Por Chris Riegger
Eu vou supor que você ouviu as notícias. O Facebook acaba de anunciar que está mudando (com certeza) o layout da página de fãs (novamente). Se esta for a primeira vez que você está ouvindo isto, permita-me fazer um rápido resumo do que foi anunciado.
A nova página de fãs do Facebook – “Um aspecto aerodinâmico para as páginas”
No aviso feito na semana passada (10/03/2014), o Facebook anunciou um novo layout para a Página de Fãs, que simplifica a timeline da página numa única coluna no lado direito dela e põe informação consolidada sobre os sua empresa (horas, URL de websites, etc.) no lado esquerdo da página. O que fica claramente ausente das figuras da tela fornecidas pelo Facebook são os botões (thumbnails) de aplicativos, que atualmente existem logo abaixo da figura da capa. Veja, a seguir, o que o Facebook nos mostrou ontem.
Neste ponto, você provavelmente estará imaginando o que isto significará para a sua empresa, e, especificamente, para todos os concursos que você esteve fazendo para capturar mais leads dentre os seus fãs do Facebook e outros seguidores da mídia social. Em primeiro lugar, não tenha medo. Os aplicativos de terceiros não vão desaparecer. De acordo com informação do site InsideFacebook, “As abas customizadas estarão no botão “More” (Mais), de acordo com um porta-voz do Facebook”. Eu acho que isso significa que não haverá mais espaço visível para aplicativos/abas no novo layout da página. Entretanto, eu vou pedir a você que ainda não enlouqueça. Ao invés disso, vamos considerar algumas coisas…
As outras mudanças que você não conhecia…
Vamos ver outras mudanças que o Facebook está fazendo na timeline da página. Eles estão consolidando a timeline numa única coluna. Este é um GRANDE negócio que visualmente desatravanca a timeline da página e a torna mais fácil de ler. Isto permitirá que os fãs e outros visitantes acessem mais facilmente o seu conteúdo, ao visualizar a sua página.
O Facedbook também anunciou que eles estão passando as páginas a serem observadas (Pages to Watch) para a administração de todas as páginas. Esta característica facilita rastrear o engajamento da sua página, em comparação com a página dos concorrentes, o que o ajuda a melhor sintonizar o conteúdo da sua página e a sua estratégia geral. A seguir, veja como ficou a “Pages to Watch” (páginas a serem observadas).
Finalmente, no calcanhar das mudanças como a melhor visibilidade dos posts com links compartilhados de empresas no Facebook, assim como o seu anúncio do começo do mês de que eles estariam redesenhando o Feed de Notícias para dar maior ênfase às imagens, parece bem claro que o Facebook está mandando uma forte mensagem para as marcas, isto é, se você quiser alcance e engajamento, você terá de compartilhar conteúdo tangível e visual. Quanto mais dirigidas ao alvo e visuais forem as suas postagens, mais alcance elas terão e irão provavelmente obter um melhor engajamento. Portanto, ponha o seu chapéu de desenhista e comece a compartilhar!
Porque as “abas escondidas” estão vendo atualmente mais que 32% de taxa de conversão
Sobre os botões de aplicativos desaparecidos…, eu pessoalmente, acho que tira-los das páginas é uma boa coisa. Desde que a Timeline passou para a Página de Empresas, a maioria do tráfico para concursos e outros aplicativos de terceiros veio da promoção e não para o botão (thumbnail) de aplicativos. Isto aconteceu por duas razões.
A primeira é que, enquanto o uso do Facebook ainda está crescendo (mais de 750 milhões de usuários diários), menos pessoas estão visitando as páginas. Aqui na Heyo, nós vemos a maioria dos engajamentos a concursos e outras campanhas vindo do tráfico promocional (postagens, e-mails, etc.).
A segunda razão é que o uso de dispositivos móveis no Facebook aumentou MUITO com o passar do tempo. De fato, de acordo com Shareaholic, mais da metade de todos os cliques no Facebook estão vindo de dispositivos móveis, mais do que os 27% em setembro de 2013. E, como todos nós sabemos, os belos pequenos aplicativos não são visíveis nos dispositivos móveis.
Você pode pensar que o Facebook irá esconder as suas abas, mas, vamos encarar o fato que, com a queda das visitas às páginas e a aumento do uso dos dispositivos móveis, elas já estão escondidas.
A boa notícia é que, aqui na Heyo, nos estamos apenas vendo os nossos clientes terem MAIOR sucesso alavancando aplicativos de terceiros, como parte da sua estratégia de mídia social. De fato, empresas como Squaw Valley Ski Resort e Nicollet Island Inn estão vendo taxas de conversão de 25%, 30% ou mais, quando elas fazem uma campanha otimizada para dispositivos móveis, que seja inteligente e bem dirigida ao alvo.
Uma maneira simples de melhor aproveitar essas mudanças
Neste ponto, pode ficar incrivelmente óbvio que você deveria aproveitar melhor o novo layout da página de fãs do Facebook. Se não ficou, permita-me dividir este processo em três etapas simples para você.
1. Dobre o conteúdo relevante e visual – Com tantas marcas e consumidores no Facebook, o seu conteúdo, para se sobressair no barulho geral, precisa ser relevante e engajador. Ainda mais, o Facebook está lhe dizendo que as postagens com imagens e links obtêm o melhor engajamento.
2. Foque na promoção – Estes thumbnails (botões) não estavam, de qualquer modo, fazendo muita coisa a seu favor e, agora, a distração foi embora. Foque na promoção dirigida aos alvos e melhore a sua criatividade. Quanto mais emocionante e compartilhável for o seu conteúdo, maior alcance você terá.
3. Otimize para dispositivos móveis – Isto é crítico. O uso de dispositivos móveis no Facebook irá apenas continuar a crescer e, portanto, você precisa ter a certeza de que as suas campanhas estejam prontas para os dispositivos móveis, ou você perderá toneladas de leads potenciais. A boa notícia é que as ferramentas, como a Heyo, facilitam criar páginas lindas e eficazes, que também são otimizadas para dispositivos móveis (eu sei).
Atualização de 13 de março de 2014
Houve algo novo sobre estas mudanças, que eu quero compartilhar com os nossos clientes e leitores. A página “Facebook para Empresas” do Facebook foi atualizada no novo estilo (você só conseguirá ver o novo layout se o seu Facebook estiver configurado em inglês). É bom poder ver uma versão viva das mudanças e ter uma ideia de como os seus fãs poderão interagir com a sua página. Entretanto, a grande surpresa está no lado esquerdo da página, abaixo da seção “About” (Sobre). Veja.
Parece que, na verdade, HAVERÁ um espaço para aplicativos no novo layout da página de fãs do Facebook. Entretanto, ainda não está claro se ele será fixo ou se poderá ser trocado por alguma outra área de conteúdo, do lado esquerdo da página (fotos vídeos, etc.). Vamos ver também como estes aplicativos serão mostrados.
Parece que quando um usuário clicar no ícone de um aplicativo no novo layout da página de fãs, o cabeçalho da página grudará no topo da página. De muitas maneiras, eu acho que isto irá melhorar a experiência do usuário. Porém, isto também significa que as empresas que usam aplicativos para realizar concursos e outras promoções terão agora menos espaço acima da dobra.
Sobre o autor: Chris Riegger é o COO da Heyo, recentemente se mudou para Virgínia vindo do Brooklyn, NY. Ele tem uma esposa e dois filhos e gosta de correr para se divertir.
Fonte: heyo
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
® Copyright: Todos os artigos da heyo são traduzidos com autorização.