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Interferência positiva: Até onde uma marca pode ajudar a mudar a história de uma cidade?

por dionei

Por Daniel Fonseca

Você já ouviu falar em Interferência Positiva?

Kuala Lumpur é única cidade do mundo com uma floresta milenar dentro dos seus limites. Uma cidade em permanente construção, onde o moderno e o mais tradicional convivem na perfeição. Mas há mais a saber sobre a cidade: em breve será inaugurado um novo  e  ultramoderno sistema de metrô. Seus trens serão presente da BMW para a cidade.

A BMW foi uma das primeiras marcas a praticar o conceito moderno de Branded Content, com sua série The Hire. Agora, ao que parece, está realizando mais um feito memorável no universo do branding com sua Interferência Positiva na cidade de Kuala Lumpur.

Sim, a marca presenteou a cidade – um dos principais mercados para seus automóveis, com uma interferência positiva na vida metropolitana. Uma ação de marketing de relacionamento com repercussão a longuíssimo prazo. Esta é uma forma de criar ativos de marca que geram conteúdo, mídia espontânea e um ativo intangível de valor incalculável.

Klang Valley, faz parte da área metropolitana ao redor da capital da Malásia, e será atendida por este sistema de metrô de três linhas e 58 trens projetados por Designworks EUA, uma subsidiária da BMW. Como contrapartida a marca poderá usá-los como instrumento de relacionamento com 1 milhão de usuários diários da linha e, mais que isto, testar sua nova estratégia de branding: a Interferência Positiva na Paisagem.

Esta não é a primeira incursão da BMW em projeto de transporte urbano – a empresa também trabalhou em um redesenho para trens BART de São Francisco. Na Malásia, o exterior do trem apresentará um padrão de luzes inspiradas na arquitetura facetada de Kuala Lumpur, enquanto no interior, painéis interiores decorativos imitarão a simetria do design tradicional Kuala Lumpur. Os vagões do metrô também possuirão um sistema de iluminação LED azul , inclusive sob os assentos – que os designers da BMW afirmam dar maior sensação de espaço e segurança. As portas terão um sistema de guia de luz e sinal sonoro de alerta para ajudar os passageiros com deficiência. Os vagões serão feitos quase totalmente de material reciclado (95%) e a energia cinética gerada será integralmente aproveitada.

Interferencia positiva I

 

Interferencia positiva II

 

Interferencia positiva III

Tão impressionante quanto a tecnologia adotada são os comentários a respeito da relação entre um sistema de transporte público eficiente e a valorização de um automóvel BMW:

” Este metro simboliza a auto-confiança, liderança tecnológica, o progresso e a segurança”, Laurenz Schaffer , presidente da BMW Group DesignworksUSA . “Esta é uma região da cidade onde o uso transporte público diminuiu de 47% para menos de 20% desde 1970 – em parte, porque a crescente riqueza permitiu que mais pessoas a comprar carros. Entendemos que um pouco de amor neste projeto poderá tornar o metrô atraente para a população, fazendo com que mais gente deixe seus carros em casa e usem o transporte público. Com menos carros nas ruas, a experiência de dirigir um BMW torna-se mais valiosa.”

Acredito que casos como este podem ajudar a transformar a vida das pessoas e resignificar o valor do profissional de marketing. Uma vez que as ações de branding sejam mais significativas e deixem um resultado perene que faça diferença para toda a sociedade.

Sobre o Autor: Além de um grande amigo, Daniel Fonseca é profissional de marketing com mais de 20 anos de experiência, pós‐graduado pela HBS, ESPM, ITA e FGV. Trabalhou na TV Globo por mais de 10 anos desenvolvendo projetos comerciais multiplataforma para TV, Internet e Cinema. Atualmente é consultor de marketing, sócio-fundador e diretor executivo da Acontece Comunicação, e co-apresentador do HypeCast, podcast produzido em conjunto conosco.

 

 

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