketing na sua empresa? Por favor, compartilhe abaixo suas dicas e percepções!
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Sobre a Autora: Nicki Howell é uma profissional de marketing de conteúdo B2B, especializada no ramo da tecnologia. Ela ajuda os seus clientes a melhorar as suas taxas de respostas, a comunicar mensagens complexas e a gerar leads de alta qualidade. Você pode conectar com Nicki no LinkedIn, segui-la no Twitter ou aprender mais aqui.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
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