Por Shine Lyui
Em 2015, um dos artigos sobre a capacidade de entrega de e-mails de que eu mais gostei foi “O enterro da pontuação da reputação da capacidade de entrega” do Diretor de Entregas Globais da Oracle, Kevin Senne. Ele manifestou uma opinião cândida e bem fundamentada, dizendo por que ele pensou que o conceito de ter um número universal que pode ser observado para julgar a capacidade de entrega era uma ideia ultrapassada.
Entre os pontos que ele citou estava que, no início do ramo de atividade dos e-mails, quando os Provedores de Serviços de Internet (ISPs = Internet Services Providers) se comportavam mais ou menos da mesma maneira, uma única pontuação tinha um significado. Mas, este ramo de atividades evoluiu, e cada provedor (ISP) evoluiu em sua própria direção, e, portanto, uma única pontuação tornou-se menos significativa. Como um analista da capacidade de entrega, de um modo geral, eu concordo com Kevin. Eu nunca deixo os meus clientes ficarem dependentes de uma pontuação, mesmo que ela seja tão baixa que você pensaria que nenhum e-mail foi entregue. Há duas razões principais pelas quais o sistema de pontuação tem um pequeno ou nenhum significado para a capacidade de entrega atual.
- A pontuação é principalmente baseada num painel de subscritores, que é basicamente constituído por endereços de e-mail B2C, que nunca representarão com precisão a realidade da sua lista de marketing.
- A maioria dos maiores provedores de serviços de Internet (ISPs) usa os seus algoritmos e sistema de reputação para determinar a capacidade de entrega e a colocação na caixa de entrada.
O mundo da capacidade de entrega não tem que esperar pela Pontuação do Remetente cair completamente antes de estabelecer novos padrões. Para expandir o ponto de vista de Kevin, um número crescente de serviços de reputação por ISPs individuais já existe e tem se elevado como alternativas, oferecendo uma maneira mais direta e precisa de ajuda-lo a entender o seu verdadeiro desempenho. Veja uma lista de serviços publicamente disponíveis oferecidos por dois dos principais ISPs, que cada um pode alavancar para se antecipar aos concorrentes.
Google Postmaster Tools
Disponíveis para quem tiver uma conta no Gmail, as Ferramentas do Google Postmaster são uma ferramenta de monitoria baseada em domínio, que oferece dados de qualquer domínio autenticado do DKIM* ou do SPF**. Esta ferramenta oferece sete painéis úteis que incluem reputação do domínio e do IP. Juntas elas oferecem uma boa indicação se o filtro de spam do Gmail podem marcar e-mails desse domínio ou IP como spam.
*Em termos técnicos, DKIM é uma técnica para autorizar um domínio a associar o seu nome a uma mensagem de e-mail através de autenticação criptográfica (fonte: Wikipedia).
**SPF é um sistema que evita que outros domínios (endereço da internet) enviem e-mails não autorizados em nome de um domínio (fonte: Wikipedia).
Postmaster do Outlook.com
O SNDS permite que qualquer um que tenha uma conta no Microsoft Outlook.com acesse e veja dados dos IPs pelos quais ele é responsável. Esta ferramenta é dividida em duas seções de dados principais:
- Uma lhe dá um estado de alto nível informando se quaisquer dos seus IPs estão bloqueados pelo Microsoft Outlook.com
- A outra oferece uma visão mais granular das métricas do seu IP, que incluem volume, resultado da filtragem, taxa de queixas e número de atingimento de barreiras de spam.
Note que esta ferramenta analisa o tráfico de e-mails apenas para o Outlook.com, Hotmail.com, msn.com e live.com e não está de nenhuma maneira associada com o Microsoft Office 365.
A presença destas ferramentas representa uma clara tendência na direção de reputações baseadas em ISPs individuais, ao contrário de um tipo de pontuação de um tamanho único que serve para todos. Elas oferecem diferentes níveis de valiosas percepções sobre duas coisas com as quais os profissionais de marketing se preocupam muito: o meu e-mail está sendo entregue e está sendo encaminhado para a caixa de entrada? Agora, se você tiver uma reputação baixa ou má em quaisquer desses três ISPs, então talvez esta seja a hora de dar uma boa escovada e de adotar as melhores práticas para enviar e-mails:
Diretrizes para remetentes em massa do Gmail
Diretivas, Práticas e Diretrizes do Outlook.com
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Sobre o autor: Shine Lyui é um Analista de Serviços de Entrega da Act-On Software.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
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