Por Lisa Cannon
E-mail e mídia social podem ser uma combinação poderosa. Para realmente obter o maior valor destes dois canais, é importante vê-los como elementos complementares, que falam um com o outro, criando um quadro completo maior que a soma das partes. O marketing de cruzamento de canais é sobre alinhar a sua promoção de marca, mensagens, ofertas e o tempo certo, através de múltiplos pontos de entrega; para muitas marcas, os dois canais mais eficazes para fazer esse alinhamento são e-mail e mídia social.
Comece pelo básico
Quando você começar a integrar a mídia social e o e-mail marketing, provavelmente, você irá querer incluir links com as suas redes sociais. Mas, que tipo de links? Há uma diferença entre compartilhar e conectar na mídia social.
Compartilhar: Estes links tornam possível para os seus assinantes compartilhar o e-mail (ou parte dele) com a sua rede social. Por exemplo, se você incluiu um surpreendente dado estatístico num e-mail, você poderia incluir um link para “tuíte este fato”. Esta é uma boa maneira de obter mais visibilidade para a sua marca e possivelmente de também adquirir novos leads. De acordo com SocialTimes, adicionar botões para compartilhamento social a uma mensagem de e-mail, aumenta as taxas de cliques em mais de 150%.
Conectar: Isto é onde você pede ao seu receptor de e-mail que siga a sua marca no LinkedIn, siga-a no Twitter, curta a sua página no Facebook, subscreva o seu canal do YouTube, e assim por diante. Por exemplo, se você enviar um e-mail com um link para um vídeo educacional, você pode encorajar os seus leitores a subscrever o seu canal no YouTube, para obter vídeos mais valiosos. Esta é uma grande maneira de aprofundar o seu relacionamento com os seus clientes e prospectos.
Independentemente do tipo de link social que você está oferecendo, você precisa ter a certeza, logo de saída, que o valor do compartilhamento ou da conexão com a sua marca fique muito claro, e que você está usando as plataformas da mídia social para fazer o maior sentido possível para a sua audiência.
Evite e-mail + erros sociais
É claro que pode ser fácil errar com a mídia social e, quando você erra, todo mundo fica sabendo rapidinho. As empresas que estão começando na mídia social frequentemente cometem erros que são fáceis de evitar, mas, a coisa importante a ser lembrada é ser honesto e aberto em relação aos erros, muito rapidamente, ao invés de tentar encobri-los. Porque, de alguma maneira, isto raramente parece funcionar.
Veja, a seguir, alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao combinar a mídia social e o e-mail marketing:
- Direcionar para uma página do Facebook (ou outra) que não reflita a marca e o desenho da sua empresa. Se um destinatário clicar num link no seu e-mail e aterrissar numa página da mídia social que parece totalmente diferente do seu website, ele pode pensar que o link o dirigiu para a página errada. Esta será uma experiência chocante e ele, provavelmente, irá sair da sua página. Alguns profissionais de marketing pensam que o Facebook é um lugar para ficar muito louco e que realmente faz a personalidade deles brilhar. Mas, o seu tipo de loucura realmente reflete a sua empresa? Se você quiser fazer algo inteiramente diferente, tenha a certeza que o desenho do seu e-mail reflita isso também, de forma a parecer uma transição suave e previsível entre a sua mensagem e a mídia social.
Usar sempre a mídia social para vender alguma coisa. Os seus clientes e prospectos não estão no Twitter para comprar. Eles estão compartilhando. Eles estão aprendendo e conectando. Portanto, se você gastar todo o seu tempo na mídia social gritando que os seus produtos e serviços são fantásticos, você irá alienar rapidamente as pessoas. Se alguém concordou em receber o seus e-mails promocionais, isto é muito bom. Mas, quando eles clicam num link para um site social, eles provavelmente não estarão esperando uma venda pesada. Use esta oportunidade para lhes oferecer conteúdo que seja útil e interessante e, gradualmente, leve-os para o seu website, para obter um engajamento mais profundo, e para que eles tenham uma oportunidade de comprar.
