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Marketing de guerrilha para as páginas de fãs no Facebook

por dionei

Por Pratik Dholakiya

Vamos destruir imediatamente alguns mitos sobre marketing no Facebook: você não pode aumentar as suas “curtidas” e os seus “fãs” em três meses, a partir de hoje. Você não pode forçar o seu caminho, passando o trator por cima de tudo. Gastar o seu dinheiro aqui, não vai comprar amor de alguém por você ou pelo seu negócio, portanto, você não pode “comprar” mais fãs desta forma. Você não pode forçar alguém a “curtir” a sua página de negócios no Facebook.

Mesmo assim, as curtidas na página de fãs do Facebook são preciosas. De um lado, as páginas de fãs do Facebook prometem uma “epidemia viral” do seu conteúdo. Quando os fãs gostam de alguma coisa, o seu conteúdo se espalha pelas suas listas de amigos e segue adiante. Ademais, as curtidas das páginas de fãs têm também um possível valor monetário a elas associado.

A seguir, estão algumas formas inteligentes de obter curtidas usando a tradicional boa e velha agitação, ao invés de jogar pelas regras do sistema.

No. 1: Mantenha a sua página de fãs do Facebook movimentada, sempre

Ninguém gosta de uma página de fãs do Facebook abandonada. Também, não é difícil obter curtidas e manter os fãs, quando o conteúdo da sua página de fãs do Facebook aparece em surtos, com intervalos que variam de dias a meses. Por outro lado, 20 atualizações numa hora ou 100 atualizações num só dia garantem que os seus fãs (os que já existem agora) não curtam você.

Como você pode ver, a programação do seu conteúdo requer um delicado equilíbrio. Mantenha as 10 postagens regulares por dia, todos os dias, durante 20 dias por mês. Distribua também estas postagens durante o dia, de modo que elas apareçam a intervalos de 2 horas para cada item de conteúdo.

No. 2: Curta para ser curtido

A não ser que você seja a Coca-Cola, Fedex, BMW ou Starbucks, poucas pessoas irão localiza-lo no Facebook. Para iniciantes, pequenos negócios, bloggers e indivíduos com página de fãs no Facebook (talvez, promovendo uma causa?), a vida é impossível sem uma agitação. Se você precisar de curtidas na sua página de fãs do Facebook, você precisa distribuir um pouco de amor. Ser altruísta. Ache páginas de fãs do Facebook nas quais a sua audiência alvo (ou o grupo de pessoas que mais se aproxima da sua audiência alvo) provavelmente está presente e curta cada uma dessas páginas.

Da mesma forma como ocorre nos relacionamentos, os fãs que curtem a sua página de fãs do Facebook sabem como retribuir. Para que isto aconteça, você precisa ser generoso.

No. 3: Engaje, comente e contribua em outras páginas de fãs

Apenas curtir uma página de fãs do Facebook (na esperança de que alguém curta a sua própria página de fãs) é tão bom quanto guardar informações sobre contatos sem a intenção de telefonar, de marcar uma reunião ou de iniciar uma conversa. Após ter curtido um conjunto de páginas, vá para cada uma delas e seja ativo. Engaje com a comunidade, faça comentários sobre as atualizações onde você ache que possa contribuir e mantenha essas páginas ativas, com as suas presenças.

Pense no que está acontecendo: se você curtir 10 páginas de fãs no Facebook e deixar 20 comentários nessas páginas, a sua presença no Facebook aumenta pelo menos 200 vezes por mês. Faça isto durante seis meses e você fará 1.200 impressões permanentes no Facebook, sem gastar um centavo, e estará gastando apenas o seu tempo. Marketing de guerrilha é também trocar tempo ao invés de dinheiro.

Como acontece em foros e em sites de perguntas e respostas, as pessoas percebem os seus comentários e contribuições em todas essas páginas.  Você nunca sabe quando eles começarão a acessar a sua própria página de fãs e, provavelmente, curti-la.

No. 4: Faça comentários em outros blogs usando o plug-in de comentários do Facebook

Você já notou que as principais publicações têm comentários no Facebook habilitados? Por exemplo, Inc.com usa os comentários no Facebook.

Por que não deixar algum comentário intrigante, profundo e útil ao final dessas postagens? Muitas outras publicações online usam os comentários do Facebook (às vezes como alternativa a outros sistemas próprios de comentários); aproveite isso.

