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7 passos para você definir o seu nicho de conteúdo

por Ricardo De Lucia Leite

Por Ricardo De Lucia Leite

A definição do nicho sobre o qual iremos criar conteúdo corresponde à penúltima etapa do processo de criação da nossa estratégia, só faltando depois a declaração da missão de marketing de conteúdo. Em artigos anteriores já falamos sobre a definição dos objetivos, sobre a definição do personagem à nossa audiência e sobre a definição do ciclo de engajamento.

Particularmente, acho que a definição do nicho de conteúdo é uma das etapas mais desafiadoras, pois é aqui que você vai determinar em qual assunto você irá se posicionar como principal fonte de informação para a sua audiência. Joe Pulizzi do Content Marketing Institute costuma fazer esta pergunta em seus workshops: “Em que tópico você pode ser o maior especialista de informação no mundo?”.

Logicamente que esta tarefa não é nem um pouco fácil e dependendo do seu orçamento e tamanho de empresa, podemos dizer que esta realização é quase impossível, mas porque não tentar? Pois, na verdade, dependendo da sua área de atuação, o seu mundo pode se restringir ao seu bairro, cidade ou estado ou então ao seu segmento de atuação. Dependendo do objetivo que você definiu à sua estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, se ele for de retenção e fidelização dos seus clientes, o seu mundo pode se restringir a eles. Pense da seguinte forma: se você pode ser a fonte de informação para os seus clientes, porque deixa-los procurar por informação em outros lugares?

Foque no seu nicho, pois aqui, menos é mais

A dificuldade maior aqui reside justamente em conseguir focar em um nicho onde você consiga se estabelecer como um expert, e logicamente, que esteja alinhado com os seus objetivos. A tendência natural é você querer falar sobre o máximo de coisas possíveis que estejam dentro da sua área de atuação, porém se você tiver recursos limitados, quanto mais abrangente for a sua atuação, mais dificuldades você terá em se posicionar como um líder de mercado.

O modelo mental que precisa ser quebrado é esse: “se eu focar minha mensagem em só um tipo de audiência, eu vou ‘perder’ as centenas ou milhares de potenciais consumidores que eu poderia atingir também, caso eu fosse mais abrangente”. Em parte, isso até pode ser verdade, mas a dica principal, é que, na verdade, os benefícios de focar somente num tipo de audiência se sobrepõem aos pontos negativos.

Agora cuidado com a armadilha, o seu segmento de atuação não é necessariamente correspondente ao seu nicho de conteúdo. Vamos supor que você é dono de uma pequena empresa que desenvolve sistemas de gestão empresarial. A coisa mais natural é você querer falar sobre sistemas de gestão empresarial como um todo. Porém, pense bem, se você for falar sobre isso de forma abrangente, o seu conteúdo estará concorrendo pela atenção das pessoas contra empresas bem maiores, que possuem orçamentos bem maiores e equipes bem maiores, como a TOTVs, SAP, Microsoft, Oracle, entre outras.

Portanto, apesar de estimula-lo a pensar grande com relação aos seus objetivos, o seu nicho de conteúdo precisa ser o menor e mais focado possível.

Voltando ao nosso exemplo, com certeza o sistema de gestão que você desenvolve não é aderente a todos os tipos e tamanhos de empresas. Digamos que, de fato, você desenvolva um sistema de gestão para restaurantes. Pronto, já começamos a focar mais, porém, será que este foco é suficiente? Talvez ele ainda seja muito abrangente. Como focar ainda mais? Bom, digamos que os seus principais clientes são do ramo de fast food e que estejam localizados dentro de shopping centers. Bingo! Aí está um nicho de conteúdo: falar sobre sistemas de gestão, para donos de restaurantes de fast food e que estejam localizados dentro de shopping centers. Ao focar neste nicho, com certeza você terá mais chances de sucesso.

Para ajuda-lo de forma prática na definição do seu nicho de conteúdo, siga os 7 passos abaixo:

1. Procure por tendências dentro do seu segmento

A primeira coisa a fazer é gastar um pouco de tempo na busca online por termos chave. Quem pode lhe ajudar neste processo é o Google Trends. Isso irá ajudá-lo a descobrir o que as pessoas estão procurando online dentro do seu segmento e consequentemente lhe fornecerá perspectivas sobre qual tipo de conteúdo explorar.

2. Verifique quais são os seus melhores clientes

Depois de ter realizado o passo 1, a seguir tome nota de quem são seus melhores clientes. Você percebe alguma semelhança entre eles? Você pode servir a este público com conteúdo suficientemente bom para que eles precisem recorrer a você quando precisarem de informação?

3. Descubra quais são os pontos de sofrimento dos seus consumidores

Nós todos temos aqueles determinados assuntos e processos que são mais críticos e difíceis de gerir e/ou executar. Tente descobrir quais são os pontos críticos dos seus consumidores e leve isso em consideração ao definir o seu nicho de conteúdo e o tipo de conhecimento que você irá fornecer para ajuda-los.

4. Foque novamente, não saia da raia

Relembrando: o seu segmento de atuação não é necessariamente o seu nicho de conteúdo. Observe o mercado, veja quem são os seus maiores concorrentes e que tipos de conteúdos eles estão criando e procure por brechas sobre assuntos específicos que ainda não estão sendo abordados com a mesma profundidade com a qual você poderá abordá-los. Lembre-se que você quer ser um grande peixe em um pequeno lago ao invés de um pequeno peixe em um lago grande.

5. Esteja alinhado com o personagem que você definiu para a sua audiência

Seja consistente dentro do processo de criação da sua estratégia de marketing de conteúdo. Não esqueça que você já definiu o personagem ideal para a sua audiência com base em questionário e já sabe qual é o seu estilo de vida, os seus hobbies, desejos e medos. Leve tudo isso em consideração para definir o seu nicho.

6. Crie conteúdo somente para este personagem

Cada pedaço de conteúdo criado deve ser dirigido a este personagem. Isso inclui os textos, os áudios, os vídeos e, logicamente, as imagens. Tenha sempre em mente, que a pessoa que consome o seu conteúdo deve se sentir como se ele fosse criado só para ela.

7. Quando você dominar o seu primeiro nicho, só então passe para o segundo

Se você perceber depois de dominar o primeiro nicho que há outros assuntos que você pode explorar para aumentar a sua audiência e consequentemente a sua carteira de clientes, então vá em frente. Mas lembre-se que o processo deve começar do zero novamente, inclusive o de determinar um novo personagem para esta nova audiência. Isso deve ser feito somente se esta outra audiência for realmente diferente da primeira, pois se ela for similar, talvez seja melhor continuar com o foco somente em um nicho.

Concluindo

Um nicho de mercado fornece à organização a oportunidade de cumprir exclusivamente as necessidades dos seus membros com base em seus interesses, comportamento passado e papel no processo de compra. Ele permite aos profissionais de marketing adaptar os seus conteúdos e comunicações para ter maior efeito sobre o seu público e leva-los a comprar mais. Tenha foco e seja útil que, no final, o sucesso virá!

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