Por Nicki Howell
Está você precisando de alguma inspiração de marketing?
As exigências sobre os profissionais de marketing podem ser esmagadoras – você precisa ser criativo, inovador e possuir o superpoder de transformar estratégias em resultados concretos. Mesmo para os profissionais de marketing mais talentosos, esta é uma missão difícil de cumprir. Às vezes, você pode atingir um ponto difícil e a inspiração do marketing pode secar. Então, o que fazer?
Frequentemente, a saída é uma dose de inspiração, não apenas vinda de qualquer pessoa, mas de alguém dentre as mentes mais brilhantes da história – como Steve Jobs, Eleanor Roosevelt e Walt Disney. Veja 11 citações inspiradoras para aumentar a sua rotação e fazer o seu gênio de marketing voltar aos trilhos.
1. “É melhor ser um pirata que alistar-se na marinha” – Steve Jobs
Steve Jobs estava constantemente trabalhando para pensar de maneira diferente sobre os produtos que ele criava. Por exemplo, ao lançar o iPod, ele não falou sobre portabilidade, ou como a música poderia ser levada a qualquer lugar. Em vez disso, Jobs simplificou as coisas e descreveu o produto como “1.000 canções no seu bolso”.
Veja o que seus concorrentes estão fazendo e então pergunte “O que aconteceria se tomássemos a direção oposta”? Esta abordagem o ajudará a começar a pensar de maneira diferente sobre suas estratégias de marketing.
2. “Não descubra clientes para seus produtos, descubra produtos para seus clientes”. – Seth Godin
No passado, as empresas criavam um produto, desenvolviam um projeto maravilhoso e então, ansiosamente, o lançavam, esperando que ele se tornasse um sucesso. Godin recomenda adotar essa clássica estratégia de cruzar os dedos e redesenha-lo.
Os profissionais de marketing podem falar com seus clientes, conhecer os pontos dolorosos deles e ouvi-los falar sobre as atuais soluções existentes no mercado. O que eles amam, o que odeiam e o que está faltando? Estas valiosas pepitas de informação podem ser compartilhadas para criar produtos inovadores, que os clientes abraçarão. Descobrir essas preferências também facilita o marketing, porque o conhecimento o ajuda a verdadeiramente entender as necessidades dos clientes.
3. “Mesmo quando você estiver fazendo marketing para toda a sua audiência, ou base de clientes, você ainda estará, num determinado momento, simplesmente falando para um único ser humano” – Ann Handley
Como profissionais de marketing, nós segmentamos nossos clientes, criamos precisos personagens e trabalhamos duro para verdadeiramente conhecê-los. Mas, Handley argumenta que, ao escrever conteúdos, há algo importante que você precisa fazer: fale com os clientes como se eles fossem indivíduos. Não se comunique como se você estivesse fazendo uma apresentação, ou como você estivesse se dirigindo a um grupo – mas como se os membros da audiência fossem seus amigos, vocês estivessem tomando um café e você tivesse algo realmente maravilhoso para contar. Use esta inspiração do marketing, e a sua escrita e seus programas de marketing, tornar-se-ão, instantaneamente, mais eficazes.
4. “Eu desconheço as regras da gramática… se você estiver tentando persuadir pessoas a fazer algo, ou a comprar alguma coisa, parece-me que você deveria usar a linguagem delas, a linguagem que elas usam todos os dias, a linguagem na qual elas pensam. Nós tentamos escrever no vernáculo” – David Ogilvy
Ogilvy construiu um império publicitário, que continua a prosperar muito após a duração de uma vida humana. Ele nos deixou algumas pepitas de sabedoria, e uma delas é usar a linguagem que nossos clientes usam diariamente. Cada cliente tem um ponto doloroso – algo que queima loucamente e que precisa ser resolvido. Seu produto é a solução, mas para eficazmente comercializar e vender essa solução, você precisa começar a falar como seus clientes.
Quais websites eles visitam, quais livros eles leem e de quais foros eles participam? Descubra e comece a fazer uma lista da exata linguagem que eles usam para descrever esse problema, e então use-a como sua inspiração de marketing, e seu sucesso será ampliado.
5. “A mídia social permite que grandes empresas ajam novamente de maneira pequena” – Jay Baer
Grandes empresas são incrivelmente ponderosas, e, assim mesmo, elas têm um grande desafio – frequentemente elas parecem ser “grandes demais” para seus clientes. Isto pode alienar clientes e fazê-los sentir que os grandes executivos não os entendem. A mídia social pode mudar isto e dar às grandes empresas a capacidade para agir de forma pequena.
Não importa o tamanho da sua organização, use a mídia social para engajar com seus clientes, aprenda quais são os grandes desafios deles e providencie respostas para os problemas deles, quando eles mais precisarem delas. Ao desenvolver a estratégia de mídia social, pense em termos de “Como esta estratégia nos fará parecer mais acessíveis e disponíveis para nossos clientes”?
6. “É muito mais fácil dobrar o seu negócio dobrando as taxas de conversão que dobrando seu tráfego”. – Bryan Eisenberg
Você deseja produzir mais vendas? Se a resposta for sim, você não está sozinho – esta é uma meta de muitos profissionais de marketing. Mas, ao criar estratégias para atingir essa meta, você pode começar a pensar, “Nós precisamos de mais tráfego para o website, para gerar mais conversões”. Eisenberg destaca uma importante estratégia: desvie o pensamento do tráfego – e concentre-se mais nas taxas de conversão.