As caixas de comentários do Facebook em cada publicação permitem que você escolha o seu perfil antes de postar um comentário, que aparece assim: “Poste este comentário como …”.

Ao invés de escolher o seu próprio perfil, escolha um perfil das páginas de fãs do Facebook que você gostaria de promover e faça um comentário usando esse perfil.

Disqus, outro sistema popular de comentários, usado por várias outras publicações e blogs, também tem opções de perfil para você escolher e usar quando fizer comentários. Não é preciso dizer, escolha a sua página de fãs do Facebook quando você quiser promover esta página, ao invés do seu perfil no Disqus.

Graças a todo o tráfico de cada postagem nas publicações principais, você tem uma maior exposição do que a obtida na sua página de fãs.

No. 5: Marketing de conteúdo especialmente para o Facebook

Quando você decidiu ter um website, você já estava pensando em promovê-lo. Como as páginas de fãs do Facebook não são tratadas como propriedades independentes na web? Por que os blogs , sites de eCommerce e de negócios obtêm toda a atenção? Por que deveria o marketing de conteúdo ser usado apenas para promover esses tipos de propriedades na web?

Você pode usar o marketing de conteúdo para promover qualquer tipo de propriedade na web, desde que haja uma ligação (link) que sugira isto. É claro que a sua página de fãs no Facebook vale a pena ser promovida. Escreva para convidados, faça postagens, escreva artigos e os poste, além de usa-los para promover, exclusivamente, a sua página de fãs do Facebook. Se você estiver gerenciando um blog (ou um blog de sua empresa), você não precisa desenvolver conteúdo exclusivamente para promover a sua página de fãs do Facebook, além de todo o conteúdo desenvolvido para atender as demandas do seu negócio.

No. 6: Widgets de promoção de páginas de fãs do Facebook

Se você usar WordPress, há centenas de widgets e de plug-ins disponíveis, que aparecem como popups, quando os visitantes abrem as suas páginas, websites ou blogs. Além disso, você poderia também tê-los como curtidas na sua página de fãs do Facebook, se os visitantes quiserem acessar uma postagem longa exclusiva, um artigo, ou um eBook. Usar esses widgets automaticamente aumenta as curtidas da sua página e aumenta drasticamente o número de fãs dela. A maioria desses plug-ins requer uma compra de uma só vez, mas estão a preços acessíveis, entre 20 e 50 dólares americanos (aproximadamente 40 a 100 reais).

No. 7: Webinars e brindes gratis

Se você tiver algo de algum valor para distribuir, você pode troca-lo por uma curtida. Esta é uma prática tradicional de negócios, que ainda funciona.

Desenvolva relatórios grátis, distribua uma amostra grátis dos seus produtos ou serviços, lance um webinar e prometa um kit para iniciantes, em troca de uma curtida (ou, talvez, recomende essa página para outros três amigos), etc. Assegure-se de que para qualquer coisa que você distribuir, você receba em troca uma curtida na sua página de fãs do Facebook. Você pode usar muitos dos plug-ins disponíveis para facilitar esta espécie de troca.

No. 8: Faça a sua página de fãs do Facebook funcionar bem para você

Você pode carregar a sua página de fãs do Facebook com widgets de terceiros, especificamente desenvolvidos para o Facebook. A Northsocial, por exemplo, tem muitos widgets e aplicativos que você pode usar para criar brindes, lançar concursos, fazer ofertas exclusivas para o Facebook, fazer votações e muito mais. Usando essas ferramentas, você pode criar uma página de fãs do Facebook que seja interativa, para engajar melhor os seus fãs e para tornar a sua página de fãs muito mais social e compartilhável.

Como você promove a sua página de fãs do Facebook?

Sobre o autor: Pratik Dholakiya é um estrategista SEO líder da E2M Solutions, uma empresa completa de marketing de serviços na internet, especializada em Organic SEO, PPC, Pesquisa Local, Mídia Social, Gerência de Reputação, Marketing de Conteúdo e Serviços Avançados de Blogging para Hóspedes (Veja aqui). Ele iniciou recentemente uma plataforma de entrevistas, a TalkWithLeaders.com, na qual ele estará entrevistando vários líderes industriais.

Fonte: Social Media Today

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

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