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Mais cinco dicas sobre títulos que funcionam

por dionei

Por Fernando B. T. Leite

No post anterior destacamos cinco dicas sobre títulos que funcionam, baseadas nos autores Roger C. Parker, que publicou um artigo em dezembro de 2012, no site do Content Marketing Institute, com o título “Write the Best Titles for Content Marketing: A 10-Point Checklist” (Escreva os melhores títulos para o marketing de conteúdo: uma lista de dez pontos) e Darren Rowse, que publicou no site Problogger, em agosto de 2008, um artigo com o título “How to Craft Post Titles that Draw Readers Into Your Blog” (Como criar títulos de posts que atraiam a atenção dos leitores para o seu blog), nos quais eles citam uma série de sugestões sobre como escrever títulos que funcionam. Hoje, veremos mais algumas delas.

1. Porque os títulos dos blogposts são importantes

Darren Rowse escreve que os blogposts aparecem em SER (Search Engine Results – Resultados de Máquinas de Busca), RSS Feeds (Feeds de Rich Site Summary – Feeds de Resumos Enriquecidos de Sites), links de outros blogueiros, sites de mídia social, ou nas páginas dos seus arquivos (dependendo de como você os formatar). Em cada uma dessas ocasiões, o título pode ser a única coisa que as pessoas vêm, com base na qual elas decidem se vão ler o seu post ou não. Escreva um título chato, complicado, ou confuso e, independentemente do que você escreveu no seu texto, poucas pessoas irão lê-lo.

2. Enfatize a sua audiência

Sempre que for possível, identifique os seus leitores no seu título. Isto faz parecer que o seu livro, artigo, ou documento foi escrito para eles. Você pode dirigir um texto para o seu mercado ao identifica-lo, ou descrever as suas características. De qualquer maneira, quanto mais óbvio melhor.

Segundo Roger C. Parker, JC Levinson é um mestre em dirigir os seus textos para segmentos específicos. Após o sucesso inicial do seu livro Guerrilla Marketing (Marketing de Guerrilha), ele adaptou as suas ideias para diferentes segmentos do mercado, como Guerrilla Marketing for Writers (Marketing de Guerrilha para Escritores), Guerrilla Marketing for Financial Consultants (Marketing de Guerrilha para Consultores Financeiros), etc. Ele também escreveu versões dirigidas para tarefas específicas, como, por exemplo, Guerrilla Marketing on the Internet (Marketing de Guerrilha na Internet).

Roger ainda escreve que outra abordagem é dirigir um texto para o seu mercado, descrevendo o que ele não é, como no livro de Robin Williams, Non-Designers Design Book (Livro de Design para Não Designers).

3. Engaje a curiosidade do seu leitor

Roger C. Parker escreveu que há três ferramentas literárias que você pode usar para engajar o interesse do seu leitor:

  • Uma metáfora torna o título mais fácil de entender e de lembrar, dando aos leitores uma figura mental ou ponto de comparação em relação ao assunto sobre o qual você está escrevendo. O exemplo já mencionado de JC Levinson, Guerrilla Marketing, comunica a promessa de descrever maneiras não convencionais de obter sucesso, usando táticas de marketing semelhantes às usadas pelas guerrilhas. Outro exemplo é a série Chiken Soup for… (Canja de Galinha para …), que comunica um sentimento de calor humano, fazendo referência à sopa que as mães e as avós preparavam para os seus familiares.
  • A curiosidade pode ser despertada por palavras inesperadas, ou por termos contraditórios, que podem ajudar a diferenciar o seu conteúdo de tratamentos enfadonhos sobre o mesmo assunto. Um bom exemplo é o título de David Chilton, “The Wealthy Barber” (O Barbeiro Rico). A contradição entre a riqueza e a profissão de barbeiro desafia os leitores a descobrirem como barbeiros podem ficar ricos.

4. Um título deve ser conciso

Roger C. Parker escreveu: você edita o seu título para ficar o mais curto possível? Títulos concisos levam a capas de alto impacto online e nas prateleiras das livrarias. Lembre-se que as suas publicações devem parecer bonitas em tamanho pequeno. Portanto, quanto menos palavras o seu título tiver, maior será o tipo de letra que poderá ser usado na capa.

Além disso, quanto menos palavras, maior será a atenção que cada palavra receberá. Malcolm Gladwell é um mestre em títulos curtos, como no exemplo “Blink” (Pisque) e “The Outliers” (Os Solitários).

Darren Rowse ainda escreve que, embora seja possível atrair a atenção das pessoas através de um título muito longo, na maioria das vezes você deve mantê-lo simples e fácil de ser entendido. Isto é bom para os leitores, mas também para as máquinas de busca − Search Engines − (elas mostrarão somente entre 65 e 70 caracteres). Portanto, se o seu título for demasiado longo, ele não irá aparecer nos resultados das buscas.

5. Use palavras poderosas

Darren Rowse escreve que nem todas as palavras foram criadas iguais e que algumas delas evocam uma poderosa resposta nos leitores e que pode valer a pena descobrir quais são elas. É difícil fazer uma lista dessas palavras poderosas, mas algumas delas estão a seguir:

  • ✔ Grátis – há algo sobre a ideia de se obter alguma coisa em troca de nada, que desencadeia uma resposta em muitos de nós.
  • ✔ Deslumbrante – o uso de palavras como deslumbrante representa uma grande reivindicação, que atrai as pessoas para uma postagem, para verificar se o que foi anunciado se confirma.
  • ✔ Descubra – todo mundo gosta de fazer descobertas. Outra palavra relacionada a isso é revelado.
  • ✔ Segredos – Esta palavra desencadeia uma resposta porque ela promete alguma coisa que você ainda não sabe o que é. Da mesma forma, você pode usar “Maneiras pouco conhecidas de …” como alternativa.
  • ✔ Fácil – Da mesma forma que grátis, todos nós gostamos de alguma coisa fácil. Você pode também usar a palavra rápido. Melhor ainda, fácil e rápido.

O que você achou deste post? Você pode sugerir mais alguma palavra poderosa? Quais palavras você tem usado com sucesso nos seus títulos? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

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