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Oito maneiras criativas de se conectar com clientes no Facebook

por dionei

Por Scott Gerber

O Facebook não é uma arma muito secreta para promover a sua empresa. Dito isto, muitas empresas não se aproveitam inteiramente do que esta plataforma da mídia social tem para oferecer, quando se trata de fazer conexões profundas e duradouras com os seus clientes. Anúncios e súplicas do tipo “faça assim” não resolvem.

É por isso que pedimos a oito empreendedores para opinar sobre qual é a melhor maneira de usar o Facebook em benefício da sua empresa. A seguir, está o que eles disseram:

1. Use outras pessoas

Na página do Facebook MySocialCloud, nós tentamos fazer uma promoção cruzada com os nossos parceiros e frequentemente destacamos os nossos clientes. Por exemplo, nós fizemos uma parceria com uma empresa chamada Free Bike Project, que faz estudantes andarem nas suas bicicletas pelos campi de universidades, com nossos anúncios na lateral delas. Nós então pedimos aos estudantes que se fotografem nas bicicletas e postamos estas imagens na nossa página no Facebook. Nós descobrimos que quando usamos outras pessoas e seus amigos (ao invés de usar a nossa marca e nosso pessoal), as pessoas ficam mais animadas em relação à nossa empresa e engajam muito mais conosco na mídia social.

– Stacey FerreiraMySocialCloud

2. Interaja numa comunidade privada no Facebook

Nós convidamos os nossos clientes para participar de uma comunidade privada no Facebook, na qual eles podem interagir conosco e entre si, compartilhar histórias de guerra e onde eles podem pedir apoio. É uma maneira admirável de ajuda-los a nos ver como uma conexão para eles, como uma frente unida de cruzados.

– Corey BlakeRound Table Companies

3. Poste atualizações em vídeo

Está provado que a postagem de vídeos no Facebook aumenta a possibilidade do aparecimento de comentários, compartilhamentos e curtidas. Crie uma atualização semanal da sua empresa para os seus clientes sobre novos produtos, funcionários, metas, etc. Lembre-se, fale sobre a sua empresa e os seus produtos, bem como sobre a categoria à qual você pertence. Os seus clientes querem vê-lo como o especialista no seu ramo e eles continuarão presentes se você tiver bons conselhos a dar.

– Torrey TayenakaSparkhouse

4. Ofereça descontos e códigos de promoções

Você pode estar conectado aos seus clientes através do Facebook postando descontos e códigos de promoções para produtos ou serviços da sua empresa. Mas, para fazer os seus clientes continuar voltando, estabeleça um limite de acesso à promoção de cerca de 50 pessoas. Se um cliente vir um código de promoção que expirou, ele provavelmente irá voltar para ver quando o próximo será postado.

– Andrew SchrageMoney Crashers Personal Finance

5. Poste conteúdo não relacionado

O principal objetivo de uma página no Facebook é comunicar aos clientes informação sobre a empresa. Entretanto, não há motivo pelo qual isto não possa ser divertido. Postar imagens ou vídeos que não têm nada a ver com a empresa, me faz saber alguma coisa a mais sobre os meus clientes do que mais uma promoção. Isto também mostra o lado leve da empresa, o que ajuda os clientes a sentir uma conexão mais próxima conosco.

Muitas empresas têm páginas no Facebook que não oferecem aos seus seguidores nada de real valor. Ninguém quer ver notícias sobre negócios o tempo todo. As pessoas querem diversão e engajamento e querem também participar das empresas que seguem. Que melhor maneira de obter isso do que postar conteúdo que as agrada diretamente. As pessoas irão se divertir um pouco enquanto estreitam os laços com a empresa, o que é todo o propósito da mídia social.

– Jay Wu, Criação na BDR

6. Compartilhe histórias

Compartilhe histórias para construir confiança e segurança. Nós compartilhamos histórias e fotografias de eventos, de contribuições de caridade, de parcerias organizacionais e das atividades diárias que acontecem no nosso entorno e no da nossa empresa.

– Tyler ArnoldSimplySocial Inc.

7. Poste consistentemente e responda rapidamente

O Grupo Realty One oferece um prêmio pela consistência e pela resposta ao engajamento. Nós insistimos em postar todos os dias. Quando um cliente nota que você atualiza a sua página com informação útil, há maior probabilidade de ele engajar.

Um exemplo perfeito: um agente escreveu numa das nossas fotografias perguntando se tínhamos o nosso logotipo num determinado formato, para ser usado numa impressão. Ela disse esse formato não estava disponível para ela em nosso escritório e, portanto, pediu pelo Facebook. Nós não apenas respondemos a ela, como também obtivemos o seu endereço de e-mail e enviamos o que ela queria para tocar o seu negócio. Ela ficou muito agradecida por nós a termos ajudado, mesmo saindo da nossa rotina, e, para nós, isso já foi recompensa suficiente.

– Kuba JewgieniewRealty ONE Group

8. Recrute talento socialmente

Nós temos uma página no Facebook relativamente grande, de mais de 75.000 fãs, que tem crescido constantemente durante o ano anterior. Nós realmente focamos em usar o Facebook como uma ferramenta de recrutamento para a nossa empresa. Quando nós temos uma postagem difícil, nós geralmente a discutimos na página do Facebook e, algumas vezes, oferecemos recompensas para candidatos que outros usuários possam nos trazer. A resposta é extremamente positiva e, frequentemente, resulta em centenas de novos candidatos aparecerem na nossa base de dados. Não apenas esta estratégia faz a página crescer, como também nos ajuda a conseguir que bons candidatos sejam colocados em posições fantásticas.

– Liam MartinStaff.com

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Sobre o autor: Scott Gerber é o fundador do Young Entrepreneur Council,(em português, Conselho de Jovens Empreendedores), uma organização apenas por convite, constituída pelos jovens empreendedores mais promissores do mundo. Em parceria com a Citi, o YEC lançou recentemente o #StartupLab), um programa de orientação gratuito e virtual, que ajuda milhões de empreendedores a aumentar os seus negócios através de vídeos de chats ao vivo, de uma biblioteca de conteúdos especializados e de lições sobre e-mail.

Fonte: Mashable

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

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