Por Brooks Tiffany
Os dispositivos móveis estão rapidamente assumindo a posição do meio de preferência. O que têm as nossas empresas para tirar vantagem desta tendência? Leia o texto a seguir, para descobrir porque 2014 pode ser a nossa última oportunidade para pegar o bonde da otimização para dispositivos móveis.
Você já ouviu toda a conversa sobre “mudar para os dispositivos móveis” e ter a certeza que você está otimizado para dispositivos móveis? Você possivelmente já ouviu, mas, se ainda não ouviu, não se preocupe, pois eu vou lhe contar tudo o que há para saber sobre isto.
Para aqueles que sabem sobre a otimização para os dispositivos móveis, mas que ainda não tiraram proveito disto, por algum motivo, também não se preocupem, pois, ainda há tempo de estar na frente do jogo.
Todavia, eu não esperaria muito tempo, pois 2014 pode ser o ano em que você tenha que estar com o seu conteúdo otimizado para os dispositivos móveis, ou ser deixado do lado de fora, no frio do inverno.
A KPCB, uma empresa financeira, cujos investimentos incluem a Amazon, a Electronic Arts, e o Google, publicou recentemente um relatório sobre as atuais tendências da internet. Este relatório tem um tesouro de dados, que parecem indicar uma tomada de mercado pelos dispositivos móveis.
Nós sabemos que o tempo é importante para você e, portanto, nós demos, aqui na Heyo, uma olhada nas 164 páginas do relatório e extraímos alguns dados, que nós achamos que seriam muito importantes para você.
O que é a otimização para os dispositivos móveis?
Você não sabe exatamente o que quer dizer a otimização para dispositivos móveis? Tudo bem, a maioria das pessoas também não sabe, embora, provavelmente, você já tenha se deparado com os benefícios de um site otimizado para os dispositivos móveis, sem perceber que isto era o que você estava experimentando.
Um website otimizado para os dispositivos móveis é simplesmente um site desenhado para parecer fantástico nas pequenas telas dos telefones celulares, assumindo uma aparência de uma única coluna com navegação simplificada, e que inclui um texto maior, botões e imagens.
Você já visitou um website no seu smartphone e foi presenteado com um texto e imagens em miniatura? Você precisou fazer um “zoom in e out” (chegar mais perto e se afastar), rolar para a esquerda e para a direita e, provavelmente, ficou perdido em algum canto distante da página. Bem, isto não estava otimizado para dispositivos móveis e um número cada vez maior de usuários está se afastando dessa experiência, em favor de uma otimizada para os dispositivos móveis, que é muito melhor.
A seguir, está um exemplo de um aplicativo que foi otimizado para os dispositivos móveis.
Portanto, agora que todos sabemos o que é otimização para os dispositivos móveis, vamos ver algumas tendências que mostram quão importante são os dispositivos móveis.
1. O uso dos dispositivos móveis está subindo às estrelas
A quantidade de pessoas que está usando os seus telefones celulares para acessar a internet regularmente está aumentando demais. Como uma tendência global, a porcentagem do tráfico da web, que está vindo de telefones celulares, quase dobrou desde o ano passado, indo de 14% a 25%. Isto significa que uma de cada quatro visitas a páginas está vindo de um telefone móvel.
Se o seu site não estiver otimizado para os dispositivos móveis, você irá perder uma oportunidade de tirar vantagem de todos esses cliques. Os usuários de dispositivos móveis se lembrarão das suas incursões em vários sites e rapidamente se lembrarão de quais estão oferecendo uma experiência otimizada para os dispositivos móveis, ao contrário dos que não estão.
Se 25% do uso total da web não forem suficientes para obriga-lo a otimizar o seu conteúdo para dispositivos móveis, talvez 50% o serão, um número que provavelmente será ultrapassado em 2015.
O crescente número de dispositivos móveis que estão chegando às mãos das pessoas é impressionante.
O gráfico a seguir o lembra de alguma lei, em particular, envolvendo computadores? Isto parece ser quase um reflexo direto da lei de Moore! Simplesmente imagine o outro gráfico abaixo do eixo dos X, que mostra os computadores (hardware) ficando cada vez menores, a uma taxa semelhante à de uma função exponencial.
É claro que onde há bilhões de pessoas usando dispositivos móveis a um ritmo acelerado, há oportunidade.
