Por Patrick Cappy
Os seus clientes (e os seus potenciais clientes) são consistentemente bombardeados por e-mails. A chave para fazer esses clientes abrirem, clicarem e engajarem com os seus e-mails é fazer isto valer a pena, começando pela otimização do título dos seus e-mails.
De acordo com um estudo da Radicati:
- Em 2015, o número de e-mails enviados e recebidos por dia foi mais de 205 bilhões.
- A quantidade de e-mails de clientes continua a crescer, devido principalmente ao uso para notificações (por exemplo, sobre vendas online), ao invés de simplesmente como uma ferramenta de comunicação interpessoal.
- Em 2015, o número de e-mails de empresas enviados e recebidos por usuário por dia totalizou 122 e-mails. Esta é a soma de 34 enviados e 88 recebidos. Dos 88 recebidos, 12 deles (quase 14%) geralmente são spam.
Isto é muito ruído e atulha a caixa de entrada do seu cliente. É por isso que é criticamente importante que a sua mensagem se destaque do resto – e não pareça ser spam.
Os títulos destes e-mails estão vendendo praticamente a mesma coisa, basicamente da mesma maneira. Isto é chato.
Por que os títulos dos e-mails são tão importantes?
Porque uma alta taxa de abertura geralmente leva a mais engajamento, o que, por sua vez, leva a novos negócios, ou à retenção do cliente.
Entretanto, os destinatários precisam estar dispostos a abrir os seus e-mails, antes de agir – é aqui que entra a importância do título. Você quer ser capaz de transmitir a sua mensagem sem revelar tudo, mas você também quer ser capaz de convencer os seus destinatários a gastar tempo no seu e-mail e conectar com as ofertas do seu produto/serviço.
Três dicas para o sucesso:
1. Mantenha o seu título curto – a não ser que um mais longo teste melhor.
Em 2015, a Return Path analisou 9.313.885 e-mails, para descobrir quais comprimentos de títulos são mais eficazes.
No blog post da MarketingSherpa sobre isto, eles citaram Tom Sather, Diretor Sênior de Pesquisa da Research Path: “… a taxa média de leitura é definida como a porcentagem de destinatários de e-mail que marcaram o seu e-mail como ‘Lido’ no seu cliente de e-mails [isto é, leitor de e-mails] – tipicamente tida como mais precisa que a taxa de abertura, uma vez que a taxa de leitura não depende do download de imagens”. Os dados mostram que:
- O comprimento mais frequente de caracteres é entre 41 e 50. Uma razão pela qual esta é considerada uma melhor prática é que muitos leitores de e-mails e navegadores cortam os títulos mais longos que estas medidas, e os dispositivos móveis são ainda mais limitadores.
- Mas, note que os títulos de 61 a 70 caracteres tiveram uma taxa média de leitura de 17%, a maior de todas.
Você conhece os seus destinatários de e-mails suficientemente bem para saber como eles leem os seus e-mails? Se você conhecer, e se eles lerem os e-mails principalmente em dispositivos móveis, dobre os títulos mais curtos.
Portanto, a mensagem para levar para casa é: mais curto é geralmente melhor, mas, se você tiver um título mais longo do qual você gostar, teste-o. Coloque as palavras-chave na frente, para ter a certeza que elas sejam vistas.
Cada e-mail enviado é único, e a sua quilometragem pode variar.
Uma maneira adicional de aprender como escrever títulos atrativos é dar uma olhada no que NÃO fazer.
2. Mantenha os seus títulos no assunto e não deixe que eles sejam enganadores.
Lembre-se que os seus títulos geram expectativas sobre o conteúdo do seu e-mail. Ninguém gosta de uma isca e da troca do que foi anunciado por coisa inferior ou mais cara. Você precisa assegurar que o seu título transmita sucintamente a sua mensagem, sem enganar o destinatário. Se um destinatário pensar que o seu título é enganoso, ele pode se sentir logrado. Isto pode fazer o seu e-mail ser marcado como spam por um leitor com raiva (que pode ser um antigo cliente, ou alguém que apenas teve um mau dia). Às vezes, as pessoas cometem este erro, quando estão revolvendo as ideias sobre um tópico de uma notícia atual, ou estão tentando ser engraçadas. Não sacrifique a clareza em benefício de esperteza.
E não use Re: ou Enc: para fazer parecer que o e-mail é parte de uma corrente com a qual o destinatário esteve previamente envolvido.
3. A personalização pode ser chave.
No primeiro trimestre de 2015, a Experian realizou uma análise customizada para a MarketingSherpa, baseada no padrão trimestral de análise da Experian Marketing Services para marcas de clientes dos Estados Unidos e do Canadá (que depende dos clientes que optaram por participar deste estudo). Os resultados estão abaixo:
- Em todos os ramos de atividades, incluir um nome no título fez as taxas saltarem em quase 30%.
- Os produtos e serviços de consumo deram o maior salto (quase 42%).
- Os produtos e serviços de empresas tiveram um ganho de 13,3%, que é muito menor que o dos produtos de consumo, mas ainda é um resultado altamente desejado para as empresas B2B.
O estudo aponta ganhos ainda maiores das taxas de transações e de receitas por e-mail.
Geografia: Se fizer sentido, a localização é um aspecto da personalização que funciona realmente bem.
No e-mail acima, a destinatária perceberá instantaneamente que o evento está sendo realizado na cidade dela, o que o torna potencialmente mais interessante… e faz valer a pena abrir o e-mail.
Testando os títulos dos e-mails
Usar estas dicas pode ajudar os seus e-mails a serem abertos, aumentar o engajamento e levar a sua mensagem à sua audiência alvo. Mas, a sua empresa é única, como também são os seus compradores. Usar a sua intuição pode ter sido correto em todo o ano passado, mas, as coisas mudam e você deve ficar na vanguarda das mudanças.
A sua lista de verificação para os títulos de e-mails:
- Conheça a sua audiência, e, em primeiro lugar, otimize o seu título para a caixa de entrada dos dispositivos móveis, se isto for o que eles usam
- Títulos claros são o nome do jogo
- Seja relevante
- Personalize se você puder
- Localize se você puder
- Considere usar um número como “55 maneiras de fazer o seu e-mail ser aberto”. As listas ainda funcionam
- Teste, teste novamente e otimize. Teste sempre e confie nos resultados
- Verifique o que fazem os seus concorrentes. Não copie, mas esteja ciente e teste as suas próprias versões
- Se possível, torne-o acionável. Tipicamente, as pessoas apagam mais e-mails do que elas abrem, logo, quanto mais razões você der a elas para abrirem os seus e-mails, melhores deverão ser as suas taxas de abertura
Prepare-se para o sucesso, criando, testando e ajustando o conteúdo dos títulos, baseado nas reações da sua audiência e nas chamadas para ação que realmente transmitirem o seu ponto.
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Sobre o autor: Patrick Cappy é um Analista Líder de Serviços de Entrega da Act-On Software.
Fonte: Act-On Software
Tradução: Fernando B. T. Leite
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