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15 elementos que os blogs de maior sucesso têm em comum

por dionei

Por Pam Neely

O que há no seu blog? É claro que você tem alguns posts e talvez tenha uma caixa para subscrição. Mas, há elementos que estão faltando? O que é ainda mais importante, você não está deixando de incluir algo que poderia lhe conseguir melhores resultados?

Há alguns componentes básicos que quase todos os blogs de maior sucesso compartilham. Estes elementos são widgets (uma pequena engenhoca ou dispositivo, especialmente designada para facilitar a sua vida e que não tenha um nome específico), botões de compartilhamento e outras mecânicas do blog. Eles são mais baseados em táticas que em estratégia, exceto num sentido chave.

A estratégia geral é manter as pessoas no seu blog, uma vez que elas tenham chegado lá. E, à medida que você as mantiver lendo e felizes, você lhes dá oportunidades de conhecê-lo melhor. É aqui que entram as caixas de subscrição. É onde os downloads de documentos técnicos, as calculadoras e todas as outras coisas relacionadas à mágica para ir empurrando as pessoas pelo funil de vendas abaixo falham.

Em outras palavras, o seu blog é um ambiente de venda suave. Muito, muito suave, mas isto é o que acontece no pano de fundo. Ele é a própria definição de marketing de conteúdo, que é fornecer conteúdo que atraia e engaje a audiência, educando-a, ao mesmo tempo em que a entretem. Logo, quando chegar o dia no qual elas precisarem do que você vende, elas pensarão em você em primeiro lugar.

Todos os pequenos widgets e botões do seu blog devem apoiar esta meta de longo prazo. Portanto, vamos nos assegurar que você tenha tudo de que precisa para fazer a mágica acontecer.

1) Uma caixa de buscas

Por favor, não nos obrigue a ir ao Google para buscar informação que está no seu site. Uma simples caixa de buscas facilita muito a vida. Na maioria das configurações do WordPress, são necessários aproximadamente 15 minutos para acrescentar uma caixa de buscas, que é grátis.

Apenas garanta que ela funcione adequadamente. Algumas instalações de caixa de buscas simplesmente não retornam a informação que deveriam. Se isto estiver acontecendo no seu site, por favor arranje tempo (e/ou dinheiro) para que um especialista dê uma olhada no que está acontecendo e conserte o que está errado. Se não, as pessoas irão procurar conteúdo que você tem, mas não o encontrarão. Isto é um desperdício de muito trabalho e de recursos, além de ser uma oportunidade perdida (pelo fato das pessoas se virem obrigadas a ir a outro lugar, para encontrar o que estão procurando). Acrescente uma caixa de buscas ao seu blog, para que os visitantes não tenham que caçar e bicar para achar as coisas.

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É claro que você não, precisa acrescentar uma caixa de buscas na coluna do navegador. Alguns blogs a colocam na área do cabeçalho, como fez a SEMRush:

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2) Sinopses

Estes são usados na página principal do seu blog. São duas ou três sentenças de um texto chamativo (algumas vezes, as duas ou três primeiras sentenças do post), que forneça mais informação sobre como será o post. Algumas pessoas copiam a meta descrição do post.

Porque usa-la? Diversas razões:

  • Elas facilitam para os usuários escanearem o seu post, de modo que eles possam escolher o que tiver maior interesse para eles.
  • Elas não obrigam os seus visitantes a olhar para uma parede de texto. Os pequenos pedaços do texto lhes dão a impressão de que tudo será fácil de ler. Em outras palavras, elas fazem a sua página parecer mais convidativa.
  • Elas não aumentam a quantidade de conteúdo duplicado do seu site. Fazer a versão completa dos seus posts aparecer na página principal, e então novamente em cada página do post não é uma boa ideia. Isto não vai destruir a sua SEO, mas também não ajuda em nada.

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Use sinopses nos seus posts – chamadas – para mostrar mais posts e fazer o seu blog parecer mais convidativo.

3) Uma aba (widget) de posts mais populares

Os visitantes de primeira vez do seu blog estarão procurando um lugar para começar, portanto, dê a eles este lugar. Coloque uma aba de “posts mais populares” na coluna da navegação, como esta:

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4) Uma aba (widget) de posts recentes

Esta é semelhante à aba de post mais populares, mas com uma diferença importante. Ela ajuda os visitantes a vasculhar toda a informação colocada à disposição deles para encontrar o que é novidade. Uma lista de posts recentes pode parecer um pouco redundante na página principal do seu blog, mas, de qualquer maneira, mantenha-a lá como um atalho.

Um widget de posts recentes é ainda mais importante nas páginas individuais do seu blog. Por quê? Por que a maioria das pessoas não vai acessar o seu blog através da página principal. Elas virão pelas estradas secundárias – via páginas interiores. Logo, inclua um widget com posts recentes em cada página do seu blog. Desta forma, independentemente de qual página as pessoas vejam em primeiro lugar, elas terão algum lugar interessante para aonde ir em seguida.