Esta simples mudança de pensamento pode transformar os negócios da sua empresa. À medida que as taxas de conversão aumentem, você poderá ir atrás de mais tráfego, e cada visitante que chegar terá uma maior chance de conversão.
7. “Todos os dias, faça alguma coisa que o deixe assustado” – Eleanor Roosevelt
Os profissionais de marketing tendem a ser ousados, criativos, aventureiros e estão prontos para tentar novas estratégias… mas, também é fácil ficar preso num “modo de segurança”. Talvez, você tenha algumas estratégias de marketing, que foram tentadas e que deram certo, e elas funcionam muito bem. Você presta atenção a novas ideias, mas você hesita em tentar qualquer coisa que seja verdadeiramente diferente. Quando você estiver aberto para estratégias inovadoras de marketing, e não estiver com medo de testar algumas que o deixem assustado, você abrirá as possibilidades de descobrir algo sensacional.
8. “Se, de vez em quando, você estiver falhando, isto é um sinal que você não está fazendo algo inovador” – Woody Allen
O fracasso não é engraçado. Ele parece ser terrível, como se você desperdiçasse seu tempo e agora tivesse que começar de novo. Todavia, mudar esta mentalidade de “sempre evitar o fracasso, custe o que custar”, pode ser, para os profissionais de marketing, um fator que muda o jogo.
Evite pensar sobre o fracasso como um sucesso pessoal, e pense nele como um experimento – ou como um teste. Você não tentou uma nova estratégia de marketing e falhou. Em vez disso, você realizou um teste e descobriu que esta abordagem não funcionou. Portanto, você testará outra tática. Os maiores gênios da história falharam – e falharam frequentemente. Thomas Edison disse “Eu não falhei, eu apenas descobri 10.000 maneiras que não funcionam”.
9. “O melhor marketing não parece ser marketing”. – Tom Fishburne
Há um século, o marketing era fácil de reconhecer porque ele parecia ser marketing. Mas, atualmente, há o marketing de conteúdo, a mídia social, e tantas outras avenidas para conhecer os clientes, que todas elas preferem servir para ouvir, que para falar. Elas não querem falar sobre produtos; elas querem falar sobre problemas.
Faça brainstorm de ideias sobre como a próxima campanha de marketing poderá parecer menos como marketing e mais como se um amigo estivesse tentando ajudar e servir como um valioso recurso.
10. “Eu suponho que minha fórmula pode ser: sonhe, diversifique e nunca perca um ângulo”. – Walt Disney
O editor do jornal de Walt Disney disse ao aspirante a desenhista que ele não era suficientemente criativo. Disney também foi despedido do Kansas City Star porque o editor disse que “ele não tinha imaginação e que também não tinha boas ideias”. Agora, nós podemos rir disto, porque Disney demostrou claramente que isto não era verdade. Mas, aqui há um ponto para os profissionais de marketing: se você jamais cometer um erro que pareça ser realmente grande – não se preocupe. Diversifique e tente um novo ângulo para gerar estratégias inovadoras.
11. “Qualquer pessoa que parar de aprender é velha, seja aos 20 ou aos oitenta anos de idade”. Qualquer pessoa que continuar a aprender permanecerá sendo jovem”. − Henry Ford
O marketing está mudando rapidamente, e os clientes que servimos estão evoluindo constantemente; as demandas e necessidades estão sempre fluindo. Os profissionais de marketing que desejarem manter-se atualizados, precisam recusar a ficar parados. Subscreva algumas brilhantes newsletters de marketing, mantenha-se atualizado em relação às mudanças que estão acontecendo – e comprometa-se a aprender algo novo a cada semana. Selecione alguns tópicos que gostaria de dominar e comprometa-se a aprender continuamente, o que o fará ser inestimável, tanto para seu ramo de atividades, como para sua empresa.
Ache inspiração em seu trabalho
Há dias quando o marketing parece ser como um jogo – é divertido e animado – mas, em outros dias, ele é apenas duro. Você precisa ter uma personalidade dividida, num minuto pensando como um sábio profissional de marketing e, no momento seguinte, como um personagem específico de um cliente. Grande criatividade é necessária, assim como a ousadia de não temer começar de novo, quando uma estratégia não funcionar.
Quando você ficar preso, tocar na porta do gênio das lendas de marketing o ajudará a seguir adiante, cavando mais profundamente e forjando novos caminhos e estratégias. Descubra as suas citações favoritas, poste-as para inspirar o marketing – apele para elas da próxima vez que seu poço de criatividade secar.
Você tem uma citação de marketing favorita? Se tiver, por favor compartilhe!
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Sobre a Autora: Nicki Howell é uma profissional de marketing de conteúdo B2B, especializada no ramo da tecnologia. Ela ajuda os seus clientes a melhorar as suas taxas de respostas, a comunicar mensagens complexas e a gerar leads de alta qualidade. Você pode conectar com Nicki no LinkedIn, segui-la no Twitter ou aprender mais aqui.
Fonte: Act-On Software
Imagem de Capa Projetada pela Freepik
Tradução: Fernando B. T. Leite
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