Por Pratik Dholakiya
A percepção de uma marca é guiada pelas experiências e pelas opiniões do consumidor sobre a sua empresa. Uma percepção positiva da sua marca dá aos seus clientes um motivo para escolher a sua empresa, e não algum concorrente. Mesmo que a sua empresa ofereça um grande produto ou serviço, você ainda precisa reforçar e gerenciar a percepção da sua marca.
E como você deve fazer isto?
Uma maneira de reforçar a percepção da sua marca é utilizar a mídia social, que ajuda a guiar as referências dos consumidores e ajuda a construir uma marca. Os consumidores gastam atualmente mais tempo na mídia social que nunca antes e, então, porque não usar esta ferramenta para crescer?
Enquanto que algumas empresas acreditam ter um bom entendimento sobre como os consumidores percebem a sua marca, este entendimento pode não ser tão preciso e compreensivo como elas pensam. É aqui que a mídia social entra nesta questão.
A mídia social está desempenhando um enorme papel em modelar a percepção de marcas e ajudar as empresas a construir estratégias de marketing eficazes.
No caso do McDonald’s, eles usaram a mídia social para mudar a forma como as pessoas percebem inteiramente a sua marca. Esta cadeia de fast food queria ser vista como uma marca comprometida com a nutrição, o que parece ser um pouco ridículo, mas o McDonald’s usou a mídia social para mudar a percepção do público.
Leve o social para além da moldura do marketing e leve-o para o seu website. Acrescentar a mídia social a ele é uma grande maneira de gerenciar e controlar a percepção da sua marca.
A importância de implementar a mídia social
A mídia social já é uma ferramenta essencial para aumentar a consciência da sua marca e melhorar o engajamento do usuário, mas ela também pode ser usada para a geração de leads. Ao trazer essas experiências sociais para o seu website, você estará conferindo a ele o poder de uma ferramenta crítica para ajudar a sua marca.
Um website “socializado” irá:
- ➧ Ajuda-lo a personalizar a experiência dos usuários.
- ➧ Aumentar o tráfico de referências sociais.
- ➧ Garantir que os usuários possam compartilhar o seu conteúdo.
- ➧ Ajuda-lo a construir relacionamentos mais profundos com os consumidores.
Você poderá ver o benefício incorporando a mídia social ao seu site.
Uma das maneiras mais simples e eficazes de conectar o seu website à mídia social é através do login social e do compartilhamento.
O login social e a percepção da sua marca
Quando você está num site, e a tela do login tem a opção de fazer login no Facebook, este é o login social.
Se você não estiver usando um serviço de login social no seu website, você está perdendo uma enorme oportunidade de aumentar o engajamento do usuário. O login social facilita o registro de usuários por deixa-los logar na sua rede social preferida (usualmente Twitter ou Facebook).
Usar o login social pode melhorar as conversões do seu website, permitindo aos visitantes encurtar o caminho de um longo processo de registro, além do aborrecimento de ter que lembrar de um novo nome do usuário e de uma nova senha; mas, o login social não é apenas uma maneira mais conveniente de fazer uma assinatura. Ele pode também revelar um comportamento do consumidor.
Giantnerd, um varejista online que aluga bicicletas, foi uma das primeiras lojas de e-commerce a abraçar o login social. Com o uso continuado, eles eventualmente descobriram que os visitantes do site que logavam com as suas credenciais sociais tinham uma probabilidade cinco vezes maior de fazer compras que os compradores que tinham contas de usuários específicos do site. Os clientes que logavam usando as suas redes sociais também gastavam, em média, 10% mais que os usuários específicos do site.