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Este widget de posts recentes facilita para os visitantes descobrirem o que é novidade.

5) Botões para compartilhamento social

Estes são os botões com as contagens de compartilhamentos (exceto os danados botões do Twitter), que aparecem em cada página individual dos blog posts. Blogs diferentes põem esses botões em diferentes lugares.

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A CoSchedule realizou recentemente um estudo interessante, que examinou em quais posições os botões de compartilhamento social obtêm os melhores resultados. Eles descobriram que o lugar certo é acima ou à esquerda do conteúdo.

Isto funciona principalmente porque deixa os botões de compartilhamento salientes. Isto também funciona com o padrão em forma de F que as pessoas tendem a usar para ver as páginas da web:

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6) Botões de seguimento social

Se você quiser que as pessoas compartilhem o seu conteúdo, acrescente botões de compartilhamento social, como vimos anteriormente. Se você quiser que elas o sigam nas suas contas da mídia social, isto requer um tipo diferente de botão.

Os botões de seguimento social tendem a ser colocados na área do cabeçalho e no rodapé. Você os quer em ambos os lugares, para que as pessoas não precisem procura-los, se decidirem segui-lo.

A maioria dos sites usa os ícones das plataformas sociais e os deixa assim. Alguns sites podem acrescentar um pouco de texto para encorajar alguns seguimentos. Pouquíssimos sites levam isto até a extensão que tem o The Content Marketing Institute:

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Este é um excelente exemplo do princípio psicológico da prova social. O que é isto? É basicamente que as pessoas têm maior probabilidade de pensar que alguma coisa é boa se elas puderem ver que muitas outras pessoas também pensam que é boa. 153.091 subscritores de e-mails não podem estar errados, certo?

7) Comentários

Por favor, não retire os comentários do seu blog. Eles são uma das funcionalidades centrais que fazem um blog ser um blog. Se você estiver preocupado com spam de comentários, use um plugin do WordPress, como o Akismet para lidar com o dilúvio. O Akismet pode fazer a parte do leão do trabalho de manter o spam controlado. Ele é gratuito até 50.000 comentários de spam por mês.

Os comentários são uma boa coisa por três motivos. Eles acrescentam conteúdo às suas páginas, que apoiam os seus esforços de SEO. Eles também são uma maneira importante para desenvolver uma comunidade e para encorajar o diálogo. E eles lhe dão percepções sobre o que pensam os seus leitores.

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A Akismet é o plugin de escolha para bloquear os comentários de spam. Ele tem mais de 1 milhão de instalações ativas.

Neil Patel exorta os seus leitores a usar comentários encadeados. Ele diz que “eles irão tipicamente aumentar o número de comentários que você receber por cada post em 16 a 33%”. Ele também aconselha não usar comentários do Facebook em seus posts. Isto é por que o Facebook – não você – será o real dono desses comentários.

8) Imagens de cabeçalho

Isto é mais específico para blog posts individuais que para o seu blog como um todo, mas é tão importante que eu estou incluindo este item de qualquer maneira. Todos os seus blog posts precisam ter imagens de cabeçalho. No mínimo, faça isto para que os seus posts tenham um padrão de imagens características quando alguém os compartilhar, como isto:

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As imagens de cabeçalho também fazem a home page do seu blog parecer dramaticamente mais atrativa. E elas serão a visualização primária do seu post, se ele for compartilhado no Pinterest. Alguns estudos recentes estão mostrando que o Pinterest pode dirigir grande tráfico para os seus blogs.

Este é um exemplo de uma grande imagem de cabeçalho:

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Note a URL no canto de baixo e como o título do post fica claramente legível, mesmo se for comprimido a uma largura de uma polegada (aproximadamente 2,5 cm).

9) Chamadas para ação

Tanto o seu blog geral como os seus posts individuais precisam de chamadas para ação. Esta é a maneira número 1 de transformar o seu blog de apenas um esforço de publicação em um real gerador de leads e em uma máquina geradora de negócios. Não deixe de inclui-las.

Veja um exemplo de acrescentar diversas chamadas para ação, tanto na área do cabeçalho e na coluna da direita:

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10) Posts relacionados

Estes são essenciais para a viscosidade dos blogs. De outra maneira, quando alguém terminar de ler o seu post, ele não terá para onde ir. Portanto, faça-lhe uma sugestão sobre o que fazer em seguida:

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11) Conteúdo fechado, isto e, “upgrades de conteúdo”

Veja aqui os seus condutores geradores de leads. Sejam eles whitepapers, estudos de casos, relatórios de pesquisas, webinars gravados, ou quaisquer outras coisas, feche o seu conteúdo de alto valor com um formulário a o coloque numa landing page, que diga às pessoas quem deve lê-lo e por que ele é valioso para elas. Espalhe links para o conteúdo fechado através do seu blog. Use-os para:

  • Dirigir links do texto para os seus blog posts.
  • Fazer links de conteúdos relacionados (com imagens) no final dos seus posts.
  • Fazer uma promoção total (faça um link da imagem com um pouco de texto) no final dos seus posts (procure um no final deste post).
  • Fazer uma promoção isolada na barra lateral.
  • Como os anúncios de conteúdo, no meio dos parágrafos dentro dos seus posts.