2. Há uma oportunidade de US$ 30 bilhões nos dispositivos móveis
O mercado de dispositivos móveis cresceu tão rapidamente que as empresas ainda estão correndo atrás disto no departamento que gasta com a publicidade. À medida que olhos atarefados gastam mais tempo grudados a dispositivos móveis, uma oportunidade gigantesca para obter rendimentos emergiu e ainda está esperando para que alguém se aproveite bem dela.
Parece que antigos hábitos dificilmente morrem, como os meios tradicionais de gastar em publicidade ainda pesam muito mais que os dispositivos móveis, especialmente quando se pesa isto contra o tempo gasto na mídia. Você pode apostar que esta discrepância não vai durar tanto quanto o vácuo que a oportunidade de $30 bilhões de dólares americanos irá demorar para ser preenchido.
NT: *No Brasil, segundo previsões da eMarketer, até o final de 2014 os gastos com publicidade digital atingirão 2,88 bilhões de dólares americanos (taxa: US$ 1 = R$ 2,16), com a publicidade móvel representando 2,24% desta fatia. Até 2018 a projeção é que chegue a representar mais de 20%, passando dos 2 bilhões de reais.
3. O engajamento é maior com os dispositivos móveis
Quando se trata do tráfico na Internet, o Facebook é rei dos encaminhamentos com estimados 21% da distribuição, seguido pelo Pinterest com 7% e o Twitter com 1% (por cada viciado em compartilhamento 3/14). Ter uma presença na mídia social é imprescindível para engajar consumidores e para dirigir tráfico para os seus websites. Dê uma olhada em como os editores estão abocanhando o maior pedaço da pizza.
A mídia social desempenha um papel importante no uso dos dispositivos móveis e este papel é amplificado quando associado com outros meios.
À medida que aumenta o uso de dispositivos móveis, também aumenta o tempo que eles dividem com os meios tradicionais, como a televisão. Oitenta e quatro por cento (84%) dos donos de dispositivos móveis usaram os seus dispositivos enquanto assistiam televisão e este número dobrou nos dois últimos anos.
O que os usuários fazem com os seus dispositivos móveis enquanto assistem televisão? Surfar na web, comprar, verificar os resultados dos eventos esportivos e buscar notícias sobre atores são algumas das principais atividades, mas a coisa mais importante a aprender aqui é que estas são oportunidades para engaja-los.
Quanto mais dispositivos um usuário tiver, maior é o seu engajamento. Eles gastam mais tempo assistindo e engajando por cada dispositivo que eles possuem, e eles frequentemente usam esses dispositivos ao mesmo tempo.
Com as pessoas gastando tanto tempo nos seus múltiplos dispositivos, há uma oportunidade para oferecer mais conteúdo em menos tempo. Simplesmente, uma pessoa que possui uma TV, um PC, um telefone e um tablet irá engajar a mídia numa taxa muito mais alta que alguém que apenas assiste televisão.
Foi demonstrado que o uso em conjunto da televisão e da mídia social aumenta muito o impacto da publicidade. No relatório da KPCB, estes anúncios que usaram o Twitter em conjunto com a sua presença na televisão viram maiores taxas de lembrança (favoráveis), e intenções de compra que os que não tiraram vantagem desta associação engajadora.
Você esta convencido?
Isto não pode ser ignorado – os dispositivos móveis são o futuro. E 2014 pode ser a última oportunidade que você terá para pegar este bonde; portanto, não espere! Se você está pretendendo lançar uma campanha otimizada para dispositivos móveis para obter engajamento, captura de e-mails e vendas, preencha nosso formulário, e nós ficarem muito felizes em poder a ajudá-lo.
Diga-nos o que você pensa e nós poderemos cita-lo num futuro artigo:
Você já está otimizado para os dispositivos móveis, ou está planejando ficar? Ou você não está acreditando em toda essa onda sobre os dispositivos móveis? Quais são as suas experiências com conteúdo otimizado para os dispositivos móveis, em comparação com o conteúdo não otimizado? Por favor, compartilhe os seus pensamentos e comentários a seguir.
Sobre o autor: Brooks Tiffany é um Especialista em Engajamento de Clientes da Heyo em Blacksburg, no estado da Virginia. Ele é um veterano da Força Aérea, que recentemente formou-se na Virginia Tech com um bacharelado em Língua Inglesa/Escrita Profissional e em Psicologia.
Fonte: heyo
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
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