Por Silvio Tanabe
Para empresas de tecnologia é desnecessário destacar a importância das diversas ferramentas de marketing digital (CRM, e-mail, redes sociais, SEO, PPC, etc.) para fortalecer a marca e aumentar vendas. A contrapartida, porém, é que quanto mais recursos utilizados, maior o orçamento e a complexidade de gestão, justamente o que os gestores buscam controlar no atual contexto da economia.
Por esse motivo, a automação de marketing e vendas vem sendo adotada por um número crescente de companhias do setor. Ao integrar diversas ferramentas em uma só, gera mais eficiência das ações comerciais e de publicidade sem a necessidade de aumentar a equipe de vendas ou as verbas de propaganda. De acordo com estudos realizados por companhias norte-americanas, empresas que investiram nesse recurso reduziram o custo de geração de leads em até 70%.
Abaixo, elencamos seis aspectos em que a adoção de uma plataforma de automação de marketing por empresas de tecnologia é capaz de proporcionar mais produtividade e resultados concretos:
1) Prospecção qualificada
Através da plataforma de automação de marketing é possível acompanhar em tempo real a interação dos prospects com o site da empresa, landing pages, e-mails, redes sociais e, dessa forma, identificar o momento certo para a abordagem comercial. A ferramenta foi capaz de aumentar em até 450% a geração de leads qualificados em companhias dos EUA.
2) Vendas complexas
A venda no segmento de tecnologia geralmente envolve várias áreas de interesse, o que torna o processo longo e complexo. A ferramenta de automação de marketing e vendas permite identificar as necessidades particulares de cada prospect, nutri-los com informações para esclarecer suas dúvidas específicas em relação aos benefícios e diferenciais do seu produto ou solução, acelerando o ciclo de vendas e a conclusão do negócio. Empresas que adotaram a automação de marketing apresentaram taxas de conversão 53% maiores em comparação as que não adotaram, segundo pesquisa do Aberdeen Group.
3) Vendas recorrentes
Se os produtos e soluções da sua empresa são vendidos como serviço (SaaS), a prioridade é garantir a receita anual mantendo a lealdade dos clientes. A automação de marketing e vendas fornece uma série de recursos nesse sentido, como por exemplo orientar prospects e clientes a explorar todas as funcionalidades do produto através de estratégias de “gotejamento de conteúdo” (drip marketing), “gatilhos” sobre atualizações ou renovação de contratos (trigger e-mails) e uso de conteúdo dinâmico para criar ofertas personalizadas com base no histórico do cliente, entre outras. Estudo da Bain Company mostrou que empresas que fazem uso da automação de marketing aumentaram a retenção de clientes em 5%, representando um aumento de 75% na lucratividade.
4) Abrangência de canais
Seu público usa vários canais digitais para pesquisar e avaliar produtos e serviços de tecnologia, desde sites de busca como o Google até redes sociais como o LinkedIn, e cada um influencia em sua escolha. A automação de marketing permite não só estar presente em todos como também desenvolver mensagens personalizadas de acordo com os interesses do prospect.
5) Otimização de campanhas
As melhores ferramentas de automação de marketing do mercado permitem realizar rapidamente testes A/B em landing pages, e-mails e formulários, cujos resultados são facilmente mensuráveis através de relatórios personalizados sobre funil de vendas, campanhas de e-marketing, landing pages e campanhas de links patrocinados (PPC ou pay per click).
6) Integração com CRM e outros aplicativos
Você sabe melhor do que ninguém como a tecnologia evolui rapidamente e como a sua comercialização tem de se adaptar. É por isso que a plataforma de automação de marketing e vendas precisa ter um ecossistema aberto para facilitar a integração e atualização com outros recursos, como sistemas de CRM (Salesforce, SugarCRM) e ferramentas de webinars (Go To Webinar, Webex) e plataformas web (WordPress, Google Analytics), assim como os softwares e aplicativos da sua própria empresa.
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Sobre o autor: Jornalista, pós-graduado em comunicação com o mercado pela ESPM, Silvio possui vasta experiência em marketing digital, comunicação e empreendedorismo, foi editor da Revista Supergiro, consultor da Magoweb e fundador da Clínica Marketing Digital, trabalha em parceria com a HyTrade no desenvolvimento de mercado e novos negócios.
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