Ao implementar um login social ao seu site através de um provedor como o LoginRadius, você tem acesso a dados sociais acionáveis dos seus clientes. Estes dados incluem nomes completos, datas de nascimento, interesses, amigos, endereços verificados de e-mail e muito mais. Você adquire uma percepção muito mais profunda do comportamento dos compradores, o que permite que você personalize o conteúdo do seu website para oferecer aos usuários uma excelente experiência. Você pode então analisar o perfil da informação e das interações ocorridas no seu site usando uma solução como o Viafoura, que o ajuda a rastrear a sua comunidade em tempo real, bem como fazer medições críticas do engajamento, tais como o número médio de interações individuais por cada visita.
É importante notar que, só porque você e eu compartilhamos confortavelmente informação disponível nos perfis da mídia social com websites e aplicativos de terceiros, isto não quer dizer que todo mundo concorda com isto. Recentemente, usuários exigiram que controles mais robustos de privacidade fossem implementados em sites populares da mídia social, de modo que os usuários pudessem melhor controlar que informações pudessem ser compartilhadas.
As novas políticas de privacidade do Facebook são um reflexo disto. Irá isto impactar sobre quanta informação poderá ser coletada através do login social e o do Facebook em particular?
A resposta simples é sim.
O Facebook acabou de lançar uma característica anônima do login. Esta nova característica impede que aplicativos acessem os dados pessoais das pessoas que loguem anonimamente.
Para as pessoas que não se importarem de compartilhar informação com websites, o Facebook planeja lançar uma opção de controle de privacidade de cada linha, que permita que eles escolham qual informação pode ser compartilhada com aplicativos e sites. Por exemplo, um site pode ser capaz de acessar a data de nascimento de um usuário, mas não a lista dos seus amigos.
A ideia é não pensar sobre estas mudanças de critérios de privacidade como um fator limitante, mas como uma oportunidade. Se um usuário decidir usar a característica de login anônimo ou não, isto irá depender do grau de confiança que ele tem no site. À medida que você continuar a construir confiança, o usuário pode optar por compartilhar mais informação com você.
O compartilhamento social
Quando um usuário considera o seu conteúdo útil, é mais provável que ele compartilhe isso com os seus amigos e seguidores na mídia social. Ao oferecer capacidade de compartilhamento social, você melhora as impressões sobre a sua marca e sobre o seu produto.
Gostar de um produto e compartilhar isso na mídia social pode até aumentar o seu valor.
De acordo com o Return on a Share Report, (Relatório sobre o retorno de um compartilhamento) do site ShareThis, cujo objetivo era quantificar o valor dos compartilhamentos online, o valor de um compartilhamento online positivo é 9,5%. Isto é o aumento do desejo de ter o produto, que aumenta o preço que os consumidores estão dispostos a pagar por ele. Esta é uma boa notícia para os fabricantes e para os varejistas, que podem aumentar os seus retornos baseados em compartilhamentos positivos.
Portanto, garanta que o compartilhamento social seja uma parte intrínseca da implementação da mídia social no seu website. Facilite o compartilhamento pelos usuários e eles terão uma maior probabilidade de espalhar o seu conteúdo. Integrar a possibilidades de compartilhamento social no seu website dirigirá mais tráfico e direcionamentos para ele.
Alavancando as ajudas sociais, você maximiza o potencial da sua marca
Tornando o seu website social, através de um serviço de login social e de compartilhamento, você está adquirindo uma vantagem competitiva. Além de criar uma percepção positiva da sua marca, isto dirige referências para o seu site através da mídia social, do tipo que é realmente interessante para os seus produtos e serviços. Isto aumentará o número de leads viáveis e a rentabilidade da sua empresa.
Sobre o autor: Pratik Dholakiya é co-fundador e Vice-Presidente de Marketing da E2M e da OnlyDesign. O principal foco da E2M Solutions é no marketing de conteúdo e em alavancar o seu potencial para gerar receita para os clientes. A OnlyDesigns ajuda as empresas a construir uma presença na web e em dispositivos móveis. Você pode contata-las através do Twitter @DholakiyaPratik.
Fonte: heyo
Tradução e Edição: Fernando B. T. Leite
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