- Não ouvir os clientes ou não responder a eles. Este é um problema comum porque a maioria das empresas gosta de lidar com problemas ou com queixas de maneira silenciosa e rápida. Mas, algumas vezes, isto não é possível e, se alguém estiver levantando uma questão legítima com a sua organização num foro social público, cabe a você responder com rapidez, e fazê-lo de forma transparente, no mesmo canal. O e-mail marketing é (geralmente) um canal de comunicação de uma só via, e as pessoas esperam ouvi-lo quando você envia uma mensagem a elas. Mas, a mídia social é um diálogo, que precisa ser interativo. Se você usa-lo para publicar mensagens e você sintonizar cada resposta, a sua audiência começará a sintoniza-lo também. Você irá querer ser lembrado pelo serviço ao cliente como a Zappos, e não como a United Airlines.
Deixar o seu site social tornar-se uma cidade fantasma. A pior coisa que uma empresa com presença zero nos principais sites da mídia social é uma presença ultrapassada. Uma página no Facebook que não tenha sido atualizada desde que eles, há dois anos, adicionaram imagens à festa das empresas. Uma página no Pinterest com algumas fotos de produtos do catálogo do ano anterior. Uma página no LinkedIn na qual o Gerente de RH ainda posta vagas de empregos e mais nada. A partir do momento que você decidir investir numa presença na mídia social, continue a fazê-lo e faça disto uma prioridade. Se você descobrir que os seus clientes não estão realmente usando o Pinterest, isto está bem; pare de postar aí. Mas, não continue a incluir um link para o sua página, agora silenciosa, em cada e-mail que você enviar. Os clientes que clicarem nele verão o pouco esforço que você dispendeu para manter a sua presença.
- Começar em muitos lugares ao mesmo tempo. Tendo decidido integrar a mídia social e os seus e-mails, é tentador pular para dentro de cada canal ao mesmo tempo. Mas, há centenas de redes de mídia social em todo o mundo e tentar se juntar a cada uma delas (ou mesmo a 10 delas) ao mesmo tempo é uma receita para um desastre. Ao invés disso, ao começar, foque em uma ou duas e vá onde os seus clientes e prospectos já estiverem. Tenha a certeza de ter pesquisado antes de escolher onde mergulhar. Pergunte aos seus clientes onde eles gastam o seu tempo social. Entrar forte no Facebook não vai lhe fazer muito bem se a maioria da sua audiência alvo estiver curtindo o Pinterest.
Uma vez que você tenha feito isto corretamente, a mídia social pode ser uma poderosa aliada das suas campanhas de e-mail marketing. Por exemplo, frequentemente, é uma boa maneira de apresentar a estranhos a página de aterrissagem do seu website, onde você os convida a concordar em receber os seus e-mails. Ou você poderia direcionar pessoas para um novo infográfico ou questionário, levando-as a dar um novo passo no caminho da conversão de um lead.
Use Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn e outros sites sociais para anunciar descontos e ofertas especiais. Quando você pedir aos visitantes o endereço de e-mail deles, ofereça a oportunidade para estes potenciais assinantes optarem por entrar na sua lista (apenas não use uma caixa já preenchida para que eles façam esta opção).
Se você tiver uma newsletter habitual, poste um link para os seus sites sociais para dirigir tráfico (e assinantes).
Redirecione conteúdo da sua newsletter nos seus sites sociais como o Facebook e o LinkedIn, e então coloque um link de volta para um arquivo da newsletter, bem como para uma página de aterrissagem onde os visitantes podem subscrever para receber o e-mail.
Sempre que você oferecer uma página de subscrição ou centro de preferência aos seus assinantes de e-mail, garanta a inclusão da oportunidade de seguir e conectar a sua marca também através dos canais sociais.
Lembre-se de incluir os benefícios da assinatura do seu e-mail ou da conexão com a sua organização através da mídia social. Porque, se você não conseguir pensar em um benefício, a sua audiência também não será capaz de fazê-lo e isso significa parar de seguir, descurtir e cancelar assinatura bem depressa.
Quer saber mais sobre os benefícios que um software de automação de marketing pode gerar à sua empresa ao integrar campanhas de e-mail marketing e mídia social? Então baixe gratuitamente o nosso white paper:
Sobre a Autora: Lisa Cannon é uma escritora e editora sênior na Act-On Software, baseada em Portland, nos EUA. Ela possui mais de 25 anos de experiência como redatora de marketing, diretora editorial e gosta de especializar-se em transformar temas complexos e técnicos em textos de fácil compreensão.
Fonte: Act-On Software
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite
® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.