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A HyTrade termina cada blog post com uma atualização fechada de conteúdo. Note também a fila dos botões de compartilhamento social, e a fila de sugestões de posts relacionados – com imagens no cabeçalho.

12) Uma caixa de subscrição de e-mails

Não pense que isto não é importante, apenas por que fica no final da lista. A sua lista de e-mails é uma parte poderosa para fazer o seu blog ser lucrativo. Por quê? Por que a maioria dos visitantes do seu site nunca voltará. Isto é triste, mas é verdade. Obter o endereço de e-mail, mesmo de poucos daqueles visitantes, pode fazer a diferença entre um ROI positivo ou negativo.

Portanto, coloque a sua caixa de subscrição de e-mails. Eu gosto de vê-la perto do topo da página, na coluna da navegação, e novamente no rodapé. Se você quiser acrescentar um pop-up que apareça alguns minutos depois de alguém estar no seu site, tudo bem. Os pop-ups frequentemente obtêm metade de todas as subscrições de e-mails.

Por favor, siga as melhores práticas para as caixas de subscrição de e-mails:

  • Ofereça algo em troca de uma subscrição. Ou, pelo menos estabeleça um motivo convincente de por que alguém deve subscrevê-los.
  • Embuta o formulário de subscrição na sua promoção. Não obrigue as pessoas clicarem numa segunda página.
  • Tente algo além de simplesmente “subscreva” no botão de subscrição.
  • Faça a sua caixa de subscrição se destacar.

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A caixa de subscrição de e-mails do blog da Feira APAS se destaca através de cores contrastantes.

13) Um feed RSS (rich site summary)

Muitas pessoas preferem feeds RSS para subscrição de e-mails. Você deve ter ambas as formas, apenas para capturar os leitores deste segundo grupo. De qualquer forma, tudo que é necessário é um pequeno botão:

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14) Um design amigável para dispositivos móveis

Desculpem-me por insistir novamente nos dispositivos móveis, mas eles são importantes. Há mais pessoas surfando na web através de dispositivos móveis que em desktops. Ainda assim, muitos websites não são muito amigáveis para esses dispositivos móveis, como a DemandWave revelou na sua recente publicação Estado do Marketing Digital B2B em 2016:

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15) Legibilidade

Isto geralmente não está presente nesta lista de “elementos indispensáveis para os blogs”, mas eu acho que deveria estar. O ponto importante é fazer as pessoas lerem os seus posts, certo? Logo, vamos estar conscientes de que isto é sobre causar uma boa experiência.

Há várias maneiras de conseguir uma boa legibilidade. Você precisa de um pouco de todos estes pontos para conseguir isto:

  • Espaço em branco. Areje um pouco o texto!
  • Um tipo de letras claramente legível, num tamanho suficientemente grande para ser lido… mesmo por leitores idosos… e mesmo em dispositivos móveis.
  • Coloque o seu tipo numa cor suficientemente escura para facilitar a leitura, e, preferencialmente, apenas com fundo branco.
  • Formate para ser escaneado. Isto inclui subtítulos, parágrafos curtos e pontos de destaques (bullet points). Alguns blogs também colocam os termos chave em negrito.
  • Um número suficiente de imagens, para causar um intervalo visual de vez em quando.

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O Blog da Feira APAS têm usado tipos em negrito, chamadas e cabeçalhos de seções de uma maneira que torne o texto muito fácil de ser escaneado num piscar de olhos.

Conclusão

Agora você sabe quais elementos devem ser acrescentados no seu blog para apoiar as suas metas de longo prazo. Misture algum grande conteúdo, um pouco de promoção e alguma SEO e você deverá estar pronto para ir adiante – se fizer um seguimento de tudo isto através de um rastreamento cuidadoso e um pequeno ajuste que se fizer necessário. É assim que os profissionais de marketing que obtêm ótimos resultados dos seus blogs fazem isto acontecer.

O que você acha?

Faltou alguma coisa nesta lista? Dê-nos a sua opinião nos comentários.

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Sobre a autora: Pam Neely tem feito marketing online por 18 anos. Ela tem uma história em publicidade e em jornalismo, incluindo um prêmio “New York Press Award” e um “Hermes Creative Award” por escrever blogs. Pam tem um mestrado em Marketing Direto e Interativo, da Universidade de New York, sendo a autora do livro “best seller” do Amazon Kindle “50 maneiras de construir a sua lista de e-mail marketing” (“50 Ways to Build Your Email Marketing List”). Siga-a no Twitter @pamellaneely.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

 

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