Por Jack Kosakowski
As pessoas frequentemente me perguntam quais tecnologias eu uso no meu dia a dia do marketing social. Não há muitas que eu possa usar, o que torna difícil determinar quais delas você deve usar. Eu vou lhe contar o que funciona para mim, sem me aprofundar nos detalhes de cada uma delas. Todas elas são fáceis de usar. Eu também acho que será útil para você habituar-se a cada uma dessas tecnologias, experimentando-as na base da tentativa e erro, para entender bem como elas funcionam.
Comece pelo começo
Quando você começa na venda social, não automatize quaisquer dos seus processos. Apenas foque em descobrir como participar de uma conversa social e faça conexões através do LinkedIn, do Twitter e do Facebook.
Comece pelo Twitter. Este é o lugar mais fácil para começar uma conversa e para obter alguma energia na construção de um relacionamento e, uma vez que você se sentir confortável nessa rede, fica mais fácil fazer a mesma coisa nos outros canais sociais.
Comece a automação. A venda social realmente é apenas uma forma de fazer networking (trabalho em rede, reuniões) com os seus compradores e para construir relacionamentos onde eles vivem. Nota: nós não estamos fabricando foguetes com esta peça do processo de vendas, mas você precisará automatizar, à medida que aumentarem os seus seguidores.
Tenha em mente que a automação é (APENAS) para postar. Não automatize qualquer seguimento. Se você não engajar cada um, então eu sugiro que você fique no sorriso e continue discando.
3 tecnologias de venda social para você começar
Estas três são fáceis e simples de usar, e são gratuitas (ou quase isto). Elas funcionam bem como tecnologias para começar a venda social e, para muitas pessoas, elas podem ser tudo de que elas vão precisar. Nesta caminhada, nós vamos entrar em tecnologias sociais que são muito mais simples, mas considere estas tecnologias sociais 101 (uma a uma).
BufferApp
O Buffer é a bomb.com! (uma bomba). É totalmente gratuito para uma única conta e permite que você crie posts, programe posts e ainda lhe fornece alguns dados analíticos básicos para lhe mostrar como os seus posts estão se comportando em relação ao engajamento. Você pode misturar os seus posts (ao acaso) e os horários das postagens.
O Buffer pode conecta-lo ao LinkedIn, ao Google+, ao Facebook e ao Twitter. Você pode automatizar todos os seus posts para os diferentes canais. Eu não sou fã de automatizar os posts para o LinkedIn, mas muita gente acha isto útil. Se você o fizer, eu sugiro que você monitore periodicamente o LinkedIn durante o dia e em tempo real.
Estratégia simples para o Buffer: Acrescente RSS feeds e obtenha conteúdo gerado para a sua audiência. Não se esqueça de acrescentar hashtags aos seus tuites e imagens, para aumentar o engajamento. Tome cuidado para não postar demais no Facebook, no Google+ e no LinkedIn, pois isto pode prejudicar o seu engajamento. Quanto é demais? Você pode gerar muita atividade, mas não faça centenas de coisas; isto tende a parecer spam. Veja o que eu faço:
● Facebook: dois posts por dia; uma citação positiva, um artigo.
● LinkedIn e Google+: 3 vezes por dia, com 4 a 5 horas de intervalo.
● Twitter: 5 a 10 vezes por dia, ou mais, dependendo do que houver em termos de novidades importantes.
Veja aqui como é o Buffer (conteúdo, dados analíticos, agendamento)
Use o Riffle (da CrowdRiff) para pesquisar pessoas
Um amigo meu (@HootReid) me mostrou no mês passado e isto arrebentou a minha mente. É um simples plug-in do Google Chrome que demora cerca de 10 segundos para baixar e é GRATUITO. Ele é incrivelmente útil para a venda social.
O Riffle permite que você entre no perfil de qualquer pessoa e veja em quais canais sociais elas estão plugando. Você pode então conectar-se diretamente com elas através do LinkedIn, Klout, Google+, Instagram e Facebook. Porque isto é tão importante? É simples: TEMPO, TEMPO, TEMPO! Ao invés de ter que pesquisar para descobrir quais canais da mídia social elas estão usando, ele mostra isto para você o tempo todo. Você pode então clicar no ícone e ele o leva diretamente para o perfil delas. O Riffle lhe economizará toneladas de tempo quando você estiver fazendo conexões nos diferentes canais para fazer a venda social.
Estratégia simples para o Riffle: Alavanque o Riffle para ver de onde vêm as pessoas, o que é importante para elas e quais hashtags elas usam mais frequentemente. Você também pode ver que tipo de atividade o usuário tem no Twitter. Tudo isto é pesquisa valiosa. Leva tempo para engajar no Twitter; você deve ter certeza que está gastando o seu tempo com um ser humano que é ativo e que, portanto, as suas chances de obter um engajamento útil são maiores.
Use o Tweriod.com para pesquisar quais são os melhores horários para postar
O Tweriod é um simples aplicativo do Twitter, que leva cerca de 15 segundos para plugar na sua conta do Twitter. Isto foi algo que mudou as regras do jogo para mim, além de ser GRATUITO! O Tweriod mergulha na sua conta do Twitter e lhe diz quais são os melhores momentos para você obter engajamento. O sucesso na mídia social (além de ser real e interessante) é todo baseado em dados. Há momentos de pico nos quais a sua rede está ativa no Twitter; você não saberá disto sem algum tipo de tecnologia. Esta é realmente poderosa e lhe deixa “pescar quando os peixes estiverem mordendo a isca”.
Estratégia para o Tweriod: Quando você programar os seus posts no BufferApp, use a sua percepção do Tweriod para determinar quais momentos (horários) automatizar para postar os seus tuites. Eu tive um aumento do engajamento de 30% nos dois primeiros dias de uso do Tweriod. Os horários são tudo no Twitter para obter impressões e engajamento. É como anunciar na televisão; você quer que os seus spots (anúncios) apareçam no horário nobre, ou quando ninguém está assistindo? Se você postar nos horários corretos, os seus resultados irão AUMENTAR! Se você postar no horário errado no Twitter, você poderá ouvir os grilos.
Em conclusão
Todas estas três tecnologias serão suficientes para você começar a alavancar a automatização e os dados analíticos do seu processo de venda social. Isto é uma maratona, não uma corrida rápida e não se esqueça disto! Se você usar estes três em conjunto você ficará surpreso de ver como o seu jogo social passará rapidamente para o nível seguinte. Apenas não se esqueça do motivo para fazer isto bem feito: trata-se de tornar o engajamento mais fácil e mais eficaz e de construir relacionamentos. Você não está vendendo, você está AJUDANDO!
Para saber mais sobre como alavancar as suas vendas sociais através de um melhor alinhamento em vendas e marketing, baixe o nosso white paper:
Sobre o autor: Jack Kosakowski é um Gerente de Vendas Regional da Act-On Software, onde ele educa empresas sobre a importância da automação de marketing para a linha do lucro (linha de base do balanço) e, potencialmente, para o futuro sucesso delas. Ele também é coapresentador da @SocialHangout, onde ele fala diariamente para grandes influenciadores de marketing e de vendas. Conecte com Jack no Twitter: @jackkosakowski1
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
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