Por Drake Baer
Você acha que envia os seus e-mails para um buraco negro? Vamos ao que interessa:
Você precisa começar pela conclusão.
“A falta de objetividade é o contrário de utilidade”, escreve Geoffrey James em Inc (veja aqui). “Quanto, mais claro for o objetivo, mais convincente será o seu e-mail”.
É por isso que James diz que você precisa se perguntar o que, exatamente, você quer antes de encostar as suas mãos no teclado. Você está escrevendo um e-mail para pedir que o receptor tome uma decisão – portanto, qual será a sua chamada? Aonde está o investimento? E qual é a conclusão?
James tem uma ideia: “A sua conclusão é uma declaração da decisão que você quer que o receptor tome, com base no conteúdo do seu e-mail”.
Quando você descobrir qual é a sua conclusão, diz James, você pode começar a escrever – embora este possa não ser o melhor conselho para todos (por exemplo, se você for tão neurótico quanto este escritor). Mas, não tenha medo: como nos lembra a Pixar (veja aqui), uma vez que você tenha as suas ideias na cabeça, você pode começar a escrevê-las.
Portanto, vamos acrescentar este conselho a um processo, que irá, então, induzir um pouco menos de ansiedade:
- Comece a escrever o que você pensa que está tentando dizer;
- Descubra que as primeiras poucas linhas são uma grande besteira;
- Fique feliz de estar determinado a escrever bem alguma coisa;
- Mantenha as suas mãos no teclado e procure a conclusão, quando ela aparecer;
- ENTÃO, coloque essa conclusão no começo da mensagem.
Esboçar o seu texto desta maneira, é melhor para o seu inconsciente do que obrigar-se a fazer algo genial. Deste modo, você pode desenvolver a suas ideias à medida que você vai digitando as palavras – sem ter que submeter o seu leitor aos seus meandros mentais, como nos diz também Joan Didion (veja aqui).
Escreva os seus pensamentos, ache a pérola dentro deles que levará a uma ação, e comece por ela. O seu leitor irá lhe agradecer. E, talvez, até lhe envie uma resposta.
Mas, esta é apenas uma parte do que é necessário para escrever grandes e-mails e James nos dá muitas outras dicas.
Você tem conselhos a dar a quem quiser escrever e-mails eficazes e conseguir as respostas desejadas? Escreva-os nos seus comentários.
Fonte: Fast Company
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite