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Meça o sucesso da sua gestão de conteúdo: uma tabela de 10 perguntas

por dionei

Por Roger C. Parker

Como enfatizou Joe Pulizzi num artigo recente que descreve os 5 pontos essenciais envolvidos na criação da perfeição de conteúdo (veja aqui), o sucesso envolve tanto a criação como a gestão de conteúdo relevante e que ajuda.

Ainda assim, em nossa época de disponibilidade limitada de tempo e de recursos orçamentários, como medir a qualidade dos esforços para avaliar a gestão de conteúdo no dia a dia ou semana a semana? Joe escreve “o seu trabalho, é como o do curador de um museu, é descobrir o melhor conteúdo disponível no planeta, na sua área de atuação, para que o seu museu não feche as portas por falta de visitantes”.

Para ajuda-lo a aferir a qualidade e a consistência dos seus esforços de curadoria, eu criei uma simples folha de trabalho, que é mostrada no final deste artigo. Descubra, a seguir, como usa-la para avaliar a sua capacidade para descobrir, compartilhar e melhorar os seus esforços para criar, de maneira contínua, “o melhor marketing de conteúdo do planeta”.

Curadoria de conteúdo com sucesso

Como acontece com a maioria das tarefas, fazer as perguntas certas é a maneira segura de planejar a avaliação do conteúdo. Eis aqui algumas coisas que você deve se perguntar de tempos em tempos (por exemplo, semanalmente, mensalmente, trimestralmente, etc.) para ter certeza que você está no caminho certo – e um resumo do que cada pergunta pode revelar sobre a eficiência da sua estratégia de curadoria:

1. Relevância

Você seleciona tópicos baseado nas necessidades de informação do seu mercado? Miopia – colocar os seus interesses acima das necessidades de informação do seu mercado – é algo de que todos os profissionais de marketing de conteúdo precisam estar conscientes. Preparar e atualizar os seus clientes é a melhor maneira de evitar desperdiçar o seu tempo avaliando o conteúdo de tópicos pelos quais o seu mercado não se interessa.

2. Originalidade

Você recomenda conteúdo que o seu mercado não percebeu? A avaliação do conteúdo sofre da síndrome da fruta madura que fica pendurada próxima do chão, isto é, os mesmos recursos que são facilmente visíveis continuam a ser exaustivamente recomendados. Uma melhor alternativa é cultivar recursos de conteúdo que são frescos e menos conhecidos, para os quais você pode atrair a atenção do seu mercado. Isto ajudará a demonstrar aos seus leitores que você pode lhes oferecer percepções às quais, de outra forma, eles não teriam acesso.

3. Contexto

Você usa comentários que propiciam um contexto à sua curadoria de conteúdo? No mundo competitivo do marketing de conteúdo, não é mais suficiente prover conteúdo relevante para a sua plateia. Para se destacar neste mercado, adicione à informação que você escolheu para compartilhar os seus próprios pensamentos e interpretações, incluindo explicações sobre porque você crê que um determinado assunto é relevante e como a sua audiência pode ser capaz de tirar proveito desse conhecimento. Discutir a avaliação de conteúdo sob o ponto de vista da sua empresa também oferece uma oportunidade para você conseguir aumentar a sua capacidade de influenciar outros, através da sua marca original e da sua percepção da sua área de negócios.

4. Adicionar valor

Você posta comentários que resumem ideias e lições importantes? Além de destacar a relevância do conteúdo que você escolheu para aferir, você também pode melhorar o valor desse conteúdo, acrescentando a sua própria perspectiva no local onde ele se originou. Você pode fazer isto sublinhando e resumindo as ideias mais importantes e apresentando exemplos de como o seu próprio mercado pode fazer funcionar essas mesmas ideias. Você pode ainda adicionar valor e oferecer uma experiência mais profunda do conteúdo cruzando referências sobre os tópicos avaliados através de outros recursos ou perspectivas online. O que dizem outros especialistas neste assunto?

5. Capacidade de ser concisa

Os seus comentários são escritos de forma tão concisa quanto possível? Um dos serviços mais importantes que a sua atividade de avaliação de conteúdo oferece é economizar o tempo do seu mercado. Você precisa equilibrar o objetivo de acrescentar valor, através dos seus comentários, e o objetivo de mantê-los tão concisos e fáceis de digerir quanto possível. A não ser que você esteja trazendo uma nova profundidade à sua avaliação de um conteúdo original, os seus comentários devem ser significativamente mais curtos do que a postagem original.

6. Engajamento visual

Você usa gráficos para adicionar valor aos seus comentários? Como escreveu Debra Kaye, autora de “Red Thread Thinking,” (em português, “Linha vermelha de pensamento”), numa recente postagem num blog (veja aqui), a comunicação visual tem se tornado um modo habitual das pessoas compartilharem informação.

Se tudo o que você faz ao avaliar o conteúdo é repetir as imagens que estão no conteúdo original, você provavelmente está se enganando. Por exemplo, eu gosto de criar um mapa mental de qualquer livro que eu reviso. Isto acrescenta o meu toque pessoal ao conteúdo e oferece um atalho visual às principais ideias sobre as quais eu estou escrevendo.

7. Organização

Você classifica o conteúdo avaliado em categorias? Outra maneira de acrescentar valor é categorizar, de forma transparente, o conteúdo que você está avaliando. O blog Visual Marketing Articles de Stephanie Diamond  (em português, blog de artigos sobre marketing visual) é um grande exemplo de como uma estrutura organizacional clara e com bom apelo visual pode acrescentar valor à avaliação de conteúdo. Os visitantes do seu blog podem ver, numa rápida olhada, a qual categoria cada recomendação está relacionada.

8. Eficiência

Você frequentemente avalia e recicla as suas recomendações? Como sempre, o hábito tem um papel importante no sucesso do seu trabalho. Quanto mais frequentemente você fizer avaliações, maior probabilidade você terá de aumentar a sua eficiência e a sua capacidade de fazer mais em menos tempo. [Usar ferramentas como o meu modelo de calendário editorial (veja aqui) pode ajuda-lo a programar a sua atividade de avaliação].

Outra forma de aumentar a eficiência da sua curadoria de conteúdo é reciclar as suas recomendações, consolidando-as em “páginas de referência para consulta” ou em resumos trimestrais das “dez mais”.

9. Acompanhamento

Você analisa a popularidade dos vários assuntos que você avalia? O seguimento oferece uma excelente verificação da realidade, para ter certeza de que a sua avaliação de conteúdo está focada nos tópicos nos quais o seu mercado está interessado. Rastreando de forma imparcial os cliques e os encaminhamentos, você pode aumentar a probabilidade de que a sua avaliação de conteúdo atenda consistentemente as necessidades do seu mercado.

10. Acaso

Você ocasionalmente avalia conteúdo surpreendente ou provocativo? Eu fico muito satisfeito quando uma fonte confiável me apresenta um novo assunto ou uma voz interessante, que eu não tinha ainda percebido. A sua audiência provavelmente irá sentir a mesma alegria ao descobrir que você está compartilhando com ela um novo e inesperado recurso.

Um dos melhores exemplos de acaso que eu posso oferecer são os links de Chelsi Nakano  Super Friday Fun Time (em português, links de super divertimentos de sexta-feira), que aparece toda semana no Mindjet’s Conspire blog. A melhor parte deles, além do conteúdo estranho mas relevante que ela mostra, é a ausência de previsibilidade das suas escolhas. O que você tem feito ultimamente para surpreender o seu mercado?

Dicas sobre a tabela de avaliação de conteúdo

Aqui estão algumas dicas para maximizar o uso das tabelas de avaliação de conteúdo:

  • • Use papel furado: esta pode ser uma técnica um pouco analógica, mas eu recomendo que você comece imprimindo várias tabelas e as arquive, para fácil consulta, numa pasta de três ou quatro furos.
  • • Atribua uma nota: dê uma nota ao conteúdo avaliado, de forma contínua, de 1 a 5 (1 = Insatisfatória, 3 = Média e 5 = Boa).
  • • Pastas de arquivo e divisórias com orelhas: você pode investir num fichário de três ou quatro anéis, a ser usado exclusivamente para rastrear as suas avaliações de conteúdo, e que tenha algumas divisórias com orelhas para organizar por mês as suas tabelas já preenchidas.
  • • Compromisso com consistência: de forma ideal, você deve programar as suas atividades de acompanhamento para que elas aconteçam regularmente uma vez por semana num determinado horário. Se você estiver comprometido com este programa semanal, você não deve demorar mais do que 15 ou 20 minutos para atribuir uma nota aos seus esforços.
  • • Faça disto um trabalho de grupo: envolva outras pessoas. Use as tabelas de avaliação de conteúdo como um exercício para iniciar reuniões semanais de marketing de conteúdo, ou faça um rodízio entre o seu pessoal, entre os seus parceiros e entre a diretoria das responsabilidades pelas tabelas.
  • • Comentários: use a coluna de comentários para dar exemplos semanais dos seus melhores esforços. Você pode também usar esta coluna para identificar exemplos que necessitem de maior atenção.

Clique aqui para fazer o download da tabela.

Compartilhe as suas experiências

Como você acompanha o sucesso da sua atividade de avaliação de conteúdo? Você deixa isto ao acaso, ou há outras ferramentas úteis? Mais importante, há alguma coisa que você acha que eu não tenha percebido, em relação à tabela? Por favor, compartilhe as suas experiências, perguntas e dicas abaixo, sob a forma de comentários.

Sobre o autor: Roger C. Parker é um treinador, apresentador e criador de mapas mentais de recursos de conteúdo, que escreveu mais de 40 best-sellers (livros de grande sucesso) sobre planejamento e marketing. Os seus clientes têm variado entre Apple, Microsoft, Mindjet e Yamaha. Economize tempo ao preparar o seu próximo livro ou ebook fazendo download grátis do manual 99 Questions to Ask Before You Start to Write. Siga Roger no Twitter @RogerCParker ou escreva um e-mail para ele no endereço RCPcontent@gmail.com.

Fonte: Content Marketing Institute

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

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