Blogs, Newsletters e outros tipos de conteúdo são fundamentais ferramentas do marketing boca a boca. O problema: sobre o que você escreve? Este é um obstáculo enfrentado por todos, mas você provavelmente tem muito mais assuntos sobre os quais pode escrever do que você pensa.
Veja, a seguir, oito assuntos para começar a criar conteúdo para ser disseminado boca a boca:
- Os seus clientes
- Os seus funcionários
- Como você faz
- Como fazer (qualquer coisa)
- Interesses locais
- A sua história
- Os seus grandes fãs
- Resultados
1. Os seus clientes
Este é um princípio básico do marketing boca a boca: quando você foca nos seus clientes, você faz eles se sentirem especiais. Mas, você não precisa conhecer a história da vida de cada um dos seus clientes. Bella’s House e Pet Sitting o fizeram através de alguns curtos parágrafos sobre clientes que eles admiram por terem hábitos como fazer reservas antecipadas, deixando instruções detalhadas, ou por apenas serem educados.
2. Os seus funcionários
Os seus funcionários são uma grande fonte de conteúdo interessante. As pessoas gostam de conhecer o lado humano da sua empresa. Este lado é relacionável, admirável e (se você tiver funcionários fantásticos) ele mostra as grandes personalidades que existem dentro do seu quadro de funcionários. O pessoal da Brains on Fire (Cérebros em Fogo) é perito nisso. Num post, um escritor simplesmente compartilhou os traços únicos da personalidade que cada funcionário traz para a empresa.
3. Como você faz
Os seus funcionários têm uma história que vale a pena ser contada. Conte-a aos seus clientes destacando qual é o seu processo para fazê-lo. Você não tem um produto físico? Então fale a respeito de como os seus funcionários são treinados para prestar serviços, quais livros você lê, ou como vocês trabalham. Estas histórias dão aos seus clientes mais assunto para falar a respeito e os ajudam a se sentirem mais conectados aos seus funcionários.
4. Como fazer (qualquer coisa)
Coisas admiráveis acontecem quando você ensina os seus clientes a fazer alguma coisa: eles ficam mais entusiasmados com os seus funcionários, eles se sentem mais profundamente conectados à sua empresa e eles passam a ter nas mãos alguma coisa para compartilhar com os amigos. As lojas de decoração têm muitas oportunidades para mostrar conteúdo como este, mas elas não são as únicas. A RadioSchack compartilha um projeto DIY (do it yourself – faça você mesmo) todo os meses. As suas ideias úteis e interessantes são muito mais emocionantes que qualquer anúncio.
5. Interesses locais
Você sabe o que acontece onde vivem os seus clientes? Contatar a sua comunidade pode ajuda-lo a escrever sobre no que estão pensando os seus clientes. Além disso, quanto mais você se envolver num sentimento de comunidade, mais você cria uma sensação de pertencer a ela. A Yelp destaca empresas locais nas suas newsletters semanais, como quais são os melhores lugares para comprar biscoitos em Memphis (cidade americana, no estado do Tennessee), ou uma lista de bons restaurantes em Seattle.
6. A sua história
Cada empresa tem uma história. Não se preocupe, você não precisa ter um sócio fundador famoso, como no caso da General Electric, ou um clássico caso como o da Apple, para ter uma história interessante. Como começou a sua empresa? Escreva isso. Pergunte isso a alguns funcionários. Escreva a respeito do que estava acontecendo na comunidade. Conte histórias pessoais e compartilhe fotos da sua primeira loja. Quanto mais detalhes houver, melhor será. Por quê? Isto dá aos seus clientes algo para comentar, que os faz parecer inteligentes e “por dentro das coisas” (um clássico motivador da disseminação boca a boca).
7. Os seus grandes fãs
Os seus maiores fãs vestem a sua camisa, defendem os seus produtos e são clientes leais. E eles gostam de reconhecimento. Fazer um simples contato com os seus fãs é um grande negócio e faz eles se sentirem especiais, além de estreitar a relação com eles. A Honda fez isso através de uma campanha somente na mídia social, dedicada a mostrar o seu amor pelos seus maiores fãs. Os funcionários da empresa recompensaram o entusiasmo dos fãs usando camisetas com os nomes deles, e desenhando esses nomes dos fãs no gramado do jardim em frente à empresa.
8. Resultados
O final de uma campanha não deve ser o final de uma disseminação boca a boca. Dê aos seus clientes mais motivos para falarem sobre a sua empresa mostrando os resultados do seu marketing, ou compartilhando uma atualização sobre assuntos discutidos anteriormente. Por exemplo, a Springwise trouxe de volta alguns dos seus melhores conteúdos fazendo uma atualização sobre as empresas e as startups destacadas no seu blog no ano anterior.
Fonte: WordofMouth.org
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
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