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5 dicas para desenvolver conteúdo vendedor para o seu e-commerce

por dionei

Por Silvio Tanabe

No post 5 motivos para investir em marketing de conteúdo, enumerei os principais motivos pelos quais o conteúdo hoje é uma das formas mais eficazes para conquistar e fidelizar consumidores. Neste artigo, vamos mostrar como desenvolver conteúdo que ajude a converter novos clientes para a sua loja.

Existem conteúdos das mais diversas formas (textos, fotos, vídeos) que podem ser divulgados em vários tipos de canais (sites, redes sociais). A grande questão é: Por onde começar?

O primeiro passo é compreender as diferenças de cada um e o papel que desempenham no funil de vendas para influenciar o seu potencial comprador. A e-Commerce School possui uma definição que utilizo muito com nossos clientes por ser simples e prática, chamada de “os 4 pilares do conteúdo para e-commerce. São eles:

Semântico: São todas as informações que servem para “tangibilizar” a sua loja e os produtos que comercializa, ou seja, que a empresa existe de verdade e não é apenas um site para enganar os incautos. Pesquisa recente mostrou que 67% dos consumidores hesitaram em fazer compras no e-commerce nos últimos 12 meses justamente por medo de serem enganados.

Informações concretas e detalhadas sobre a empresa (quem somos); políticas de venda, troca, devolução; descrições sobre funcionalidades dos produtos, informações técnicas detalhadas e manuais de uso em versão .pdf para serem baixadas contribuem para aumentar a credibilidade e a “solidez” da loja.

Social: é aquele que faz o potencial comprador cair na loja sempre que estiver buscando informações sobre os produtos que você comercializa. Nesse aspecto, os blogs, guias e e-books desempenham papel fundamental ao reunir conteúdos práticos ou mesmo de entretenimento.

Lembre-se, o sucesso do conteúdo social é ter como prioridade atender às necessidades e interesses das pessoas, de modo a incentivá-las a conhecer a loja. A Westwing, especializada em objetos de decoração, por exemplo, criou uma revista virtual em seu site, que traz reportagens e dicas de combinações, organização da casa, entrevista com especialistas, etc.

5 dicas para desenvolver conteudo vendedor para o seu ecommerce I

Visual: A internet é cada vez mais visual, por isso use fotos grandes de produtos (o ideal é de quatro a seis para cada item, destacando diversos ângulos), vídeos demonstrativos e banners para destacar as promoções e novidades do site. Deixe bastante visíveis também os ícones referentes à segurança do site, formas de pagamento e certificações pois contribuem para aumentar a confiança em relação à loja.

Colaborativo: Pode ser dividido em dois segmentos. O primeiro é o destinado para gerar tráfego para a loja através das redes sociais, misturando temas informativos, entretenimento e promoções de vendas. Uma das empresas que melhor fazem esse trabalho é o Ponto Frio.

O segundo é o conteúdo gerado pelos próprios consumidores, na forma de comentários e opiniões sobre a loja e os produtos.

Além dos pilares do conteúdo, acrescento também a importância em se trabalhar em todos eles com as técnicas de SEO, principalmente as palavras-chave. Já há algum tempo o Google, que concentra mais de 90% das pesquisas na internet no Brasil, vem priorizando os sites com conteúdos relevantes em suas buscas. Estudo realizado por agência especializada constatou que sites com blogs e outros conteúdos tem 400% mais páginas indexadas em relação às que não têm.

Com um bom trabalho de SEO, portanto, as chances conquistar melhor posicionamento no Google e, por consequência, gerar mais tráfego qualificado para o site, aumentam.

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Sobre o autor: Jornalista com pós-graduação em comunicação com o mercado pela ESPM-SP, Silvio Tanabe é empresário, sócio da Clínica Marketing 8Ps, agência parceira da HyTrade no desenvolvimento de mercado e novos negócios.

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