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Como aumentar os resultados do marketing de conteúdo com SEO e redes sociais

por dionei

Por Silvio Tanabe e Fernando B. T. Leite

Marketing de conteúdo, SEO e redes sociais são estratégias de marketing digital que atuam juntas, mas só funcionam se forem complementares. “Para obter resultados efetivos, o conteúdo deve ser sempre focado nas necessidades reais das pessoas e vem sempre em primeiro lugar. Não pode ser criado apenas para atender às regras do Google, ou para aparecer entre os trend topics”, avalia Michelle Linn, especialista em marketing digital, em artigo publicado no site do Content Marketing Institute.

Na sua opinião, não há problema em otimizar o conteúdo para os sites de busca, mas isto nunca deve ser a prioridade. “Você pode alcançar um bom posicionamento no Google, mas as pessoas rapidamente vão se desinteressar, pois o seu conteúdo não atende ao que elas estão procurando”, explica. “A regra de ouro é: você deve criar conteúdo convincente sobre assuntos nos quais a sua audiência alvo está necessitando.”

Ou seja, o conteúdo deve ser elaborado e produzido de acordo com os interesses e necessidades dos seus potenciais clientes; o SEO torna esse conteúdo mais fácil de ser localizado nas pesquisas do Google. É como ir a uma pescaria em que você usa a isca certa no local em que o cardume está. As chances de fisgar os peixes, digo, os clientes, é muito maior.

Michelle Linn ressalta que uma das grandes vantagens do SEO é trazer resultados duradouros mas, da mesma forma que uma pescaria, é necessário ter paciência, pois os resultados acontecem aos poucos. “Entretanto, quando você começar a ver melhorias no tráfego devido aos seus esforços de otimização, os benefícios podem se estender por muito tempo. Às vezes, há buscas sobre postagens feitas anos após a sua publicação.”

Para acompanhar a evolução e desempenho do SEO aplicado ao marketing de conteúdo é essencial monitorar o tráfego do site proveniente das buscas através de ferramentas como o Google Analytics (GA). É importante também para avaliar as palavras-chave que mais são utilizadas pelo seu público-alvo nas pesquisas. Assim, o GA serve também para conhecer quais os assuntos de maior interesse dos clientes, o que servirá de base para o desenvolvimento de novos conteúdos.

As palavras-chave são importantes, mas não devem ser tratadas como uma obsessão. Mais importante do que estar em primeiro lugar em um ou outro termo é conferir quanto às estratégias de SEO e marketing de conteúdo contribuem para o tráfego do site e o que é preciso fazer para melhorar esse desempenho.

“SEO é apenas uma parte do quebra-cabeças. Além das visitas geradas pelas buscas orgânicas, é necessário também aproveitar as outras fontes de tráfego, principalmente as mídias sociais”, diz Michelle Linn.

Nesse aspecto, o marketing de conteúdo também deve ser direcionado para aumentar o tráfego proveniente de outros canais. A busca é uma maneira de trabalhar conteúdos mais específicos e “frios” como guias e tutoriais, mas quando se trata de assuntos gerais e “quentes” do momento, (como a Copa do Mundo em junho e julho) os melhores canais são as redes sociais, o que requer outras técnicas de abordagem. A profissional do Content Marketing Institute sugere os principais pontos a serem trabalhados para deixar os seus conteúdos bem posicionados no Google e nas mídias sociais.

Título da postagem: devem ser atrativas para os leitores e, ao mesmo tempo, conter as palavras-chave.

Meta-descrição: uma curta descrição para explicar resumidamente o tema, também incluindo as palavras-chave.

Meta-tags: O Google identifica e classifica o tema dos posts pelas meta-tags, por isso a sua importância em utilizar as mesmas palavras-chave do título, meta-descrição e post.

Categoria: embora este componente do conteúdo não seja específico para a SEO, eles classificam cada postagem como uma forma de ajudar a organizar o conteúdo em relação a áreas de assuntos chave.

Redes sociais: ao invés de palavras-chave com maior volume de buscas, o foco são os termos mais utilizados pelas pessoas em suas postagens, por isso é necessário acompanhar os temas mais populares no Facebook, Twitter, Instagram e outras mídias para aplica-las na utilização de seus conteúdos.

Equilibrar desta forma os seus esforços entre marketing de conteúdo e SEO, com certeza irá render-lhe melhores resultados.

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Sobre os autores:

Sobre o autor: Jornalista com pós-graduação em comunicação com o mercado pela ESPM-SP, Silvio Tanabe é empresário, sócio da Clínica Marketing 8Ps, agência parceira da HyTrade no desenvolvimento de mercado e novos negócios.

Fernando B. T. Leite é Formado em medicina pela USP e pós graduado em administração pela FGV, escritor sênior da HyTrade, é responsável pela elaboração de textos para posts, blogs, ebooks, entre outros. Fluente em 5 idiomas  (português, espanhol, inglês, italiano e francês), Fernando também é nosso tradutor oficial.

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