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Três lições do supermercado sobre a disseminação boca a boca

por dionei

Como um supermercado, é difícil aparecer quando os seus concorrentes estão por todos os cantos. Mas, com um pouco de criatividade, essas empresas estão usando a disseminação boca a boca para tornar os seus produtos notáveis.

A seguir, estão três exemplos:

  1. Agrade os seus clientes
  2. Saia da sua toca
  3. Encontre os bons faladores

1. Agrade os seus clientes

Os supermercados estão deixando os seus empregados distribuírem agrados todos os dias. Isto pode ser alguma coisa simples, como distribuir gratuitamente uma empada vegetariana da padaria, ou juntar um pequeno buquê de flores às mercadorias de alguma cliente. Estes pequenos gestos desencadeiam uma disseminação boca a boca sobre a mencionada ação e os bons serviços prestados aos clientes. Surpresa e prazer podem ser bastante simples de provocar. Você já pensou em dar aos seus empregados uma oportunidade para fazer isto? Que tal pedir a eles algumas sugestões?

2. Saia da sua toca

Na dúvida, faça a sua disseminação boca a boca na rua. Quando um supermercado americano descobriu que 80 milhões de pessoas nunca haviam experimentado homus, eles deram uma volta pelo país (Estados Unidos) em um caminhão homus e distribuíram amostras para todas as pessoas que eles encontraram. Esta ação não somente tornou a rede de supermercados mais conhecida, como encorajou mais de 70% das pessoas que fizeram a degustação a comprarem uma embalagem de homus nos 60 dias seguintes.

NT: no Brasil, o homus é bem conhecido por causa da colônia árabe e do Habib’s, mas outros produtos podem não ser.

3. Encontre bons faladores

Quando você faz uma gentileza para um pequeno grupo, eles provavelmente falarão sobre você a outras pessoas. Como um supermercado pode fazer algo especial para um grupo específico?  Uma empresa americana tem nutricionistas nas lojas para ajudar os clientes a respeito de restrições dietéticas ou outras medidas sobre o que comprar para ter uma nutrição mais saudável. Isto é algo sobre o que as pessoas que têm necessidades especiais falariam aos seus amigos.

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Livro Marketing Boca a Boca 2Marketing Boca a Boca – Como As Empresas Inteligentes Levam As Pessoas a Falar Delas
✎ Sernovitz, Andy
✎ Cultrix, 2012
✎ 248 páginas
✎ Preço: R$ 43,00



 

 

Fonte: WordofMouth.org

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

® Copyright: Todos os artigos da WordofMouth.org são traduzidos com autorização.

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